Torta de Santiago, uma receita típica da Galícia | Cultura Espanhola
Back

Torta de Santiago, uma receita típica da Galícia

Esta é uma delícia de sobremesa típica da capital galega, Santiago de Compostela, que tem como principais ingredientes a amêndoa e os ovos.
Pouco se sabe sobre o consumo de amêndoas na Galícia durante a Idade Média, época da possível criação do doce, mas se pode afirmar que pela escassez, era um produto para poucos.

A primeira notícia que se tem, data de 1577, durante a visita de Dom Pedro de Porto Carrero à Universidade de Santiago de Compostela, onde lhe foi servido a Torta Real. Não há certeza sobre o fato de ser ou não a mesma sobremesa, porém a receita em seus ingredientes e medidas são semelhantes. Já em 1838 foram feitos os primeiros registros da receita em anotações de Luis Bartolomé de Leybar, onde levava o nome de Tarta de Amêndoa. Já a característica Cruz de Santiago gravada na parte superior da torta é uma invenção moderna, de 1924.
Bom, deixemos de história um pouco e vamos à receita!

 

Ingredientes

Para a Massa
160g de farinha de trigo
90g de manteiga
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar

Recheio
3 ovos
Casca ralada de 1 limão
120g de açúcar
180g de farinha de amêndoas
30g de manteiga derretida
Para a Decoração
O molde da Cruz de Santiago
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.



Preparo

Massa
Misture os ingredientes da massa até que se torne uma massa lisa e homogênea. Reserve na geladeira por 30 minutos.
Estenda a massa numa fôrma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, sobre o fundo e laterais. Com um garfo, fure a massa em vários pontos. Reserve a massa dentro da fôrma.
Recheio
Misture o açúcar, a canela e as raspas de casca de limão. Acrescente os ovos a bata até ficar homogêneo. Feito isto, acrescente a farinha de amêndoas, reservando 2 colheres da farinha.
Finalização
Derrame o recheio sobre a torta e, peneirando, polvilhe as 2 colheres de farinha de amêndoa sobre o recheio ainda cru. Leve ao forno à 200°C por cerca de 40minutos ou até ficar dourado. Desenforme a torta depois de fria.
Decoração 
Recorte numa cartolina o molde da Cruz da Ordem de Santiago e coloque sobre a torta. Polvilhe açúcar de confeiteiro em volta e retire o molde

 

Para ajudar você a fazer esta receita, compartilhamos um vídeo que explica rapidamente como se faz uma Torta de Santiago.

 

Esperamos que você tenha gostado desta receita tipicamente galega. Quando fizer a torta para sua família, amigos ou até mesmo para devorá-la sozinho, diga para nós o que achou do sabor desta sobremesa nos comentários abaixo. Vamos adorar saber a sua opinião.

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues