Fugindo do calor? Conheça 5 destinos para curtir o frio na Espanha | Cultura Espanhola
Back

Fugindo do calor? Conheça 5 destinos para curtir o frio na Espanha

Por acaso você é uma daquelas pessoas que foge da praia e prefere o aconchegante clima das montanhas? Não suporta a ideia de ficar tostando em altas temperaturas e é mais adepto a se enrolar em agasalhos fofinhos e se aquecer junto a uma boa xícara de chocolate quente?

Então saiba que enquanto no Brasil estamos passando pelo verão típico de um país tropical, a Espanha, por estar localizada no Hemisfério Norte, ainda está em plena estação invernal. Portanto, se você quer fugir do calor escaldante essa é uma boa hora de arrumar as malas e viajar até terras espanholas onde poderá encontrar uma variedade de passeios para o período.

Pensando nisso, neste post reunimos algumas das melhores localidades para curtir o frio na Espanha de norte a sul do país:

 

Granada e Sierra Nevada

A cidade andaluza de Granada é ponto obrigatório para qualquer um que visite o sul da Espanha, seja por conta de seus belos monumentos, excelente gastronomia ou cultura envolvente. No entanto, pelo fato de Granada ultrapassar facilmente a casa dos 30 graus no verão, é possível que você não pense imediatamente nela como um bom destino durante o inverno.

Porém, para sanar esta dúvida basta observar uma foto de Alhambra, seu principal cartão-postal. Afinal, atrás da esplendorosa fortaleza surge imponente no horizonte nada mais nada menos que Sierra Nevada.

Fugindo do calor? Conheça 5 destinos para curtir o frio na Espanha

kallerna via Wikimedia Commons

Esta cadeia de montanhas, a aproximadamente 30km da cidade, é um espetáculo da natureza por si só, sendo declarada tanto uma reserva da biosfera pela UNESCO quanto um parque natural pelas autoridades espanholas. Por causa disso, o “teto da Península Ibérica” se torna o local perfeito para quem busca atividades ao ar livre como a prática de esqui e snowboard, caminhadas pelo parque ou até mesmo aulas de alpinismo. E para finalizar, depois do intenso contato com a natureza você ainda tem à disposição a glamurosa Granada para explorar.

 

Sugestão: Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 1

 

Teruel e arredores

Seguindo para o norte do país, chegamos a Teruel, uma cidade pertencente à comunidade autônoma de Aragão e capital da província de mesmo nome. O lugar é uma ótima escolha para aqueles que desejam curtir o friozinho em um ambiente menos agitado, mas ainda assim aliado a muita história e cultura.

Conhecida principalmente por sua arquitetura mudéjar (estilo que mescla elementos góticos, renascentistas e românicos com a arte islâmica), Teruel detém famosos exemplares que inclusive foram considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO como a catedral de Santa María de Mediavilla, a igreja de San Pedro e a torre de San Martín.

Fugindo do calor? Conheça 5 destinos para curtir o frio na Espanha

Diego Delso via Wikimedia Commons

Fazer uma visita a esta cidade centenária em meio à paisagem invernal é uma experiência única e que pode se tornar ainda mais interessante se você conseguir participar da Fiesta de los Amantes, uma celebração que ocorre sempre no final de fevereiro e conta uma bela e trágica história de amor ambientada na Idade Média.

Por outro lado, se você for mais da linha dos esportes radicais, é possível optar pelas populares estações de esqui Javalambre e Valdelinares que estão aproximadamente a 1 hora de carro de Teruel. Rodeadas por árvores cobertas de neve e equipadas com uma infraestrutura adequada para todas as idades, as duas estações somam 27 pistas disponíveis para os visitantes se aventurarem desde trechos mais brandos até trajetos mais complexos. Além disso, possui uma área infantil e ofertas de passeios mais tranquilos como caminhadas com raquete de neve.

 

Parque Nacional de Ordesa

Se você conseguir esticar um pouquinho sua estadia em Aragão, poderá aproveitar e dar um pulinho mais ao norte da comunidade para admirar a fascinante cordilheira dos Pirineus. Já perto da fronteira com a França, esta paisagem idílica e congelada pelo tempo abriga o Parque Nacional de Ordesa, o segundo parque natural mais antigo da Espanha (datado de 1918) e lar de milhares de espécies vegetais e animais.

Oficialmente denominado Parque Nacional de Ordesa y Monte Perdido, a região é um destino mais do que certeiro caso seu objetivo seja se desligar da correria do mundo e ficar totalmente imerso nas boas graças da Mãe Natureza. Ao longo de todo ano existem atividades disponíveis para os visitantes, mas durante o inverno é possível desfrutar de um cenário inigualável enquanto pratica esqui, escalada ou até mesmo uma simples caminhada.

Fugindo do calor? Conheça 5 destinos para curtir o frio na Espanha

John Morton via Wikimedia Commons

Ademais, nas redondezas deste Patrimônio Mundial da UNESCO é possível ainda encontrar vários pueblos graciosos que mantém suas estruturas originais, algumas delas provenientes da era medieval. Visitá-los vale muito a pena, não somente para experimentar um pouco do turismo rural espanhol, mas também porque são pontos de parada mais acessíveis para os que desejam conhecer a fundo o Parque Nacional. Entre as opções, os vilarejos mais buscados são Torla-Ordesa, Broto e Oto.

 

Conteúdo relacionado: Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 2

 

Vielha

Partindo para a Catalunha, mas ainda continuando junto aos majestosos Pirineus, a pequena cidade de Vielha (também chamada de Viella) no Valle de Arán captura com precisão aquela imagem clássica que temos acerca do inverno europeu: simpáticas casinhas construídas de pedra e madeira salpicadas com neve em seus telhados ao passo que a paisagem se completa com árvores e montanhas que circundam o belo vilarejo em um abraço protetor.

Parece a descrição de um cenário de conto de fadas, mas no caso de Vielha isso é pura realidade. As origens da cidade traçam à ocupação romana, embora seja possível encontrar monumentos de outros períodos históricos como o medieval. Aliás, seu centro histórico é tão bem preservado que consta no Patrimônio Arquitetônico da Catalunha, sendo um dos exemplos mais notáveis a igreja de San Miguel. Outros lugares interessantes que merecem uma visita são o Museo Etnológico, o Museo de la Lana e a mais afastada, porém linda, cachoeira de Saut deth Pish.

Fugindo do calor? Conheça 5 destinos para curtir o frio na Espanha

Marco Montero Pisani via Unsplash

Mais uma curiosidade que vale a pena ser mencionada é que se você for à Vielha provavelmente vai escutar um idioma bem peculiar: o aranés. Este idioma românico, pertencente ao grupo das línguas occitanas, é típica da região e se mantém ativa desde o século XI.

Além disso, se você quiser aproveitar o clima frio de montanha para se aventurar, então basta pegar o carro e ir até a famosa estação de esqui de Baqueira Beret que fica aproximadamente a 18km de Vielha e é muito procurada entre os amantes dos esportes de inverno.

 

Segóvia

Nossa seleção de hoje termina com Segovia, capital da província de mesmo nome e pertencente à comunidade de Castela e Leão. Como a cidade está relativamente perto de Madri (mais ou menos uns 90km de distância para o norte), é possível incluí-la em seu roteiro se você não dispõe de tantos dias à sua disposição e/ou prefere ficar em uma região mais central.

Fugindo do calor? Conheça 5 destinos para curtir o frio na Espanha

Hasmik Ghazaryan Olson via Unsplash

Além de estar próxima de uma grande metrópole, outra vantagem muito positiva de Segóvia é que o fluxo mais intenso de turistas se concentra nos meses quentes. Assim sendo, se escolher ir lá durante o inverno você poderá explorar com mais calma tudo de melhor que a cidade tem a oferecer, contanto, é claro, que não se incomode com o frio característico daquele pedaço do país.

Apesar de ser muito popular em qualquer época do ano, visitar seus principais pontos turísticos como o Aqueduto romano ou o Alcázar de Segóvia (que inspirou Walt Disney a criar o castelo da Branca de Neve) traz uma magia toda especial enquanto se admira a neve caindo sobre eles. Definitivamente, esta é uma experiência bem diferente que com certeza merece ser vivida!

 

Veja também: Dia de Reis na Espanha

 

——————

 

E você, diria que é mais adepto do turismo de inverno ou não abre mão de um destino bem quente de verão? Dentre as opções da nossa lista, qual você ficou com mais vontade de conhecer?

Esperamos que tenha gostado do post de hoje. Nos vemos em um próximo!

¡Un fuerte abrazo!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos