Os hispanofalantes: Cuba | Cultura Espanhola
Back

Os hispanofalantes: Cuba

Para combinar com o calor que está fazendo aqui no Brasil, o que acha de acompanhar o blog da Cultura Espanhola a uma viagem pelo Caribe? Dando continuidade à série dos países hispanofalantes que começamos ano passado, neste post vamos conhecer um pouco mais sobre esta ilha famosa por seus ritmos e danças alegres, seu povo sorridente e sua história, no mínimo, agitada. Hoje é dia de explorarmos Cuba!

É fato que muito se fala sobre esta ilha caribenha, principalmente quando envolve questões políticas, porém Cuba é muito mais do que isso e, infelizmente, sua cultura vibrante acaba sendo relegada para o segundo plano quando tratamos sobre este país. Para corrigir isso, abaixo vamos trazer algumas breves informações sobre Cuba e sua história, mas nos focaremos nas curiosidades culturais fascinantes que provavelmente você não conhece sobre a ilha. Vamos lá?

 

Conteúdo relacionado: Os hispanofalantes: Costa Rica

 

Informações gerais

Os hispanofalantes: Cuba

Alex Meier via Unsplash

Nome oficial: República de Cuba

Capital: Havana

Área: 110.860 km²

Tipo de governo: república socialista marxista-leninista unitária unipartidária

População: 10.985.974 habitantes (estimativa 2023)

Maiores cidades: 1) Havana; 2) Santiago de Cuba; 3) Camagüey; 4) Holguín; 5) Santa Clara

PIB total: $ 137 bilhões (2017)

PIB per capita: $ 12.300 (2016)

Principais produtos agrícolas: cana-de-açúcar, mandioca, vegetais, plátano, batata doce, tomate, etc.

Principais indústrias: petróleo, níquel, cobalto, farmacêuticos, tabaco, materiais de construção, etc.

Moeda: peso cubano

Documentos de entrada para brasileiros: uma das grandes diferenças em comparação a outros países latino-americanos é que turistas brasileiros que desejem visitar Cuba precisam solicitar a emissão de visto de turista (tarjeta del turista). Para isso, é necessário entrar em contato com as missões diplomáticas do país no Brasil (Embaixada de Cuba no Brasil ou Consulado-Geral de Cuba em São Paulo) e apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido (mínimo de 6 meses)
  • Comprovação de retorno (passagem aérea de ida e volta)
  • Comprovação de hospedagem (ex. reservas de hotel)
  • Formulário de solicitação do visto já preenchido

 

Lembrando que a tarjeta del turista compreende uma entrada com estadia de até 90 dias, sendo possível prorrogar por mais 90 dias mediante pedido aos órgãos oficiais. Além disso, juntamente ao passaporte e visto também será necessário apresentar um certificado de vacina contra febre amarela ao chegar em Cuba. A obtenção de um seguro-viagem não é obrigatório, mas é recomendável.

 

Veja também: Os hispanofalantes: Colômbia

 

Breve história do país

Antes da chegada dos europeus, Cuba já era habitada por grupos indígenas dentre os quais se destacam os guanahatebey, siboney e taína. Em 1492, Cristóvão Colombo chegou ao território cubano e a partir deste momento a ilha passou para o domínio espanhol. Com o decorrer da colonização, os indígenas foram praticamente dizimados (principalmente pelas doenças trazidas pelos europeus) e então os espanhóis se voltaram para a mão-de-obra escravizada vinda da África. Como colônia, Cuba já despontava como uma grande produtora de cana-de-açúcar e tabaco.

Em 1898, ocorre a Guerra Hispano-Americana. Como consequência deste conflito e posterior derrota espanhola, as tropas de Madri se retiram de Cuba e a ilha é oficialmente declarada independente em 1902, embora permanecesse sob a esfera de influência americana.

Os hispanofalantes: Cuba

Florian Wehde via Unsplash

O período de convulsão mais famoso de sua história ocorreu efetivamente durante as décadas de 1950 e 1960 quando a guerrilha comandada por Fidel Castro derrubou o governo ditatorial de Fulgencio Batista e instaurou um regime comunista na ilha. Pouco tempo depois, os EUA impuseram um embargo econômico contra Cuba que permanece até os dias atuais.

Durante a Guerra Fria, Cuba se aliou à União Soviética e esteve constantemente em rota de colisão com os EUA, sendo o momento mais crítico a chamada Crise dos Mísseis. Durante a presidência de Barack Obama (2009-2017), houve uma tentativa de reaproximar ambos os países, mas as tensões logo retornaram quando seu sucessor republicano, Donald Trump (2017-2021), assumiu o cargo. Mesmo com o atual governo do democrata Joe Biden (2021-presente), as relações entre Cuba e EUA continuam tensas.

Desde 2018, Miguel Díaz-Canel atua como presidente de Cuba, tendo substituído Raúl Castro (2008-2018).

 

Curiosidade 1: cobiçados charutos

Como mencionado anteriormente, Cuba é reconhecida mundialmente desde os tempos coloniais pela qualidade do seu tabaco. Com o passar dos anos, este prestígio só aumentou.

Na realidade, o consumo de tabaco remonta aos indígenas da etnia taína que costumavam enrolar as folhas da planta (chamada por eles de Cohiba) e fumar em suas cerimônias religiosas. A partir do momento que o tabaco cubano, preparado na forma de charuto, alcançou diferentes consumidores mundo afora, o sucesso foi imediato.

Os hispanofalantes: Cuba

Tiago Claro via Unsplash

Mesmo hoje em dia que o mercado dispõe de diversas opções, os charutos cubanos ainda são os mais apreciados e isto se justifica porque reúnem quatro características muito específicas: a) solo; b) clima; c) a variedade da planta utilizada (Tabaco Negro Cubano); d) e o conhecimento secular passado de geração em geração entre os agricultores locais.

Aliás, você sabia que para produzir o autêntico charuto cubano ou “Habano” é obrigatório que se realize em torno de 500 processos manuais desde o plantio até o empacotamento? Justamente por causa deste cuidado não é qualquer charuto que pode ser considerado um Habano, mesmo que tenha sido feito em Cuba. Além do certificado de Denominação de Origem Protegida (DOP), os produtores precisam comprovar que todo manuseio da planta seguiu rigorosamente as regras estabelecidas. De fato, aqui o que conta é a qualidade e não a quantidade!

 

Sugestão: Os hispanofalantes: Chile

 

Curiosidade 2: ¿Vamos bailar?

Este é um traço bem característico da cultura cubana, mas você sabe o quanto ela é influente?

A América Latina de uma maneira geral (incluindo o Brasil) é reverenciada pelo seu repertório musical extenso e Cuba, em especial, é berço de diversos ritmos musicais e danças apaixonantes que estão no coração e no pé de muitos bailarinos e escolas de dança de salão. Principalmente entre os anos 1920 e 1960 a música cubana se beneficiou de uma onda criativa que fez desenvolver gêneros mundialmente conhecidos e que provavelmente você já escutou pelo menos uma vez na vida como o chá-chá-chá, o mambo, a rumba, a salsa e o bolero (não confundir com o bolero espanhol).

Os hispanofalantes: Cuba

Ban Yido via Unsplash

Na verdade, se quisermos ter uma ideia da presença inegável da música de Cuba basta ver qualquer filme de Hollywood sobre dança de salão (como Dança Comigo de 2004 ou Vem Dançar de 2006) e garantimos que pelo menos um dos ritmos latinos que você escutar será de origem cubana!

 

Personalidade ilustre: Andy García

Andrés Arturo García Menéndez, mais conhecido pelo nome artístico de Andy García, é um ator americano nascido em Havana no dia 12 de abril de 1956. Quando tinha apenas cinco anos de idade conseguiu imigrar de Cuba para os EUA com a família, vivendo lá desde então.

Os hispanofalantes: Cuba

Mireille Ampilhac via Wikimedia Commons

É famoso por estrelar em filmes hollywoodianos principalmente como Vincent Mancini no último filme da trilogia “O Poderoso Chefão” (1989), oportunidade que lhe rendeu uma nomeação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Além deste papel, também é notável sua atuação em outras produções como a série de filmes “Onze Homens e Um Segredo” (2001, 2004 e 2007), “Os Intocáveis” (1987), “Rio 2” (2014) e “Tempestade: Planeta em Fúria” (2017).

Outro trabalho marcante e que se relaciona profundamente com sua terra natal é “A Cidade Perdida” (The lost city, 2005), no qual atuou, dirigiu e também executou parte da trilha sonora. O filme conta a história de Fico Fellove, dono de um clube noturno em Havana que se vê no olho do furacão quando ocorre a mudança do regime ditatorial de Fulgencio Batista para o comunismo de Fidel Castro, afetando não somente seu negócio, mas também sua vida pessoal e familiar. Abaixo, você pode conferir o trailer deste filme que García se dedicou tanto para desenvolver:

 

 

——————

 

Você sabia de todas estas curiosidades sobre Cuba? O que lhe chamou mais a atenção?

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje. Nos vemos em um próximo!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos