Os pueblos mais bonitos da Espanha - Parte 2 | Cultura Espanhola
Back

Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 2

Algumas semanas atrás, nós mostramos aqui no blog a Associação “Los Pueblos Más Bonitos de España”, organização criada em 2011 e que se dedica a um importante trabalho de preservação e divulgação dos pequenos povoados ao redor do território espanhol que detêm belezas naturais extraordinárias e monumentos históricos fascinantes.

E como prometido, hoje vamos dar continuidade a este tema trazendo mais alguns exemplares impressionantes desta lista. Vamos lá, então?

 

Conteúdo relacionado: Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 1

 

Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 2

Seguindo a ordem que paramos no post anterior, vamos trazer um representante de cada comunidade autônoma que foi aprovado pela Associação. Lembrando que de todas as regiões do país, apenas Múrcia e as cidades de Ceuta e Melilla não participam da iniciativa.

 

Catalunha: Bagergue

Os pueblos mais bonitos da Espanha - Parte 2

Alberto-g-rovi via Wikimedia Commons

Situada no Val d’Aran, região central dos Pirineus, o pueblo de Bagergue se anuncia imponente no horizonte a uma altura de 1419 metros.

Se você curte o clima de montanha, este é o seu lugar e poderá passar um tempo agradável passeando por suas vielas rodeadas de charmosas casas de pedra com balcões de madeira decorados com lindas flores. Aliás, Bagergue também orgulhosamente exibe outro título: por três anos consecutivos recebeu 4 Flores de Honor da organização catalã de incentivo a espaços verdes, Viles Florides.

As atrações históricas também não ficam para trás e os visitantes podem contemplar a igreja de Sant Fèlix, datada do século XII, bem como a Casa Menginat e o Museu Eth Corrau.

 

 

Comunidade de Madri: Chinchón

Os pueblos mais bonitos da Espanha - Parte 2

M.Peinado via Wikimedia Commons

Se você estiver na capital espanhola, aproveite a oportunidade e estique seu itinerário para dar uma passada no formoso pueblo de Chinchón. Aproximadamente a 60 km de distância, o pitoresco vilarejo mantém as características históricas de épocas passadas e, por isso, se torna um interessante contraste com a cosmopolita Madri.

Desde 1974, seu centro urbano é considerado Conjunto Histórico Artístico, condecoração essa que impulsionou muito o turismo local. Dentre as atrações, destacam-se a sua exuberante Plaza Mayor, a Torre del Reloj, o Teatro “Lope de Vega” e a igreja de Nossa Senhora da Assunção que guarda dentro de si um quadro do famoso pintor espanhol, Francisco de Goya.

A gastronomia local também se figura como um evento à parte, já que Chinchón goza de grande reputação na produção de anis, azeite, alho e vinho.

 

Comunidade Valenciana: Culla

Os pueblos mais bonitos da Espanha - Parte 2

Juan Emilio Prades Bel via Wikimedia Commons

E falando em história, o pueblo de Culla, na província de Castelló, tem bastante autoridade neste assunto. Este singular vilarejo é principalmente lembrado por ter sido um centro de importância durante o período medieval, mas, na realidade, as evidências de assentamentos humanos no local são muito mais antigas, visto que foram encontrados diversos espaços com nada mais nada menos que pinturas rupestres!

Aliás, em 1998, a UNESCO declarou como Patrimônio da Humanidade as Artes Rupestres da Bacia do Mediterrâneo na Península Ibérica, uma grande área da qual Culla faz parte.

Para além dos registros pré-históricos, Culla oferece outros atrativos igualmente incríveis como seu centro velho, declarado Bem de Interesse Cultural, seu antigo castelo que atualmente está em fase de restauração e as ruínas de muralhas e torres do século XIII.

 

Extremadura: Valverde de la Vera

Na região de Extremadura, o pueblo de Valverde de la Vera impressiona por suas belezas arquitetônicas e suas celebrações religiosas. Sendo declarado Conjunto Histórico em 1970, o pueblo é famoso por seus monumentos de diferentes estilos, suas casas tradicionais e as icônicas “regueras”, canais entalhados ao longo de suas vielas por onde um fluxo contínuo de água límpida é transportado e utilizado para a irrigação das hortas locais.

Dentre seus atrativos, destacam-se o seu castelo construído no século XIV e que ainda mantém duas torres que serviam para propósitos defensivos, além da igreja de Nossa Senhora das Fontes Claras, datada do século XVI, e que combina com primor diferentes linhas arquitetônicas como a românica, renascentista e gótica.

Falando em religião, Valverde de la Vera abriga uma cerimônia bem particular durante a Semana Santa. Trata-se do “Peregrinar de los Empalaos” que ocorre na virada da noite da Quinta para a Sexta-feira Santa. Nesta peregrinação, fiéis andam com cruzes amarradas com cordas em seus braços e caminham pelas ruas do pueblo como sinal de penitência. A procissão é feita totalmente em silêncio e atrai a atenção de muitos curiosos.

 

Galicia: Ponte Maceira

Os pueblos mais bonitos da Espanha - Parte 2

m.dolores paderne sanchez via Wikimedia Commons

Pertencente à prefeitura de Negreira na província de La Coruña, Ponte Maceira é um pequeno pueblo com pouco mais de 60 habitantes. Contudo, a baixa quantidade populacional é inversamente proporcional à sua beleza.

Como se tivesse saído direto de um livro de contos de fadas, as construções em Ponte Maceira se espalham por uma paisagem coberta por árvores altas e arbustos floridos que se intercalam com as casinhas de pedra e seus telhados marrom alaranjados. Este cenário idílico ainda se completa com a grande ponte romana, cereja do bolo e queridinha deste pueblo, construída sob as águas do rio Tambre no século XIII.

Para além da sua utilidade mais prática como um meio de passagem, ela também é a estrela principal do “Noche en Vela”, festival musical realizado anualmente no mês de julho em Ponte Maceira. Neste período, apresentações variadas tomam conta do lugar que fica iluminado somente pelas luzes de velas posicionadas justamente na ponte romana.

 

La Rioja: Briones

Os pueblos mais bonitos da Espanha - Parte 2

LBM1948 via Wikimedia Commons

Localizado na região noroeste de La Rioja, o pueblo de Briones se situa em um morro a 80 metros de altura e tem a capacidade ímpar de resgatar no visitante os ares medievais que se lê nos melhores livros de fantasia.

Reconhecido como Conjunto Histórico Artístico, suas vielas de pedras bem preservadas se completam com as ruínas das muralhas que antigamente protegiam o pueblo e que podem ser vistas em sua totalidade a partir da parte mais alta do vilarejo.

Além disso, Briones ostenta outros monumentos que te transportam de volta no tempo como a Casa Palacio los Quincoces, a Ermita del Cristo, o Palacio del Marques de San Nicolás e a Antiga Abadia.

Agora, se você é fascinado pelo período medieval e quer entrar de corpo e alma neste mundo, saiba que Briones também é o pueblo certo para isso graças às suas Jornadas Medievales, festa que ocorre todo mês de junho e traz uma típica ambientação da época com músicas, artesanatos, apresentações e procissões que te fazem sentir realmente na Idade Média.

 

Navarra: Ujué

Os pueblos mais bonitos da Espanha - Parte 2

Miguel Ángel García via Wikimedia Commons

Um lugar envolto em religiosidade e história é definitivamente o pueblo de Ujué. Desde a Idade do Bronze a localidade era ponto de peregrinação das religiões pagãs e manteve seu prestígio entre os fiéis mesmo após a conversão da Espanha ao cristianismo.

Na Idade Média, alçou ao posto de primeiro baluarte de defesa do Reino de Pamplona como uma atalaia que preserva até os dias atuais o seu brilho magistral. Entre suas construções de interesse, a principal delas originou-se justamente do período medieval: a Igreja-Fortaleza de Santa Maria de Ujué a qual, como o próprio nome sugere, compreendia tanto a função de santuário quanto de fortificação militar.

Neste templo religioso que mistura o estilo romano e gótico, dois objetos merecem atenção especial dos visitantes. O primeiro, evidentemente, é a imagem da Virgem de Ujué, que inspira grande devoção local. O segundo é o coração do rei Carlos II de Evreaux o qual, assim como os habitantes deste pueblo, possuía uma devoção tão grande à santa que ordenou que seu coração ficasse embalsamado aos pés da Virgem.

 

País Basco: Laguardia

Os pueblos mais bonitos da Espanha - Parte 2

Mikel Arrazola via Wikimedia Commons

Por último, mas decididamente não menos importante, o País Basco por enquanto tem apenas um representante na lista dos pueblos mais bonitos da Espanha. De qualquer modo, Laguardia com certeza faz jus a este título.

Também localizado no alto de um morro, este belíssimo pueblo se distribui por uma área com um formato bem peculiar que se assemelha a um navio apontando para o norte.

Em seu interior, Laguardia exibe em seu conjunto arquitetônico as características típicas de um vilarejo medieval, embora também seja possível encontrar construções nos estilos renascentista e barroco. Já entre seus dois principais atrativos estão, sem dúvidas, suas duas igrejas: São João Batista e Santa Maria dos Reis, ricamente adornadas e responsáveis por atrair visitantes de todos os cantos da Espanha e do mundo.

——————

Curtiu conhecer estes vilarejos cheios de história para contar? Ficou com vontade de visitar algum em particular?

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e de conhecer mais alguns desses pequenos grandes pueblos. Nos vemos em uma próxima vez!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos