Guia do intercambista: bolsas de estudo | Cultura Espanhola
Back

Guia do intercambista: bolsas de estudo

Assim como temos comentado ao longo dessa série no blog da Cultura Espanhola, intercâmbio é uma oportunidade maravilhosa que todos deveriam ter a chance de experienciar uma vez na vida. Contudo, é um fato que também se trata de um investimento bem grande e, infelizmente, às vezes se torna financeiramente inviável cobrir a totalidade dos custos.

Por sorte, atualmente existem diversas organizações, incluindo na Espanha, que em épocas específicas do ano abrem chamadas para bolsas de estudos para aqueles que desejam viver uma experiência de intercâmbio, principalmente para a modalidade que envolve o ensino superior. Aliás, muitas universidades têm o seu próprio programa interno de auxílio a estudantes estrangeiros, então é mais uma opção que vale a pena ficar de olho.

Seja como for, aqueles que desejam solicitar uma beca de estudios precisam se organizar para iniciar o processo com antecedência, já que a concorrência é alta.

Tendo isto em mente, fique com a gente, pois no post de hoje vamos trazer para você 5 opções de bolsas de estudo para brasileiros que querem estudar na Espanha.

 

Sugestão: Guia do intercambista: soft skills

 

Fundação Carolina

Criada em setembro de 2000 pelo Conselho de Ministros da Espanha, a Fundação Carolina (FC) tem como intuito principal estreitar e promover laços culturais, educacionais e científicos entre a Espanha e os países pertencentes à Comunidade Ibero-americana de Nações, da qual o Brasil também faz parte.

Há alguns anos, a fundação articula suas atividades em torno da Agenda 2030 que trata dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, sua oferta de bolsas de estudo tanto para formação acadêmica quanto pesquisa englobam todos os temas relacionados a esta agenda, abrindo, portanto, oportunidade para estudantes de vários campos do conhecimento como Biologia, Política, Sociologia, Direito, entre outros.

Os processos seletivos acontecem uma vez por ano e para o ciclo 2023-2024 serão disponibilizadas 613 bolsas divididas nas categorias pós-graduação, doutorado, mobilidade de professores, estudos institucionais e renovações das bolsas de doutorado.

 

Fundação “La Caixa”

Com mais de um século de existência, a Fundação “La Caixa” foi criada em 1904 na Catalunha e hoje se figura entre uma das mais importantes organizações ao redor do mundo em termos de investimento social. Sua linha de atuação é extensa e compreende desde o financiamento de projetos sociais para o auxílio de pessoas em situação de pobreza, acompanhamento de idosos, apoio de programas educativos até projetos de cooperação internacional.

Guia do intercambista: bolsas de estudo

Dorian D1 via Unsplash

Na área da educação, fornece 50 bolsas para graduação em universidades públicas espanholas. A convocatória se dá em uma base anual e a bolsa abrange não somente o auxílio financeiro ao longo da formação acadêmica, mas também cursos de idiomas, programa de orientação acadêmica, doação única para ajuda com a mudança bem como um programa de formação em habilidades transversais.

 

MAEC-AECID

Uma outra opção disponível é o Becas MAEC-AECID para estrangeiros, auxílio financeiro providenciado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), uma entidade vinculada ao Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação (MAEC).

Em atividade há mais de 70 anos, o processo seletivo do MAEC-AECID é aberto anualmente e distribui bolsas para todas as áreas do conhecimento, sendo algumas convocatórias para cursos específicos enquanto outras são gerais para algum nível do ensino superior como mestrado ou doutorado. Importante mencionar que normalmente as bolsas são direcionadas para estudos de pós-graduação.

No que se refere à cobertura, as bolsas fornecem uma ajuda mensal aos estudantes de modo que eles possam utilizá-la para gastos com moradia, sustento e seguro médico (despesas farmacêuticas não incluídas).

 

Veja também: As melhores cidades da Espanha para intercambistas

 

Bolsas Santander

O banco espanhol Santander realiza há mais de 25 anos o seu programa de bolsas de estudos e atualmente está entre as maiores iniciativas do tipo desenvolvida por uma empresa privada.

Dividido em vários grupos como bolsas de idiomas, estágios, estudos e pesquisa, o auxílio para estudantes que queiram fazer um intercâmbio na Espanha é vasto e apresenta convocatórias regulares para universidades espanholas renomadas como Salamanca, Autônoma de Madrid e La Rioja. Os processos seletivos são abertos ao longo do ano e se direcionam para um público amplo desde estudantes de graduação até pós-graduação.

Um diferencial deste programa é que, além das instituições de ensino superior espanholas, o Bolsas Santander também tem parcerias com outras universidades de peso internacional como Coimbra em Portugal e Newcastle no Reino Unido, sendo, portanto, mais opções de destinos aos estudantes.

 

Universidade de Salamanca

Por fim, como tínhamos comentado no começo do texto, algumas universidades desenvolvem programas internos de bolsa de estudos e este é o caso da Universidade de Salamanca, a mais antiga instituição de ensino superior da Espanha em atividade desde 1218.

Contando com uma parceria com o Santander, a instituição disponibiliza bolsas para todos os níveis de ensino superior, isto é, graduação, mestrado e doutorado bem como para diferentes áreas do conhecimento como engenharia, ciências sociais, ciências da saúde, humanidades e artes.

Guia do intercambista: bolsas de estudoVictoria Rachitzky via Wikimedia Commons

Focando no corpo discente latino-americano, a universidade oferece um auxílio financeiro que é renovado anualmente a depender da aprovação dos estudantes nos créditos universitários. Além disso, a bolsa também abarca o alojamento e ajuda de custo para o sustento dos universitários.

————————

 

Recomendação: Guia para intercambistas: Documentação necessária

 

Ao longo do post citamos cinco opções interessantes de bolsas de estudo para a Espanha, mas a verdade é que o país oferece uma variedade de auxílios estudantis nos mais diversos formatos.

Uma boa estratégia para saber quais são os mais adequados para o seu caso é entrar nos sites oficiais das universidades do seu interesse, pois lá certamente haverá uma relação das becas disponíveis aos estudantes internacionais e os seus pré-requisitos.

Outra sugestão é acompanhar os sites e redes sociais das instituições listadas neste post bem como de órgãos governamentais ligados à educação para ficar sempre por dentro de qualquer informação relevante que eles publiquem sobre o tema.

Esperamos que tenha gostado do texto de hoje e que te ajude na organização do seu futuro intercâmbio. Nos vemos em um próximo post!

 

¡Saludos!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos