Seleção Feminina de Futebol da Espanha: História e curiosidades | Cultura Espanhola
Back

Seleção Feminina de Futebol da Espanha: História e curiosidades

Ano passado, o mundo estava em clima de euforia por conta dos eventos da Copa do Mundo de futebol masculino da FIFA que aconteceu de novembro a dezembro no Catar e sagrou a seleção argentina como a grande campeã da competição.

Agora é a vez delas! Desde 20 de julho deste ano, Austrália e Nova Zelândia estão se dividindo como anfitriãs do maior evento esportivo do ano: a Copa do Mundo de futebol feminino!

Reunindo um total de 32 equipes, os jogos estão sendo marcados por grandes momentos, emoções à flor da pele e reviravoltas que as melhores previsões esportivas não poderiam sequer imaginar. Nem mesmo o desafiador fuso horário da Oceania foi capaz de diminuir o interesse dos espectadores pelas partidas.

Dentre as seleções participantes, a Espanha tem conquistado resultados muito impressionantes ainda mais considerando que inicialmente ela não estava cotada como uma das favoritas. No entanto, sua mais recente vitória contra os Países Baixos não somente sanou estas dúvidas como também a colocou na disputa da semifinal pela primeira vez!

Por causa disto, no post de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história da seleção espanhola de futebol feminino bem como algumas curiosidades desta equipe tão talentosa.

 

Conteúdo relacionado: Copa do Mundo FIFA: Curiosidades da Seleção Espanhola

 

Como tudo começou

Oficialmente, a Real Federación Española de Fútbol (RFEF) reconheceu a existência da seleção feminina no país apenas no ano de 1983. Contudo, registros sobre times de futebol com mulheres datam desde o começo da década de 1970, ainda que eles operassem na clandestinidade. Dentre eles, destacam-se o Mercacredit e o Sizam (mais tarde chamado de Olímpico de Villaverde) que juntos estrearam o primeiro jogo de futebol feminino da Espanha.

Durante esse período é notável a figura de Rafael Muga, um dos grandes incentivadores do futebol feminino espanhol e que atuou como presidente do tanto do Mercacredit quanto posteriormente do Sizam.

Quando falamos do primeiro jogo da seleção espanhola propriamente dita, duas datas são possíveis de serem consideradas. A primeira foi a partida não-oficial realizada em 1971 quando a equipe jogou contra Portugal e empatou com as vizinhas por 3 a 3. A segunda ocorreu em 1983 (já sob reconhecimento da RFEF) novamente contra Portugal. Porém, desta vez a equipe espanhola acabou perdendo de 1 a 0.

Apesar disso, gradativamente o futebol feminino espanhol bem como a sua seleção foram se desenvolvendo e evoluindo pouco a pouco até chegar na marca atual na qual conquistou um dos seus melhores resultados em competições internacionais ao alcançar a semifinal da Copa do Mundo da FIFA.

 

Competições anteriores

Antes do torneio atual, a seleção espanhola já marcou presença em outros eventos esportivos de grande porte. Por exemplo, sua primeira vez na Eurocopa feminina aconteceu em 1987 na Noruega, embora não tenha passado da fase de grupos. Por outro lado, exatos 10 anos depois em 1997 a equipe chegou ao seu melhor resultado na competição ao se tornar uma das semifinalistas.

Com relação à Copa do Mundo da FIFA, a Espanha se classificou em três edições: 2015, 2019 e 2023. Enquanto na primeira vez a equipe não avançou da fase de grupos, a segunda participação já apresentou uma evolução ao terminarem a competição nas oitavas. Atualmente, a seleção espanhola está cada vez mais perto da tão sonhada vaga na final! Será que vai dar certo?

 

Veja também: Mastim Espanhol, um cãozinho gigante de lealdade proporcional ao tamanho

 

A Espanha na Copa do Mundo Austrália/Nova Zelândia 2023

Sob o comando do técnico Jorge Vilda, a seleção de futebol feminino garantiu um lugar na Copa do Mundo FIFA 2023 após sua bem-sucedida performance durante as eliminatórias europeias, finalizando na primeira colocação à frente de Escócia, Ucrânia, Hungria e Ilhas Faroé.

Para a competição mundial, foram alocadas no Grupo C juntamente com Japão, Zâmbia e Costa Rica e desde o seu início a equipe espanhola mostrou que seu futebol veio para ficar. Apesar do susto por conta da derrota de 4 a 0 para a seleção japonesa, a Espanha conseguiu passar para a próxima fase em segundo lugar na chapa graças às suas vitórias de 6 a 0 sobre a Zâmbia e 3 a 0 contra a Costa Rica.

Nas oitavas de final, a equipe passou com facilidade pela Suíça ao ganharem por 5 a 1. Na sequência, a seleção teve que encarar nas quartas de final mais um adversário europeu com forte tradição no esporte: os Países Baixos. Depois de um jogo cheio de tensão, as espanholas novamente passaram para a próxima fase ao derrotarem as holandesas por 2 a 1.

Assim, conquistando uma classificação inédita para a semifinal, a tarefa da equipe espanhola agora é jogar contra a Suécia, responsável por eliminar ninguém mais ninguém menos que os EUA, campeãs da última edição.

Se tiverem sucesso, a seleção espanhola fará história ao chegar pela primeira vez em uma final de Copa do Mundo do torneio feminino. Mesmo que não dê certo, o resultado já será uma grande vitória e a equipe terá a chance de jogar pela disputa do terceiro lugar.

Isso significa que ainda tem muita bola para rolar e tudo pode acontecer! Quem sabe esse não seja o ano de Las Soñadoras levantarem a tão sonhada taça?

 

Sugestão: Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 1

 

Las Soñadoras

Ficou curioso a respeito do significado desse nome? Bem, acontece que, assim como ocorre com a seleção masculina que é conhecida como La Furia, a feminina também tem seu próprio apelido carinhoso.

No caso delas, o time é chamado tanto de La Roja como Las Soñadoras. Enquanto o primeiro é uma evidente alusão à cor vermelha da bandeira espanhola, a segunda alcunha surgiu a partir de uma homenagem feita às meninas pela banda espanhola Taburete que criou a canção “Las Soñadoras” para o mundial de 2019 na França.

No vídeo abaixo, você pode conferir qual foi a reação delas ao escutarem esta bela música:

 

 

E você? Sabia de toda esta trajetória da equipe de futebol feminino da Espanha? Também está animado acompanhando os jogos? Qual é o seu palpite para o jogo de Espanha e Suécia na terça-feira?

 

Esperamos que tenha gostado do texto de hoje! Nos vemos em uma próxima vez.

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos