As 10 praias mais deslumbrantes da América Latina | Cultura Espanhola
Back

As 10 praias mais deslumbrantes da América Latina

Hora de fazer as malas e conhecer estas maravilhas!

 

¡Hola, mi gente! ¿Cómo están?

 

Seguindo com a nossa série de textos sobre o verão, o texto de hoje traz novamente um assunto muito buscado nesta época do ano: praia! Desta vez, vamos dar uma espiadinha em nossos vizinhos e conhecer alguns dos exemplares mais incríveis da América Latina.

Assim como aconteceu com o post sobre as praias da Espanha (se você ainda não leu, dá uma olhadinha aqui), a seleção que fizemos é baseada em rankings de empresas renomadas como a National Geographic, BBC e Minube. Como sabemos, as praias brasileiras estão frequentemente entre as favoritas, mas para este post decidimos focar apenas nos lugares da América hispânica.

Por isso, sente, relaxe e aproveite a paisagem estonteante destes paraísos latino-americanos!

 

Veja também: Conheça Santiago de Chile – saiba o que fazer na cidade

 

  1. Playa Anakena (Chile)

Você é um amante de história? Já imaginou que fantástico seria combinar um cenário de monumentos centenários com uma natureza de encher os olhos? Pois saiba que na Ilha de Páscoa, localizada a mais de 3.000 km de Santiago do Chile, isto é possível.

Lar da civilização Rapa Nui, construtores das imponentes estátuas conhecidas como Moai, você pode aproveitar seu passeio e fazer uma visita à praia de Anakena. Graças ao interesse turístico em torno da ilha, a região conta com serviços de acomodação e alimentação, além de atividades como natação e mergulho. Tudo isto sob a vista vigilante dos gigantes de pedra.

 

  1. Playa Manzanillo (Colômbia)

Ainda na América do Sul, vamos um pouco mais ao norte conhecer o encantador caribe colombiano. Quando se pensa nesta parte do globo, normalmente é a ilha de San Andrés que ocupa o radar dos turistas. Porém, a ilha Providencia, pertencente ao mesmo arquipélago, guarda joias igualmente maravilhosas.

Dentre elas, a praia de Manzanillo se apresenta como um espetáculo à parte. Com águas em diferentes tons de azul que se intercalam com o branco da areia fina, a localização está afastada dos grandes centros urbanos, o que a torna um refúgio perfeito para recarregar as baterias.

Aproveite também para conhecer outros pontos do arquipélago como o seu recife de coral!

 

  1. Playa Manuel Antonio (Costa Rica)
As 10 praias mais deslumbrantes da América Latina

Vincent Branciforti via Unsplash

A Costa Rica se tornou nos últimos tempos um dos queridinhos quando o assunto é litoral. Em particular, o Parque Nacional Manuel Antonio é um dos mais visitados por sua exuberância.

Distante uns 100 km da capital costa-riquenha e já na região do Pacífico, o santuário é casa para centenas de espécies entre aves, mamíferos e peixes. Neste espaço privilegiado, a praia Manuel Antonio é considerada a mais linda de todas. Consequentemente, é a que atrai mais turistas.

De qualquer modo, suas águas mornas são um agradável convite para um banho relaxante, além de ser uma área muito popular para praticar snorkel. A infraestrutura do parque também é muito boa, contando com apoio a turistas em toda sua extensão.

 

  1. Paraiso e Sirena, Cayo Largo (Cuba)

De todos os seus atrativos, as suas pérolas são definitivamente as praias Paraiso e Sirena. Enquanto a primeira ocupou em 2017 o quarto lugar das praias mais lindas do mundo segundo o Trip Advisor, a segunda oferece o passeio do delfinário, adorável interação com os golfinhos da ilha que são muito gentis com os visitantes.

Normalmente, a estadia em Cayo Largo está inclusa em um grande pacote de viagem que compreende também translado entre os aeroportos. Por outro lado, não há transporte público na ilha que se interliga graças aos taxis que funcionam 24 horas por dia.

 

  1. Bahía Oeste, Isla Roatán (Honduras)

Quando a pauta é beleza caribenha, Honduras também cumpre bem o seu papel. A ilha de Roatán, em especial, é um tesouro nacional e motivo de orgulho para os hondurenhos.

Pertencente ao arquipélago das Islas de la Bahía, Roatán é a maior e mais conhecida entre os turistas, equipada para atender a todos os gostos. Assim, se você deseja tirar um tempo apenas para relaxar no mar azul-turquesa ou quer aproveitar a vida noturna com tudo que tem direito, achará ambas as opções na ilha.

No que se refere às praias, as mais bonitas (e concorridas) estão na West Bay (Bahía Oeste). Lá, também existe um leque de passeios e esportes aquáticos para praticar como mergulho, snorkel e parasailing.

 

Sugestão: Drinks latinos para o verão

 

  1. Playa de las Ruinas (México)

Não pense que é só no Chile que você pode aliar história e natureza, pois na cidade mexicana de Tulum, ao sul da Riviera Maia, você se sente como se estivesse voltando no tempo.

Parte da península de Yucatan, Tulum é famosa por ser o local com algumas das ruínas pré-colombianas mais bem preservadas do México. Admirar estas relíquias já seria um presente por si só, mas quando é possível juntá-las a uma paisagem de areia branca, mar azul e clima tropical, então é a fórmula de sucesso na certa.

Na playa de las Ruinas, você terá a chance de realizar esta experiência de vida única, misturando presente e passado em uma combinação espetacular.

 

  1. San Blas (Panamá)
As 10 praias mais deslumbrantes da América Latina

Niels van Altena via Unsplash

Sim, o Panamá também tem uma região caribenha para chamar de sua e que afortunadamente, para nós, se torna mais uma opção de passeio imperdível.

San Blas, oficialmente Guna Yala, é um arquipélago panamenho a um pouco mais de 100 km da Cidade do Panamá. Contando com 365 ilhas, ou seja, uma para cada dia do ano, San Blas é administrado de maneira semiautônoma pelo povo indígena Gula. Assim, esta é uma excelente forma de entrar em contato com a cultura originária local.

Existem diferentes opções de excursões desde um bate e volta ou alguns dias visitando a região. Difícil mesmo é escolher quais praias visitar nestas ilhas, pois todas são lindas! Contudo, se tivéssemos que fazer uma lista, as praias nas ilhas de El Porvenir, Dupir, Arridup e Kuanidup com certeza dividiriam o pódio.

 

  1. Playa Roja (Peru)

Esta praia pode não ter o mesmo glamour que as caribenhas, mas nem por isso deixa de ser deslumbrante, parecendo que saiu direto de um filme de ficção científica.

A praia Roja é uma legítima obra de arte da natureza e se encontra na Reserva Nacional de Paracas, uma área de proteção na região peruana de Ica. A característica mais marcante que a destaca dos demais litorais é, evidentemente, a coloração vermelha de sua areia.

Isto ocorre porque o solo onde as ondas do mar batem são compostas por um mineral que contém magma solidificado. Assim, o processo contínuo de erosão resulta na tonalidade avermelhada.

Com certeza é um local que vale a pena visitar. Se o fizer, não esqueça de levar um casaco, pois lá venta muito e também lembre-se de que é preciso pagar uma pequena taxa de reserva para a entrada.

 

  1. Playa Bonita (República Dominicana)
As 10 praias mais deslumbrantes da América Latina

Daniel Bernal via Unsplash

Como o próprio nome sugere, a beleza desta praia está fora de discussão.

A praia Bonita comporta todos os elementos necessários de um idealizado cartão-postal dos trópicos: palmeiras balançando com a brisa suave, areia fina que afunda com o toque dos pés e ao fundo um mar salpicado por diferentes matizes de azul.

Devido ao número de pessoas que a procuram, o local está equipado com diversos serviços para turistas como hotéis e restaurantes. Além disso, suas águas vão agradar a todos os banhistas, já que sua parte oeste é mais calma e própria para nadar enquanto no extremo leste há ondas em que é possível realizar atividades mais radicais como o surfe.

 

  1. Cayo Sombrero (Venezuela)

Finalizando a nossa lista com o belíssimo Cayo Sombrero na Venezuela. Pertencente ao Parque Nacional de Morrokoy a oeste do país, ela é uma das ilhas mais populares da região, cuja paisagem idílica encanta os olhos de todos.

A ilha possui duas longas praias, o que se torna uma grande vantagem, pois mesmo em dias cheios ainda é possível encontrar um bom lugar para se alojar, aproveitando o mar para nadar e praticar snorkel. Além disso, o lugar conta com pequenos restaurantes e alguns serviços para atender aos turistas.

 

———————-

Uma mais linda que a outra, não é mesmo? Por aqui já começamos a dar uma fuçada nas passagens aéreas!

E você, qual foi a sua preferida? Depois nos conte mais. Nos vemos em um próximo post!

 

¡Saludos!

 

Leia também: Os gatos de Alhambra

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos