De volta à Idade Média: Fiesta de los Excoxuraos | Cultura Espanhola
Back

De volta à Idade Média: Fiesta de los Excoxuraos

Enquanto aqui no Brasil estamos em pleno inverno, a Espanha desfruta o seu verão com uma série de atividades ao ar livre. No Principado das Astúrias, e mais especificamente no município de Llanera, uma festa com ares medievais é realizada anualmente no primeiro fim de semana de julho e vem angariando grande notoriedade regional e nacional por conta de sua capacidade única de levar seus visitantes a uma viagem ao passado e ambientá-los em um cenário repleto de cavaleiros, bobos da corte, torneios, música típica e comida medieval.

Apesar de ser um evento relativamente recente, a Fiesta de los Excoxuraos (“excomungados” em asturiano) já ganhou os corações dos espanhóis bem como o reconhecimento de Festa de Interesse Turístico Regional.

Agora uma curiosidade. Você sabia que o acontecimento histórico responsável por inspirar esta comemoração é resultado de uma rebelião do povo contra um membro da Igreja Católica local que levou a um embate de 4 anos?

Quer saber mais sobre este relato incrível? Então siga conosco!

 

Confira também: Caminho de Santiago: história e curiosidades

 

O vilarejo dos excomungados

Tudo começou por volta de 1408. Na época, os moradores de Llanera se sentiam constantemente pisados pelos desmandos do então bispo de Oviedo, Guillén I de Monteverde, e seus representantes que eram enviados para abordar a população local em relação à cobrança de impostos.

Em um dado momento, os moradores decidiram se recusar a pagar por aqueles tributos que consideravam abusivos e, consequentemente, se revoltaram contra a autoridade do bispo.

Em um ato de repressão frente à “audácia” dos llanerenses, Guillén decretou severas punições, entre elas, a excomunhão de todo o vilarejo. Vale lembrar que durante a Idade Média a Igreja detinha um poder absoluto. Portanto, uma pena como esta representava um castigo vergonhoso.

Apesar disso, a população de Llanera se manteve firme em sua posição por quatro anos mesmo com as contínuas represálias vindas de Oviedo como, por exemplo, a proibição de se celebrar missas no vilarejo, o impedimento da população de receber bênçãos dos sacerdotes ou a recusa de que seus mortos pudessem ser enterrados dentro dos ritos católicos. Em suma, lhes foi negado o direito de exercer sua fé plenamente.

 

Caminho para a reconciliação

Este conflito só iria se solucionar a partir de 1412 com a morte de Guillén e a chegada de Diego Ramírez de Guzmán ao posto de bispo. Muito mais aberto que seu antecessor, Guzmán foi uma figura-chave para que o caminho da reconciliação fosse finalmente construído.

Os habitantes de Llanera, por sua vez, realizaram uma assembleia na qual decidiram que retornariam sua obediência ao recém-empossado líder eclesiástico com a garantia de que as punições, incluindo a excomunhão, fossem revogadas. Para tal, um emissário do vilarejo, Juan Fernández, viajou até Oviedo para tratar estes termos com o novo bispo.

De volta à Idade Média: Fiesta de los Excoxuraos

Ricardo Cruz via Unsplash

Na ocasião, Guzmán deixou clara a obrigatoriedade de retorno ao pagamento dos impostos, mas concordou com a retirada das penalidades bem como se comprometeu sob juramento a respeitar as liberdades e costumes dos llanerenses. No entanto, algo a mais ainda deveria ser executado.

Para que o perdão fosse oficialmente efetivado, Guzmán determinou que 30 homens bons fossem escolhidos entre a população local e que eles marchassem até a catedral de San Salvador de Oviedo descalços e vestidos apenas com sacos como uma forma de penitência.

A romaria se realizou e então o vilarejo pode, enfim, voltar à normalidade.

 

Veja também: Festival dos Pátios de Córdoba

 

Como nasceu a Fiesta de los Exconxuraos?

Séculos se passaram e este caso do povo de Llanera contra as autoridades religiosas de Oviedo permaneceu presente apenas nos registros históricos.

Entretanto, nos primeiros anos do século XXI alguns membros da comunidade local tiveram a ideia de recriar este evento como uma forma de lembrar a resistência do povo do vilarejo ao mesmo tempo que serviria como um atração turística original e poderia unir os habitantes de Llanera em torno de um acontecimento histórico de sua cidade.

De volta à Idade Média: Fiesta de los Excoxuraos

Paul Alnet via Unsplash

O evento alcançou um sucesso imediato logo nos seus primeiros anos, fazendo com que em 2010 ele já recebesse o título de Fiesta de Interés Turístico Regional. Além disso, para evitar cair na mesma data que outras festividades da região, foi estabelecido que a Fiesta de los Exconxuraos sempre seria celebrada no primeiro fim de semana de julho.

Em 2022, o festejo pode retornar ao calendário da cidade após uma pausa de dois anos por conta da pandemia.

 

Principais atrações

As atrações deste festival são muito variadas, mas uma coisa é certa: os visitantes definitivamente se sentirão transportados de volta aos tempos medievais.

Durante três dias (atualmente a festa já começa no final da sexta-feira), o recinto de feiras de Llanera recebe uma roupagem ímpar de bandeiras, estandartes e barracas de artesanato ao estilo medieval. Assistentes e até mesmo alguns locais participam das atividades com as roupas típicas da Idade Média, enquanto a música característica do período se espalha pelo ambiente e diversas apresentações podem ser apreciadas desde bobos da corte fazendo malabarismo, números com fogo e até shows de falcoaria.

De volta à Idade Média: Fiesta de los Excoxuraos

Casper Johansson via Unsplash

De toda a programação, com certeza a cereja do bolo é o jantar medieval que acontece aos sábados e reúne mais de 1.000 convidados para saborear um baquete farto neste espaço que se assemelha a um pátio de armas. Em seguida, os participantes podem presenciar de perto um combate entre cavaleiros bem ao estilo dos romances de cavalaria.

A Fiesta de los Exconxuraos conta ainda com outros espetáculos muito interessantes como torneios, justas, peças teatrais e, claro, a “peregrinação dos excomungados” feita por cidadãos de Llanera que reproduzem a famosa travessia de seus antepassados, a qual se tornou a origem para a comemoração.

 

Sugestão: Guia do intercambista: bolsas de estudo

 

Fascinante, não é mesmo? Para os amantes de história, a Fiesta de los Excoxuraos é um prato cheio de experiências e emoções que precisam ser vivenciadas pelo menos uma vez na vida.

Quer dar uma espiadinha e conferir com seus próprios olhos como essa festa extraordinária parece? Então confira o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=8hS4M3-eLYQ&ab_channel=ElFielatoyElNora

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje. Nos vemos em um próximo!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos