Conheça o icônico Carnaval de Barranquilla | Cultura Espanhola
Back

Conheça o icônico Carnaval de Barranquilla

Existe uma frase bem famosa que provavelmente todo brasileiro já ouviu em algum momento: “No Brasil, o ano só começa depois do carnaval!”. Seja isso uma crítica ou um elogio, com certeza não estamos sozinhos nessa.

De fato, muitos países ao redor do mundo, inclusive na América Latina, também adoram cair na folia e comemorar o período anterior à Quaresma com muita pompa e glória! Ano passado, nós comentamos um pouco sobre o peculiar Carnaval de Oruro na Bolívia e como esta festa tão bela mistura com maestria elementos da cultura ameríndia e da cristã espanhola.

Para este ano, vamos novamente dar uma volta em nossos vizinhos e conhecer a cidade natal da musa pop Shakira, onde se celebra o igualmente belo e icônico Carnaval de Barranquilla, patrimônio cultural não somente da Colômbia, mas também do mundo.

 

Conteúdo relacionado: Carnaval de Oruro

 

Origem multicultural

É sabido que as raízes mais antigas do carnaval vem da tradição europeia, sendo até hoje um evento muito comemorado no velho continente. Assim, quando os colonizadores chegaram às Américas, trouxeram consigo essa tradição para as novas cidades que se formavam como é o caso de Barranquilla. Nesta mesma época, houve um intercâmbio cultural intenso entre outros grupos em especial os indígenas que habitavam a região e os africanos que foram trazidos como escravos.

Conheça o icônico Carnaval de Barranquilla

Michele Mariani via Wikimedia Commons

Graças a essa mistura, o carnaval de Barranquilla cresceu e se transformou em um espetáculo multicultural repleto de expressões folclóricas únicas seja na música, dança ou vestimenta, fazendo com que ele se tornasse famoso ao redor do mundo. De fato, desde 2003 o Carnaval de Barranquilla era reconhecido como obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO, alçando-se ao posto de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em 2008.

 

Desfiles nas ruas

Por seguir o calendário tradicional, a festa em Barranquilla varia entre os meses de fevereiro e março. Por exemplo, em 2024 ela será comemorada entre os dias 10 e 13 de fevereiro (alguns eventos já ocorrerão a partir do dia 8!).

Apesar disto, os carnavalescos não se prendem tão rigidamente a uma data e, do mesmo modo que nós experimentamos no Brasil, os adeptos à festa partem para a folia bem mais cedo por conta das festividades de pré-carnaval, sendo que algumas já se iniciam em janeiro!

Conheça o icônico Carnaval de Barranquilla

Norma Gòmez via Wikimedia Commons

Durante os dias oficiais da festividade, as ruas de Barranquilla são tomadas por uma série de desfiles que homenageiam as diversas vertentes culturais que ao longo da história contribuíram para a sua consolidação. Entre as apresentações, destacam-se bailes como a cumbia colombiana, o congo africano, o paloteo espanhol e a dança de los micos y micas.

Para além da diversão, os participantes buscam pela excelência de sua performance também por causa do desejo de ganhar o Congo de Ouro, prêmio máximo outorgado pela empresa organizadora do Carnaval de Barranquilla e que condecora várias categorias como melhor grupo folclórico, melhor instrumentista, melhor intérprete e até prêmio revelação.

 

Não à guerra, sim às flores!

Esta é outra tradição muito representativa do Carnaval de Barranquilla e que foi criada principalmente para servir como um tributo à paz: a Batalha das Flores.

Na virada do século XIX para o XX, a Colômbia enfrentou um conflito interno de grandes proporções conhecido como a Guerra dos Mil Dias que durou de 1899 a 1902 e teve como consequência mais significativa a independência do Panamá em 1903. Por conta do embate, naturalmente as festividades do carnaval tiveram que ser suspensas, voltando somente com o final da guerra.

Conheça o icônico Carnaval de Barranquilla

Colombiano1523 via Wikimedia Commons

Como uma forma de promover a paz depois de tanto sofrimento, o general Heriberto Vengoechea propôs que ao retornar para o calendário da cidade o Carnaval de Barranquilla incluísse em suas festividades um evento que chamou de “Batalha das Flores” (Batalla de Flores). Fazendo uma alusão ao conflito recém-terminado, a ideia do general era incentivar que ao invés de armas, as pessoas competissem entre si através das flores.

Desde então, a Batalha das Flores se tornou um dos maiores sucessos da festa. Sendo realizado sempre aos sábados e percorrendo aproximadamente 4km, o desfile conta com mais de 11 mil participantes e 71 grupos folclóricos distribuídos em oito blocos temáticos que espalharão flores e alegrias a todos ali presentes.

 

Sugestão: Chapéu panamá

 

La Marimonda

No carnaval brasileiro, especialmente aquele realizado em Olinda, é muito comum vermos bonecos representando figuras famosas da cultura popular ou do mundo político (estes últimos principalmente para propósitos satíricos). Em Barranquilla, há uma tradição mais ou menos parecida que é exprimida pelo personagem Marimonda.

Na realidade, trata-se de uma fantasia antropomórfica elaborada pela primeira vez nos anos 1800 pela classe trabalhadora e os escravos como uma forma de chacota aos funcionários públicos de alto escalão e elite da cidade. A principal crítica era que tal grupo, embora por fora se vestisse de forma elegante, no fundo não se importava com ninguém além deles mesmos e, portanto, não estavam realmente a serviço do povo.

Conheça o icônico Carnaval de Barranquilla

CAMILOFORE2 via Wikimedia Commons

La Marimonda se desenvolveu desde então e ainda hoje está entre os personagens mais aclamados do carnaval. Sua característica mais marcante é a máscara com grandes olhos, boca e nariz pontudo, acompanhados com orelhas de elefante e roupas espalhafatosas.

 

Veja também: Os hispanofalantes: Colômbia

 

Joselito Carnaval

Até mesmo para fechar as comemorações, Barranquilla conta com uma tradição muito particular: o enterro do Joselito Carnaval.

Depois dos vários dias de festa e antes de se iniciar a Quaresma com a Quarta-Feira de Cinzas, é realizado na terça um cortejo fúnebre do personagem Joselito. Este homem seria uma figura fictícia que teria aproveitado a farra durante todos os dias de carnaval, mas na terça-feira foi encontrado inconsciente na rua e dado como morto. Aos prantos, o enterro do homem foi organizado, mas pouco antes de ser sepultado Joselito despertou da ressaca e disse que não estava morto, apenas festejando.

Para manter este costume inusitado, os participantes continuam realizando a cerimônia do enterro de Joselito que, na prática, simbolizaria o fim do Carnaval. Para essa ocasião, as pessoas se vestem de preto e “velam” por Joselito ao mesmo tempo que se despedem da festa e se preparam para a Quaresma.

 

Se ficou curioso para saber mais sobre esta festa tão especial, abaixo separamos um vídeo que mostra um pouquinho das comemorações:

 

 

——————

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e se encantado pelo Carnaval de Barranquilla. O que mais te interessou na festa? Ficou com vontade de conhecer também? Depois conte para nós!

 

¡Abrazos y feliz carnaval!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos