Aceitadas zamoranas para a Semana Santa | Cultura Espanhola
Back

Aceitadas zamoranas para a Semana Santa

Ainda estamos em período de Semana Santa e apesar de as procissões serem a imagem mais típica das festividades na Espanha, a gastronomia local também é um espetáculo à parte. Sejam iguarias das grandes cidades ou aquelas comidas aconchegantes com carinha de pueblo, os espanhóis têm uma variedade de pratos salgados e doces para esta época que podem ser facilmente reproduzidos nas casas brasileiras.

Considerando que o post anterior tratou especificamente das celebrações da Semana Santa em Zamora, vamos continuar por lá e conhecer um doce zamorano simples, mas ao mesmo tempo muito saboroso. Hoje, vamos trazer em mais detalhes a receita das aceitadas zamoranas!

 

Conteúdo relacionado: Receita: Bacalao al pil pil

 

Comida para a Semana Santa

Por ser um país tradicionalmente religioso, em especial pela vertente católica, a população espanhola tem procurado ao longo dos séculos por diferentes formas de adaptar sua culinária às regras ditadas pela Igreja durante a Quaresma. De acordo com o que se prega, o período quaresmal deve ser dedicado a uma rotina maior de penitências que se traduzem em orações, vigílias, jejuns e abstenções alimentares.

Assim, é comum que ao longo desses 40 dias os católicos deixem de consumir algo que lhes é importante e de jejuarem na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. Além disso, nestes dois dias não é permitido comer carne vermelha, sendo que tal consumo também deve ser evitado em todas as sextas-feiras quaresmais.

Aceitadas zamoranas para a Semana Santa

Antramir via Wikimedia Commons

Por conta destas diretrizes, os pratos salgados espanhóis são frequentemente a base de peixe e frutos do mar (como o bacalao al pil pil já mostrado no blog e a tortilla de camarones) enquanto as sobremesas mais populares são as torrijas (semelhantes às nossas rabanadas) e os pestiños de azucar.

No caso de Zamora, a cidade tem seu cardápio particular para a Semana Santa que inclui sopas de ajo zamoranas, dos y pingada (este servido apenas no Domingo de Páscoa por já conter carne vermelha), almendras garrapiñadas e a estrela do nosso post de hoje: aceitadas zamoranas.

 

Veja também: Receita de Buñuelos de Calabaza

 

Receita de aceitadas zamoranas

Aceitadas zamoranas para a Semana Santa

UED77. Lucía Domínguez via Wikimedia Commons

De fato, as aceitadas zamoranas demonstram de maneira inequívoca a atenção dos espanhóis em seguir as regras quaresmais. Como o próprio nome indica, o azeite de oliva é um dos ingredientes principais para fazer este doce que não leva nem mesmo leite ou manteiga.

Como você verá a seguir, bastam apenas alguns ingredientes básicos para fazer estes bolinhos que são bem fáceis de preparar. Na receita original, sua consistência tende a ser mais dura, portanto se deseja uma massa mais macia é recomendável adicionar um pouco de fermento.

 

Ingredientes

– 3 ovos

– 200g de açúcar

– 220 ml de azeite extravirgem

– 45 ml de essência de anis

– 500g de farinha de trigo

– 2,5g de canela em pó (opcional)

– 8g de fermento químico (opcional)

 

Obs. Esta quantidade corresponde a aproximadamente 20 unidades

 

 

Modo de preparo

 – Em uma tigela, comece batendo em uma velocidade média-baixa dois ovos com o açúcar

– A seguir, adicione o azeite e a essência de anis à mistura. Bata mais um pouco até ficar tudo homogêneo

– À parte, peneire a farinha de trigo e junte-a com a canela e o fermento químico. Inclua esta segunda mistura à primeira massa e mexa bem até que fiquem uniformes

– Depois, utilize as mãos para terminar de amassar e misturar. Tape a tigela onde está a mistura e deixe-a repousar por aproximadamente 30 minutos

– Enquanto isso, pré-aqueça o forno entre 170°C e 180°C e separe duas bandejas forradas com papel manteiga

– Vá pegando um pouco de massa e molde-a até que formem bolinhos. Coloque-os nas bandejas cuidando para que estejam razoavelmente separados uns dos outros e achate-os um pouco com as mãos

– Com o auxílio de uma faca, faça dois riscos na parte de cima dos bolinhos para que fiquem em um formato de cruz e com a ajuda de um pincel, passem o terceiro ovo (ligeiramente batido) sobre os bolinhos para que fiquem dourados depois de assados

– Asse uma bandeja de cada vez a fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até que os bolinhos tenham um aspecto dourado. Retire-os da bandeja, deixe-os esfriar e já estão prontos para consumo

 

Sugestão: Receita caseira de churros

 

No vídeo abaixo, você pode conferir como preparar este doce zamorano do jeito mais tradicional:

 

——————

Esperamos que tenha gostado da receita de hoje. O que acha de incluir as aceitadas zamoranas no seu cardápio da Semana Santa?

 

Nos vemos em um próximo post!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos