Receita de sandwich cubano | Cultura Espanhola
Back

Receita de sandwich cubano

Quando falamos de receitas populares é quase impossível traçar com exatidão o local de seu nascimento ou o modo original como era feito. Afinal, a comida cai no gosto dos consumidores e invariavelmente passa por algumas alterações. Isso sem contar as cidades que advogam pelo direito de chamar aquele prato de seu.

Bem, é exatamente esse o caso da nossa receita de hoje: o sandwich cubano. O próprio nome não deixa margem para muitas dúvidas sobre quem foram seus primeiros idealizadores. Contudo, a origem deste prato é bem mais disputada do que poderíamos imaginar, gerando um intenso debate entre historiadores.

Também pudera! Este sanduíche com ares de comida caseira é recheado com diversos ingredientes deliciosos, cuja mistura, apesar de aparentemente inusitada, traz ao paladar um resultado espetacular. Agora, é hora de conhecer mais sobre ele!

 

Conteúdo relacionado: Receita caseira de churros

 

Origem disputada

Como falado anteriormente, existem muitas controvérsias sobre onde o sandwich cubano se desenvolveu. Segundo pesquisa realizada pelo historiador Andrew Huse em parceria com Bárbara Cruz e Jeff Houck, a semente que deu vida a tudo certamente veio de Havana e curiosamente no seu início o sanduíche era um prato feito para agradar as elites, muito distante da comida de rua que se observa atualmente.

Contudo, as guerras e conflitos políticos ocorridos em Cuba durante os séculos XIX e XX geraram um alto número de cubanos exilados principalmente nos EUA. Com o intuito de trazer um pouco de sua cultura para a nova residência, estes imigrantes levaram consigo o conhecimento para fazer este salgado característico de sua terra natal principalmente em Tampa, Miami e Key West, todas cidades que reivindicam a criação do prato como conhecemos.

Receita de sandwich cubano

Alexander Kunze via Unsplash

Evidentemente, com a popularização bem como contato com outros povos, cada uma destas localidades adaptou o lanche, alguns colocando salame e outros, peito de peru, por exemplo. De qualquer modo, segundo Huse, é indiscutível que os primórdios deste prato remontem à ilha caribenha, apesar de que hoje em dia Miami possa ser considerada a capital do sandwich cubano.

Como uma boa comida de rua, é possível adaptar este prato ao gosto do cliente. Entretanto, os itens obrigatórios do sandwich cubano de acordo com a receita original são a carne de porco acompanhada de presunto, queijo, picles e, é claro, do pão cubano.

Sabendo disso, é exatamente esta a versão que vamos mostrar agora para você!

 

Veja também: Receita de Buñuelos de Calabaza

 

Receita de sandwich cubano

Receita de sandwich cubano

Averette via Wikimedia Commons

Ingredientes

 

– 2kg de ombro de porco desossado (esta quantidade dá muita carne, então você pode tanto guardar para consumir mais tarde ou diminuir)

– Pão cubano (pode substituir por pão francês ou baguete)

– 4 fatias finas de presunto cozido

– 2 fatias finas de queijo (preferencialmente emmental)

– Picles

– Mostarda amarela

– Manteiga

– 60ml de sumo de limão taiti

– 120ml de sumo de laranja

– 60ml de azeite de oliva

– 8 dentes de alho

– Cominho em pó

– Orégano seco a gosto

– Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo

 

Preparando a carne de porco:

 

– Em uma tigela, comece a preparar o molho. Corte os dentes de alho bem fininhos para que fiquem quase como uma pasta e ponha na tigela (você pode amassar o alho, se preferir)

– Adicione uma colher de chá de cominho em pó e em seguida a pimenta na mesma quantidade. Adicione à mistura o sumo de limão e em seguida o de laranja. Por fim, coloque o azeite de oliva e orégano seco a gosto. Misture tudo muito bem e então separe em dois potes. Coloque um na geladeira por pelo menos 2 horas (porém, preferencialmente se recomenda deixar 24 horas)

– Pegue a carne de porco já desossada e tempere-a com sal por inteiro. Depois, coloque-a na tigela junto com a outra metade do molho para que fique bem marinada. Deixe a carne pegando gosto por pelo menos 2 horas na geladeira. Porém, para que pegue mais sabor, é recomendável que fique 24 horas

– Passado o tempo necessário, tire o porco da tigela e coloque-o em uma assadeira forrada com papel alumínio e adicione o molho que estava na tigela também. Enrole o papel alumínio sobre a carne para que asse homogeneamente e leve-a ao forno em 180°C por 2 horas. Depois disso, retire o papel alumínio da carne e devolva-a junto ao molho na assadeira para que fique mais um pouco no forno

– Desta vez, deixe o porco por mais duas horas, mas cuide para que a carne não fique muito seca. Para isso, tire-a do forno a cada meia hora e pegue um pouco do molho para passar por cima da carne. Ela estará pronta quando você conseguir enfiar uma faca ou outro utensílio de ponta facilmente

– Tire a carne do forno e deixe-a descansar por 15 minutos. Em seguida, vá despedaçando-a aos poucos com o auxílio de garfos ou outro utensílio que preferir

– Retire o líquido da carne que restou na assadeira e misture com a primeira metade do molho que ficou na geladeira (se possível, retire o excesso de gordura que vai subir e ficar na superfície desta mistura). Adicione esse novo molho junto à carne e com a ajuda das mãos mexa tudo para que fique bem misturado

– Agora a carne já está pronta para o lanche. O restante pode ser guardado para ser consumido em uma outra refeição.

 

Sugestão: 12 Uvas e um turrón para o Ano Novo

 

Preparando o lanche:

 

– Corte um pedaço de pão ao meio e passe mostarda em ambos os lados. Coloque uma fatia de queijo em cada um dos lados e em seguida as quatro fatias de presunto de um lado e a carne de porco assada de outro. Adicione os picles e o sanduíche está pronto!

 

Você pode consumi-lo deste modo ou tostá-lo um pouco. Se preferir a segunda opção, passe um pouco de manteiga em cada um dos lados do sanduíche já fechado e deixe uns minutos em uma frigideira, colocando um peso em cima para garantir que fique bem prensado

 

No vídeo abaixo, você pode ver o passo a passo desta receita e inclusive acompanhar como fazer o pão cubano, caso você prefira seguir o modelo original em vez de comprar o pão francês/ baguete:

 

——————

 

E o que você achou deste bocadillo bem fácil, mas ao mesmo tempo bem completo e que serve perfeitamente como um lanche da tarde? Ficou com vontade de experimentar?

 

Esperamos que tenha gostado da receita de hoje. Nos vemos em um próximo post!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos