Conheça 4 desenhos animados espanhóis que encantam há gerações | Cultura Espanhola
Back

Conheça 4 desenhos animados espanhóis que encantam há gerações

Embora no Brasil consideramos o Dia das Crianças como sendo 12 de outubro, juntamente às comemorações de Nossa Senhora Aparecida, a nível internacional esta data só acontece em 20 de novembro.

A razão para isto é que foi neste dia, no ano de 1959, que a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Declaração dos Direitos da Criança. Alguns anos mais tarde, em 20 de novembro de 1989 foi a vez de ser aprovada a Convenção sobre os Direitos da Criança, outro grande marco para o Direito Internacional.

Tendo em vista a importância destes documentos e ações em torno deles, o blog da Cultura Espanhola decidiu entrar no clima das comemorações do Dia Mundial da Criança e separou quatro desenhos animados espanhóis que até hoje continuam educando e encantando as crianças ao redor do mundo! Será que você conhece algum deles?

 

Sugestão: Dia Internacional dos Museus: Conheça 5 imperdíveis em Madri

 

As trigêmeas

Criado a partir da obra literária de Roser Capdevila a qual, por sua vez, se baseou nas próprias filhas, “As Trigêmeas” é um dos desenhos espanhóis mais conhecidos entre os brasileiros. Fez sua primeira aparição na televisão espanhola em 1997 e chegou às telinhas do Brasil já no ano seguinte (sendo exibido em diversos canais como Globo, Canal Futura e Cartoon Network).

Se você era criança entre as décadas de 1990 e 2000, provavelmente se deliciou com as aventuras das irmãs Ana, Teresa e Helena (escrito Elena na versão original). Vibrantes e cheias de bom humor, as irmãs estavam sempre fazendo alguma travessura e por causa disto eram “castigadas” pela Bruxa Onilda, uma feiticeira rabugenta, mas que no fundo tinha um grande coração.

O corretivo da bruxa consistia em enviar as trigêmeas para alguma história fictícia, conto de fadas ou um período da História para se encontrar com uma personalidade importante e assim aprenderem uma lição. Somente depois de ajudarem os personagens é que as meninas tinham permissão de voltarem para sua realidade. Do contrário, ficariam presas nas histórias. No final, os planos da bruxa Onilda eram frustrados, já que as meninas conseguiam encontrar respostas para os problemas e resolver os casos de maneira muito astuta.

 

Abaixo você pode conferir Las Tres Mellizas em espanhol e matar um pouquinho a saudade das trigêmeas mais queridas do mundo!

 

 

Talvez você se interesse: Festival dos Pátios de Córdoba

 

David, o Gnomo

Este é um desenho mais antigo, mas que carrega grandes ensinamentos com ele. “David, O Gnomo” foi criado por Claudio Biern Boyd em 1985, sendo embasado na série de livros infantis “O livro secreto dos gnomos” escrito por Wil Huygen e ilustrado por Rien Poortvliet.

A história acompanha David, um alegre e dedicado gnomo de 399 anos que atua como médico e veterinário, curando tanto animais quanto outros gnomos que pedem por sua ajuda. Para isso, conta com o apoio da raposa Swift que responde ao seu chamado com apenas um assobio e o leva para onde for com rapidez. Mora em uma toca embaixo de uma grande árvore com a esposa Lisa, responsável pelas tarefas do lar, e com um casal de camundongos.

Entre seus principais antagonistas estão os trolls, criaturas desajeitadas que constantemente procuram atazanar os gnomos. No entanto, para além deles, e talvez seja esse um dos pontos mais interessantes do desenho, outro antagonista muito frequente em “David, o Gnomo” são os próprios seres humanos ou, melhor dizendo, sua ganância. Assim, os episódios costumam tratar sobre temas muito importantes como preservação ambiental, combate à poluição e respeito à natureza. De fato, durante a abertura do desenho, há uma mensagem que diz:

 

“Esta serie está inspirada en la propria naturaleza y ella es en realidad la principal protagonista”

 

Abaixo você pode assistir a um episódio completo de “David, o Gnomo” em espanhol. No Brasil, ele era transmitido pelo SBT.

 

 

Pocoyo

Assim como no caso das trigêmeas, Pocoyo é um desenho bem mais famoso e que ganhou admiradores ao redor de todo mundo. Com uma proposta simples, mas muito eficaz, suas histórias são direcionadas principalmente para a primeira infância e trata de questões relevantes para o universo infantil como amizade, respeito e brincadeiras bem como aprender a dividir e a trabalhar em equipe. Foi criado em 2005 por David Cantolla, Luis Gallego e Guillermo García Carsi. Atualmente tem quatro temporadas além de também possuir curtas-metragens, videogames e episódios especiais, sendo possível encontrar vários deles no Youtube.

Na história, o personagem-título Pocoyo (ou Pocoyó em espanhol) é um garotinho de 4 anos que usa vestes azuis e tem como melhor amigo Pato. Juntos, eles experenciam grandes aventuras ao lado de outros membros da turma como a elefante Elly, a garotinha Nina ou os pássaros Sonequita e Soninho (respectivamente Pajaroto e Pajarito em espanhol). Normalmente os episódios de Pocoyo acontecem em um cenário minimalista branco, embora isto possa mudar em alguns capítulos especiais.

Outra característica curiosa é que Pocoyo pouco fala. A interação entre os personagens é feita quase em sua totalidade pelos gestos, cabendo a um narrador onipresente conduzir a história.

 

Para aproveitar que estamos chegando perto do Natal, escolhemos para você ver a versão original de Pocoyó – Cuento de Navidad.

 

 

Veja também: Pocoyo: O desenho criado por um espanhol que conquista o coração das crianças

 

Sandra, a Detetive Encantada

Por fim, vamos falar de outro desenho pouco conhecido, embora tenha passado no Brasil pelo canal Gloob e esteja disponível pelos streamings da Apple TV e Amazon Prime. “Sandra, a Detetive Encantada” (ou “Sandra, Detective de Cuentos” em espanhol) foi criada por Myriam Ballesteros e teve sua primeira exibição nas telinhas da Espanha em 2009.

A história segue a rotina da protagonista, Sandra Occhiaperti, uma garota de 10 anos que substitui o avô no cargo de detetive no País dos Contos de Fadas. Sempre que alguém precisa de sua ajuda, Sandra é chamada por Fo, um pequeno elfo de 508 anos que já servia como detetive auxiliar para o tataravô da menina. Assim, ela é transportada a este mundo mágico, enquanto o tempo na sua realidade fica parado esperando-a regressar.

Com a ajuda de Fo, Sandra resolve grandes mistérios envolvendo os principais contos de fadas que mais amamos como o episódio abaixo em que a garota é levada até as histórias de “A Bela e a Fera” e “Branca de Neve e os Sete Anões”.

 

 

——————

 

E você, gostava de assistir a desenhos animados quando era criança? Quais eram os seus favoritos? Conhecia algum dos que falamos em nossa lista?

Esperamos que tenha gostado e sentido aquele gostinho bom de infância ao ler o texto de hoje. Nos vemos em um próximo post!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos