Os hispanofalantes: El Salvador | Cultura Espanhola
Back

Os hispanofalantes: El Salvador

Quando pensamos na América Central, um dos primeiros nomes que surge na cabeça é a badalada Costa Rica ou talvez o Panamá por conta do seu famoso canal. Para além deles, não é comum ouvirmos muito mais sobre a região a não ser, infelizmente, quando ela é retratada nos jornais por suas questões internas de segurança, deixando sua rica cultura em segundo plano.

No entanto, hoje o blog da Cultura Espanhola está aqui para corrigir isso e apresentar a você o fascinante e praticamente desconhecido El Salvador. Assim, venha conosco e conheça este país que ainda enfrenta muitos desafios, mas também possui preciosidades culturais que serão capazes de lhe surpreender!

 

Conteúdo relacionado: Os hispanofalantes: Cuba

 

Informações gerais

Os hispanofalantes: El Salvador

Esaú Fuentes González via Unsplash

 

Nome oficial: República de El Salvador

Capital: San Salvador

Área: 21.041 km²

Tipo de governo: república presidencialista

População: 6.602.370 habitantes (estimativa 2023)

Maiores cidades: 1) San Salvador; 2) Santa Ana; 3) San Miguel; 4) Soyapango; 5) Santa Tecla

PIB total: $57,371 bilhões (estimativa 2021)

PIB per capita: $9.100 (estimativa 2021)

Principais produtos agrícolas: cana-de-açúcar, milho, leite, sorgo, feijão, coco, etc.

Principais indústrias: alimentos processados, bebidas, produtos químicos, têxteis, móveis, etc.

Moeda: colón salvadorenho, dólar dos Estados Unidos e bitcoin

Documentos de entrada para brasileiros: os turistas brasileiros que pretendam ficar em El Salvador por um prazo máximo de 90 dias não precisam de visto. Contudo, é necessário apresentar os seguintes documentos/ comprovantes:

  • Passaporte com validade de no mínimo 6 meses
  • Passagem de ida e volta
  • Comprovante de hospedagem (ex. voucher de hotel)
  • Comprovante de que dispõe dos fundos financeiros suficientes durante toda a estadia
  • Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela
  • Cartão turístico: ainda dentro do aeroporto, é possível que os turistas tenham que preencher um formulário chamado Cartão Turístico cuja taxa atual é de US$12
  • Não é obrigatório, porém se recomenda viajar com seguro-viagem

 

Veja também: Conheça o icônico Carnaval de Barranquilla

 

Breve história do país

O território que hoje corresponde a El Salvador foi habitado no período pré-colonial principalmente por duas etnias indígenas: os pupiles e os maias. De fato, este último grupo é conhecido por sua presença significativa em diferentes partes da América Latina, além, é claro, por ter sido uma civilização altamente avançada em áreas como matemática, astronomia e arquitetura. Em El Salvador, o sítio arqueológico de Tazumal figura-se como o maior expoente dos assentamentos maias no país.

Os hispanofalantes: El Salvador

Christian Burri via Unsplash

 

Com a chegada dos colonizadores espanhóis, principalmente após Pedro de Alvarado no século XVI, El Salvador e sua população local ficou sob o jugo do Império Espanhol, sendo incorporado ao Vice-Reino da Nova Espanha. Em 1821, o país declarou sua independência dos espanhóis e em 1823 juntou-se com outras ex-colônias para formar a República Federal da América Central. Entretanto, este Estado teve vida curta e em 1839 El Salvador declarou-se novamente independente, se tornando a partir de então uma nação soberana.

Durante o século XX, El Salvador passou por sérias instabilidades políticas, econômicas e sociais, as quais culminaram na Guerra Civil de El Salvador, confronto armado que durou de 1980 a 1992. Tal embate gerou milhares de vítimas ao longo dos anos assim como efeitos que são sentidos até os dias atuais.

Com o fim da guerra, El Salvador foi aos poucos retornando para o caminho da democracia, mas ainda tem que lidar com questões difíceis como pobreza, desigualdade social e o crime organizado. O atual presidente de El Salvador é Nayib Bukele que no início de fevereiro ganhou a reeleição e permanecerá no cargo por mais 5 anos.

 

Curiosidade 1: origem do nome

O nome do país não gera muitas dúvidas a respeito da importância que a religião teve para sua escolha e, a bem da verdade, que ainda tem na vida dos salvadorenhos. Porém, você sabe a qual figura católica esse nome se refere e quais são as festividades por trás dela?

O nome El Salvador é uma alusão ao “Divino Salvador do Mundo”, uma representação de Jesus Cristo cuja estátua pode ser observada na Plaza Salvador del Mundo na capital San Salvador. Nela, Cristo está posicionado na parte superior de um globo como se estivesse protegendo-o enquanto a Terra está apoiada em um pedestal de 20 metros com longas cruzes entalhadas em cada um dos seus quatro lados.

Os hispanofalantes: El Salvador

Ricardo Ardon via Unsplash

 

Esta manifestação de Jesus Cristo é considerada o padroeiro de El Salvador, sendo que sua “Fiesta del Divino Salvador del Mundo” (também chamada de Fiestas Patronales de San Salvador ou Fiestas Agostinas) é comemorada anualmente em 6 de agosto. Neste dia, as ruas da capital se enchem de fiéis que acompanham com devoção a procissão do Divino Salvador do Mundo desde a Basílica do Sagrado Coração de Jesus até a Catedral Metropolitana terminando o ato com um espetáculo de fogos de artifício.

Para além do fundo religioso, outros eventos também são realizados em dias anteriores e que enfatizam principalmente a cultura popular salvadorenha como um grande desfile que toma as ruas da cidade com coloridas fantasias, flores e seres mitológicos locais. Além disso, a feira de Sivarland com seu parque temático e barraquinhas variadas garante mais uma opção de entretenimento aos turistas.

 

Sugestão: Costa a Costa: conheça os litorais mais populares da Espanha

 

Curiosidade 2: ruínas encantadoras

A América Latina é lar de sítios arqueológicos impressionantes como Chichén Itzá e Palenque no México ou Machu Picchu e Ollantaytambo no Peru. Contudo, para além destes locais mais conhecidos o continente esconde verdadeiros tesouros de épocas ancestrais em países que pouco ouvimos falar como é o caso de El Salvador.

Como dito anteriormente, é em El Salvador que se encontra Tazumal, o sítio arqueológico maia mais bem preservado do país localizado na cidade de Chalchuapa, a qual também abriga outras ruínas pré-colombianas como Las Victorias, El Trapiche e Casa Blanca. Especificamente tratando de Tazumal, especialistas acreditam que o assentamento foi habitado entre os anos 100 e 1.200 e não somente possuía uma infraestrutura evoluída para a época, mas também gozava de prosperidade econômica dado os indícios de trocas comerciais com outros povoados em territórios dos atuais México e Panamá.

Os hispanofalantes: El Salvador

Daniel Robey via Wikimedia Commons

 

Para além da área de Chalchuapa, outro passeio obrigatório para os amantes de arqueologia são as ruínas maias de Joya de Cerén em San Juan Opico conhecidas popularmente como a “Pompéia das Américas”. Com registro de presença humana desde 900 a.C., o local sofreu com inúmeras erupções vulcânicas e uma delas especificamente no ano 600 foi tão devastadora que cobriu o vilarejo com quase 15 camadas de cinzas vulcânicas!

Acredita-se que os moradores tenham tido tempo de fugir já que até o momento não foi encontrado nenhum corpo. Por outro lado, as construções estão tão bem preservadas que a UNESCO declarou o sítio arqueológico de Joya de Cerén como Patrimônio Mundial em 1993.

 

Personalidade ilustre: Salarrué

Luis Salvador Efraín Salazar Arrué, conhecido apenas pelo pseudônimo Salarrué foi um escritor e artista plástico salvadorenho nascido em Sonzacate no dia 22 de outubro de 1899. Desde muito cedo, o pequeno Salvador demonstrou interesse pelo mundo das artes. Estudou pintura nos Estados Unidos, mas logo depois retornou a seu país natal para se dedicar a diferentes formas de artes.

Os hispanofalantes: El Salvador

AlexoOscar2002 via Wikimedia Commons

É especialmente reverenciado na literatura, sendo reconhecido não somente como o maior expoente de El Salvador, mas também como um dos predecessores do “Boom latino-americano”, movimento literário de 1960 a 1970 que trazia nomes de peso como Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa e Carlos Fuentes. Suas obras são célebres por carregar um forte aspecto simbólico, se valendo principalmente de elementos fantásticos. Dentre seus trabalhos, destacam-se “Cuentos de barro” e “Cuentos de cipotes”.

Salarrué faleceu em Los Planes de Renderos em 27 de novembro de 1975 aos 76 anos.

 

——————

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e de ter conhecido mais sobre esse fascinante país que é El Salvador. Até próxima semana!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos