Os hispanofalantes: Costa Rica | Cultura Espanhola
Back

Os hispanofalantes: Costa Rica

Hoje vamos dar uma passadinha lá na América Central para falar sobre um lugar mundialmente admirado por suas paisagens naturais de cair o queixo e por ser um dos destinos mais buscados pelos turistas aventureiros e ambientalmente conscientes.

A Costa Rica pode até ser um país pequeno, mas seus 51 mil km² de território estão repletos tanto de beleza natural quanto de simpatia da população local, chamada carinhosamente de “ticos”.

Assim, para a nossa série de hispanofalantes vamos conhecer mais sobre a Costa Rica!

 

Veja também: Dia dos Mortos: 5 curiosidades da festa

 

Informações gerais

Os hispanofalantes: Costa Rica

Zdeněk Macháček via Unsplash

Nome oficial: República da Costa Rica

Capital: San José

Área: 51.100 km²

Tipo de governo: república constitucional presidencialista unitária

População: 5.256.612 habitantes (estimativa 2023)

Maiores cidades: 1) San José; 2) Alajuela; 3) Cartago; 4) Heredia; 5) Puntarenas

PIB total: $ 109,26 bilhões (2021)

PIB per capita: $ 21,200 (2021)

Principais produtos agrícolas: cana-de-açúcar, abacaxis, bananas, leite, óleo de palma, laranjas, etc.

Principais indústrias: equipamentos médicos, alimentos processados, têxtil, materiais de construção, fertilizantes, etc.

Moeda: colón costa-riquenho

Documentos de entrada para brasileiros: turistas brasileiros que fiquem por um período máximo de 90 dias não precisam de visto. Contudo, é necessário apresentar um passaporte válido por no mínimo 6 meses, certificado internacional de vacinação contra a febre amarela, comprovante de estadia no país bem como de recursos financeiros durante todo o tempo de visita, além da passagem de volta ao Brasil. O seguro-viagem não é um requisito obrigatório, porém é altamente recomendado.

 

Breve história do país

Existem evidências de que a presença humana no atual território costa-riquenho data entre 10 mil e 7 mil anos a.C. Com o passar do tempo, os primeiros assentamentos foram se estabelecendo e as civilizações mesoamericanas floresceram.

Já em 1502, Cristóvão Colombo, em sua última expedição para as Américas, aportou onde hoje se localiza a cidade de Limón. Contudo, uma administração permanente dos colonizadores só aconteceu realmente a partir de 1563 em Cartago.

Os hispanofalantes: Costa Rica

Nat Fernández via Unsplash

O domínio espanhol pela região se estendeu até 1821 quando a Costa Rica, juntamente com outras colônias, se uniram para declarar independência da Espanha. Por um breve período, todas elas formaram a República Federal da América Central que existiu de 1823 até 1839. Contudo, já em 1838 a Costa Rica tinha decidido se separar dos demais para se tornar um país soberano.

Desde sua última independência, o país passou por apenas dois momentos de grave violência e instabilidade. O primeiro foi durante a ditadura de dois anos de Federico Tinoco Granados após um golpe de Estado em 1917. O segundo foi a Guerra Civil de 1948 a qual, embora tenha durado somente 44 dias, resultou em um saldo oficial de 2.000 vítimas.

Após estas insurreições, o país conseguiu recuperar sua ordem democrática e hoje em dia se encontra entre os 10 países mais seguros do continente americano. Desde abril de 2022, Rodrigo Chaves ocupa o cargo de presidente.

 

Sugestão: Os hispanofalantes: Colômbia

 

Curiosidade 1: o paraíso do ecoturismo

Quando se fala que o principal cartão-postal da Costa Rica é a sua natureza estonteante, isto não se trata de nenhum exagero ou declaração de algum turista deslumbrado. De fato, o país corresponde a apenas 0,03% da superfície do planeta Terra, mas, por outro lado, abriga 5% de toda a biodiversidade mundial!

Evidentemente, esta característica se torna um prato cheio para os amantes de ecoturismo que a cada ano aumentam em número no país, incentivados também pela postura proativa do governo costa-riquenho que busca promover um turismo consciente e focado na preservação tanto do meio ambiente quanto das comunidades locais.

Os hispanofalantes: Costa Rica

Filip Mroz via Unsplash

Esta preocupação para com a sustentabilidade pode ser percebida em diversas ações como a decisão de manter mais de 25% do território na condição de áreas protegidas (seja como parques ou reservas naturais), a política governamental de fomento a hotéis eco-friendly e a atribuição de Certificados para a Sustentabilidade Turística.

Ao se empenhar desta forma, a Costa Rica não somente une economia e preservação ambiental, mas também oferece aos seus turistas uma série de atividades incríveis junto à natureza sejam aquelas voltadas aos mais aventureiros como tirolesa, rapel e rafting, ou passeios mais tranquilos como trilhas, canoagem e descansos à beira-mar.

 

Curiosidade 2: reduto da paz

Outra característica muito distinta que contribui para trazer um ar ainda mais idílico à Costa Rica é o fato de o exército ter sido abolido desde 1948. Por outro lado, o trabalho de fiscalização e manutenção da ordem interna fica a cargo de uma reduzida força de segurança pública, cuja função é apenas garantir que a lei seja cumprida.

Por conta deste histórico bem como de seu engajamento internacional para a promoção da paz, a Costa Rica foi escolhida para ser a sede de dois órgãos importantes para as relações internacionais: a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (ligada à Organização dos Estados Americanos/OEA) e a Universidade para a Paz (pertencente ao Sistema ONU).

Os hispanofalantes: Costa Rica

Ncmartin via Wikimedia Commons

Esta instituição educacional, em particular, é um marco para a ONU sendo fruto dos esforços do então presidente da Costa Rica, Rodrigo Carazo, que buscou apoio junto a outros membros para a criação de um estabelecimento de ensino focado na paz e segurança internacionais. Assim, em dezembro de 1980 a Assembleia Geral aprovou a resolução 35/55 na qual continha as diretrizes para a formação da Universidad para la Paz (UPAZ) e contava com um total de 41 Estados signatários.

Ao longo de sua existência, a UPAZ foi passando por um contínuo processo de evolução de modo a se adaptar às demandas das novas gerações. Atualmente, seu foco de estudo e pesquisa estão na prevenção de conflito, segurança humana, direitos humanos, segurança ambiental e reabilitação pós-conflito.

 

Personalidade ilustre: Francisco Amighetti

Apesar da beleza natural costa-riquenha ser geralmente conhecida pelos brasileiros, as grandes personalidades deste país continuam sendo um mistério para a maioria de nós.

Por isso, vamos lhe apresentar um tico notável e reverenciado tanto na Costa Rica quanto fora dela: Francisco Amighetti.

Os hispanofalantes: Costa Rica

Mark DeVries via Wikimedia Commons

Também chamado de Paco Amighetti, ele foi um pintor, gravador e escritor nascido na capital São José em 1 de junho de 1907. Logo cedo, mostrou interesse pela área artística e até chegou a cursar a Academia de Belas Artes do país. No entanto, não completou seus estudos, pois sentia que aquele ensino acadêmico o engessava.

Entre 1928 e 1937 participou de uma série de exposições, associando-se ao grupo La Nueva Sensibilidad formado por artistas que queriam se desvincular da arte europeia e produzir trabalhos que retratassem o cotidiano e o povo costa-riquenhos. Já na década de 1940, viajou para outros países do continente americano como México, Argentina e Estados Unidos, onde procurou aprender novas técnicas artísticas e integrá-las ao seu portfólio que incluíam telas à óleo, aquarelas, xilogravuras e murais artísticos.

Voltou ao seu país e atuou como professor de 1944 até 1968 quando se retirou das salas de aula para dedicar-se unicamente à carreira artística. Morreu em 12 de novembro de 1998 na sua cidade natal aos 91 anos.

Abaixo, você pode conferir uma de suas obras mais famosas “La Agricultura”, um mural de 1948 que está exposto no Museo de Arte Costarricense. Caso queira ver outros trabalhos do artista clique aqui.

 

Já que está aqui: Os hispanofalantes: Chile

 

Vídeo: turismo na Costa Rica

Depois de tudo que falamos, sabemos que ainda não é possível dimensionar tudo o que representa a Costa Rica. Portanto, seguindo o ensinamento que diz “uma imagem vale por mil palavras”, nós separamos este vídeo para trazer uma palinha deste país tão encantador:

 

——————

 

E você, é fã de passeios na natureza? Então com certeza a Costa Rica deve ser incluída na sua lista de desejos! Esperamos que tenha gostado do post de hoje e nos vemos em um próximo!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos