Feira de Albacete: a festa dos 10 dias | Cultura Espanhola
Back

Feira de Albacete: a festa dos 10 dias

A comunidade espanhola de Castilla-La Mancha é normalmente lembrada como sendo o cenário onde se passa a ilustre obra de Miguel de Cervantes: Dom Quixote de La Mancha. Contudo, para além dos moinhos de ventos enfrentados pelo nosso intrépido e querido cavaleiro, a região abriga outras belezas fascinantes como a cidade de Albacete, localizada a uns 260 km da capital Madri.

Servindo de lar para diversas civilizações desde os povos ibéricos e romanos até os mouros durante o período de Al-Andalus, Albacete se desenvolveu ao longo do século XX como um importante polo industrial, sendo hoje em dia conhecida como a “cidade da cutelaria”.

Já no âmbito cultural, Albacete se destaca por sua tradicional festa que celebra anualmente todo mês de setembro. De origem antiga, a Feira de Albacete se tornou muito popular tanto entre os albaceteños quanto também para outros espanhóis e inclusive chama a atenção de estrangeiros que viajam até a cidade para aproveitar as atrações e apresentações típicas bem como a deliciosa comida da região.

Ficou curioso? Então siga com a gente e venha conhecer a famosa Feira de Albacete que desde 2008 é reconhecida como “Festa de Interesse Turístico Internacional” e somente em 2022 atraiu mais de 100 mil visitantes!

 

Sugestão: De volta à Idade Média: Fiesta de los Excoxuraos

 

Primeiros registros

Apesar de não haver muitos documentos a respeito, sabe-se que existia uma feira em Albacete que remonta aos tempos da Idade Média. Entre eles, o registro mais antigo até hoje descoberto é uma carta datada de março de 1325 em que comenta a transferência da feira para a localidade de Chinchilla de Montearagón. Foi somente em 1444 que a então vila de Albacete recuperou sua feira, fato esse comprovado pela existência de uma rua que se chamava justamente “calle de la Feria”.

Feira de Albacete: a festa dos 10 dias

Javiwikipedia via Wikimedia Commons

Entretanto, as informações a respeito do evento naquela época são escassas, sendo que sua periodicidade anual só pode ser realmente confirmada a partir de 1542. Neste momento, a feira era basicamente focada para os criadores que iam até o lugar comercializar gado e ovelhas.

 

Adoração à Virgem

Por outro lado, uma das características centrais que compõe a atual festa advém da atuação dos frades franciscanos do convento de Los Llanos, província pertencente à área metropolitana de Albacete, e que em 1683 solicitaram ao rei Carlos II a mudança da festa para seu entorno bem como que ela fosse celebrada entre os dias 7 e 9 de setembro e não mais em novembro, visto que a nova data seria uma forma de homenagear a sua padroeira, Nossa Senhora de los Llanos, além de combinar o evento com a romaria já existente no convento nesta época do ano.

Feira de Albacete: a festa dos 10 dias

jacinta lluch valero via Wikimedia Commons

A estratégia funcionou e a feira se instalou em Los Llanos. Por sua vez, a prefeitura de Albacete buscou incessantemente recuperar o título de sede da celebração, fato esse que ocorreu somente em 1710 já sob o reinado de Felipe V. Apesar do regresso, a feira manteve seu caráter religioso e até os dias atuais a Virgem de los Llanos permanece como sendo o motivo primordial da feira.

 

Veja também: Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 2

 

Nova estrutura

Após alguns embates subsequentes com os frades, a prefeitura de Albacete conseguiu seguir em frente com seu plano de sediar sua tradicional feira e em 1783 aprovou a construção do edifício oficial onde as comemorações passariam a ocorrer: o Recinto Ferial de Albacete, projetado por Josef Ximénez e localizado ao final da histórica “rua da Feira”.

Com o crescimento da cidade, principalmente devido ao boom industrial, o espaço passou por repetidas reformas até chegar as dimensões atuais.

Uma curiosidade é que o Recinto Ferial também é popularmente conhecido como “La Sartén” (“A Frigideira”). Isto porque seu peculiar formato realmente lembra este utensílio de cozinha, tendo em conta que se constituí de uma grande praça circular por onde se distribuem as barracas e se liga a um longo corredor que se assemelha ao cabo de uma frigideira.

 

Principais atrações

Como se percebe, aos poucos a Feira de Albacete foi adquirindo novos contornos, saindo de uma reunião entre pecuaristas para uma festa religiosa e finalmente para um evento turístico o qual, para além da já mencionada adoração à Virgem de los Llanos, também inclui uma série de atrações folclóricas e modernas que se realizam no Recinto Ferial bem como em seus arredores.

Alguns dos seus atos mais aguardados acontece logo no início das celebrações como a Cavalgada de Abertura, um belo desfile de carros alegóricos acompanhados por populares vestidos nos trajes típicos manchegos e que levam a estátua de Nossa Senhora de los Llanos até a sua capela dentro do Recinto Ferial. Chegando aos Portões de Ferro, grupos folclóricos interpretam danças típicas de Castilla-La Mancha antes que se oficialize a abertura dos portões pelo prefeito de Albacete.

Feira de Albacete: a festa dos 10 dias

Emiliano García-Page Sánchez via Wikimedia Commons

Para quem gosta de aventuras, o evento também conta com um parque de diversões para agradar o gosto tanto de crianças e jovens quanto adultos. Ademais, no Recinto Ferial existe uma variedade de barracas seja com artesanatos locais ou comidas manchegas à disposição dos visitantes. Entre elas, destaca-se o miguelito, doce albaceteño feito de massa folhada, creme e açúcar polvilhado.

Ao todo, a Feira de Albacete dura 10 dias sendo considerada por muitos uma das melhores festas de toda Espanha!

 

Recomendação: Seleção Feminina de Futebol da Espanha: História e curiosidades

 

Abertura da Feira de Albacete 2023

No dia 8 de setembro de 2023, deu-se o início oficial desta festa tão esperada pelos albaceteños com a recepção da imagem de Nossa Senhora de los Llanos ao Recinto Ferial em cerimônia que reuniu representantes públicos e milhares de civis.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma reportagem que exibe exatamente este momento:

 

 

——————

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e se encantado por Albacete. Quem sabe no próximo mês de setembro você não confira esta festa com seus próprios olhos?

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos