Mastim Espanhol, um cãozinho gigante de lealdade proporcional ao tamanho

Já pensou em ter um PET de raça originária da Espanha? E se fosse um “cãozinho gigante”?

O Mastim espanhol encanta pela sua beleza, porte físico e lealdade. É o doguinho ideal para defender a casa e seus donos por ser extremamente protetor. Antigamente o Mastim Espanhol era designado para defender fazendas e rebanhos, acompanhando gados e os protegendo de lobos e outros predadores.

Apesar de ser muito forte, é um cão que só ataca na hora certa, de forma precisa e somente se for necessário. É muito observador e está sempre alerta para ajudar no que for preciso.

 

Porte físico

O Mastim Espanhol é um cachorro de porte grande, que tem em média 77 cm de altura e pesa cerca de 70kg na idade adulta. Sua expectativa de vida é de 11 anos de muita fofura e companheirismo.

Os filhotes crescem muito depressa, e por isso necessitam guardar suas energias para aguentar o rápido crescimento de ossos e massa muscular. Para se ter uma ideia, com apenas 6 meses de idade já podem pesar cerca de 30kg. Quando crescem, se tornam cães enormes, musculosos e fortes. Na idade adulta precisam gastar muita energia com caminhadas e brincadeiras ao ar livre para manter bem sua saúde física e mental. Não precisamos nem dizer que é um cão que não se dá muito bem com espaços pequenos!

Porém apesar de precisarem de bastante espaço para brincar e correr, podem perfeitamente ser bons companheiros para dentro de casa, mesmo com crianças – já que são muito dóceis, desde que tenham espaço suficiente para suas brincadeiras favoritas.

 

Conheça melhor a raça

O Mastim Espanhol pode ser o melhor companheiro que você poderia encontrar, mas sua necessidade de atenção e tempo que demanda pode não torna-lo o mais adequado se for o seu primeiro PET. Lembre-se que a característica principal da raça é o apego com os donos, e você fará toda falta do mundo para ele caso não consiga lhe dar atenção. Ele é um cão que não fica muito bem sozinho.

Essa raça de cachorro é extremamente inteligente, e se adapta muito melhor ao frio que ao calor. Pode até viver em apartamento se houver espaço e uma rotina de passeios. Ele não é um cão barulhento, sua tendencia a latir é baixa, o que faz dele uma boa opção para quem tem vizinhos que não gostam de barulho. Porém essa raça tem uma forte pré-disposição a obesidade, e é necessário ficar atento.

 

Curiosidades sobre o Mastim Espanhol

  • Já foram encontrados fósseis e registros sobre o Mastim Espanhol com 2000 anos de idade;
  • Ele é um cachorro observador e calculista, e seus instintos se tornam mais aguçados a noite;
  • Esse cãozinho é muito popular na Espanha, e se tornou muito mais popular quando deixou de ser um animal de guarda para se tornar uma boa companhia;
  • Esse pet costuma babar bastante e roncar enquanto dorme;
  • Se ele não for bem educado desde pequeno, ele começa a dominar o território onde vive adotando um comportamento rebelde.
Author avatar
Vagner Rodrigues
https://zigunovas.com.br