Os hispanofalantes: Colômbia | Cultura Espanhola
Back

Os hispanofalantes: Colômbia

Continuando a nossa viagem pela América do Sul, hoje vamos falar sobre um país que brinda o mundo com a beleza de suas paisagens, a excelência de seu café, o talento de sua literatura e que já conquistou o coração dos brasileiros como um dos mais cobiçados destinos de viagem na América Latina.

Hoje vamos falar sobre a Colômbia, nosso protagonista deste mês sobre a série dos hispanofalantes!

 

Sugestão: Os hispanofalantes: Chile

 

Informações gerais

Os hispanofalantes: Colômbia

Jorge Gardner via Unsplash

 

Nome oficial: República da Colômbia

Capital: Bogotá

Área: 1.138.910 km²

Tipo de governo: república presidencialista unitária

População: 49.336.454 habitantes (estimativa 2023)

Maiores cidades: 1) Bogotá; 2) Medellín; 3) Cali; 4) Barranquilla; 5) Bucaramanga

PIB total: $ 754,645 bilhões (2021)

PIB per capita: $ 14.600 (2021)

Principais produtos agrícolas: cana-de-açúcar, leite, fruta de dendê, batatas, arroz, bananas, etc.

Principais indústrias: têxtil, comidas processadas, petróleo, roupas e calçados, bebidas, etc.

Moeda: peso colombiano

Documentos de entrada para brasileiros: brasileiros que queiram visitar a Colômbia como turistas não precisam de um visto desde que a estadia esteja dentro do prazo máximo de 90 dias. Assim, para entrar no país é necessário um passaporte válido ou uma cédula de identidade (RG) que esteja em bom estado e com uma validade menor do que 10 anos. Contudo, ainda é recomendável que os turistas optem pelo passaporte.

Além disso, para entrar na Colômbia é exigido que os turistas apresentem a Carteira Internacional de Vacina e estejam devidamente vacinados contra a febre amarela há pelo menos 10 dias antes do embarque.

 

Breve história do país

Antes da colonização, o território colombiano foi lar de diferentes nações indígenas como os calima, muisca, tolima e tumaco. Com a chegada dos espanhóis no século XVI, os colonizadores tomaram uma extensa faixa de terra que incluíam as atuais Colômbia e Venezuela, bem como Panamá e uma parte do Equador e denominaram-na Vice-Reino de Nova Granada.

O processo de independência só veio a se concretizar no século XIX tendo como figura central o líder político-militar Simón Bolívar. Neste período, foi criada a Grã-Colômbia que ainda agrupava toda a área do Vice-Reino de Nova Granada e durou de 1821 até 1831. A separação de Venezuela e Equador reduziu consideravelmente o território colombiano, o qual ainda manteve o Panamá até que ele também se tornou independente em 1903.

Os hispanofalantes: Colômbia

Datingjungle via Unsplash

Já a segunda metade do século XX provou ser uma época muito turbulenta para a história da Colômbia que precisou lidar tanto com uma guerra civil entre o governo central e as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) quanto com os conflitos derivados do narcotráfico.

Ainda hoje o país enfrenta desafios decorrentes de ambas as situações. Contudo, ele tem conseguido melhorar seus índices de segurança de acordo com observadores internacionais os quais também avaliaram suas instituições democráticas como estáveis e suas eleições atuais como pacíficas e transparentes.

 

Veja também: Os hispanofalantes: Bolívia

 

Curiosidade 1: o Caribe colombiano

Quando se pergunta aos viajantes brasileiros qual parte da Colômbia eles mais querem conhecer muito provavelmente a maioria deles escolherá a região do Caribe colombiano com suas belas praias em Cartagena das Índias e San Andrés. Sem sombra de dúvidas é uma excelente escolha já que são algumas das localidades mais lindas de todo país! No entanto, o Caribe colombiano oferece outros atrativos além do seu charmoso litoral.

Os hispanofalantes: Colômbia

Darren Lawrence via Unsplash

Por causa da grande diversidade de flora e fauna, lá é possível encontrar parques naturais e santuários estonteantes como o Santuário Los Colorados, Santuário dos Flamingos, Parque Natural de Tayrona e o Parque Natural Corales del Rosario y San Bernardo. Sendo assim, não deixe de incluir pelo menos um deles quando estiver passeando por aquelas bandas!

 

Conteúdo relacionado: As 10 praias mais deslumbrantes da América Latina

 

Curiosidade 2: terra do café e das esmeraldas

Um dos produtos colombianos mais cobiçados em todo mundo é o seu café, o qual em muitos momentos rivaliza com os grãos brasileiros.

Toda esta procura, entretanto, tem uma boa razão de existir. Isto porque, segundo os estudiosos da bebida, as características do solo e o fato de grande parte da produção ser feita nas encostas da Cordilheira dos Andes traz ao café colombiano características únicas como suavidade agradável ao paladar bem como níveis de doçura e acidez equilibrados.

Os hispanofalantes: Colômbia

Milo Miloezger via Unsplash

E para além do café, você sabia que a Colômbia poderia muito bem ser chamada de “a terra das esmeraldas”? Afinal, o país ocupa orgulhosamente o primeiro lugar no planeta seja com a produção ou exportação desta gema. Historicamente, a esmeralda era reconhecida como uma pedra sagrada em várias culturas, sendo associada ao amor, reencarnação e à fertilidade. Ainda hoje, está entre as pedras mais procuradas no mercado de joias.

 

Personalidade ilustre: Gabriel García Márquez

Muitas personalidades colombianas são conhecidas pelos brasileiros como os cantores Shakira e Maluma e jogadores de futebol como James Rodríguez e Carlos Valderrama. No entanto, no mundo da literatura nenhum colombiano é mais aclamado do que Gabriel García Márquez, principal representante do realismo fantástico na América Latina e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra.

Nascido em 1927 na cidade de Aracataca, García Márquez era um dos 11 filhos de Gabriel Eligio García, um farmacêutico, e Luisa Santiaga Márquez. Logo na sua primeira infância, seus pais se mudaram para Barranquilla enquanto o pequeno Gabo ficou aos cuidados dos seus avós maternos, os quais exerceram grande influência no interesse do menino por histórias já que, entre outras narrativas, os relatos do avô sobre sua experiência na Guerra dos Mil Dias lhe causavam grande fascínio.

Com a morte dele, García Márquez foi morar com seus pais em Barranquilla aos oito anos de idade. Lá, ampliou ainda mais seu interesse por literatura, bebendo da fonte de grandes clássicos como As Mil e Uma Noites e a Metamorfose. Mudou-se para Bogotá para cursar Direito e Ciências Políticas, mas abandonou a faculdade e seguiu para Cartagena, local onde iniciou sua carreira como jornalista. Paralelamente, dedicava-se ao trabalho de escritor.

Os hispanofalantes: Colômbia

Jose Lara via Wikimedia Commons

Suas obras alcançaram boa receptividade ao redor do mundo e se tornaram célebres por retratar tanto temas mais práticos como as mudanças sócio-políticas ocorridas na América Latina quanto a discussão de assuntos mais subjetivos como o amor e a solidão. De fato, sua história mais famosa e reverenciada até os dias atuais é o romance “Cem Anos de Solidão”.

García Márquez faleceu em abril de 2014 aos 87 anos de idade.

 

Abaixo você pode conferir o trailer do filme “O amor nos tempos do cólera”, outra obra de referência de García Márquez e que conta com o ator espanhol Javier Bardem no papel principal:

 

 

A Colômbia está entre os principais destinos de férias na América do Sul para os brasileiros, mas você conhecia todas estas curiosidades fascinantes do país? O que mais lhe chamou a atenção?

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e nos vemos no próximo!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos