Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas | Cultura Espanhola
Back

Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas

A Organização das Nações Unidas (ONU), organização internacional e intergovernamental formada em 1945, frequentemente elege datas comemorativas. O propósito por trás desta estratégia é tanto aumentar a conscientização sobre determinados assuntos que são relevantes para a comunidade internacional quanto relacioná-los com os objetivos da própria instituição, em especial, a promoção da paz e segurança internacionais.

Uma destas datas está justamente se aproximando e acontecerá no dia 23 de abril, também conhecido como “Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas”. Talvez você não saiba, mas o espanhol possui lugar de destaque na ONU, já que compõem o grupo das línguas oficiais da organização. Isto significa que, entre outras coisas, todos os documentos oficiais devem conter uma tradução em espanhol.

Porém, a influência do idioma vai muito além disso. Portanto, no post de hoje vamos falar um pouquinho sobre como esta data surgiu no âmbito da ONU bem como algumas manifestações culturais desta língua tão vibrante e que amamos tanto!

 

Talvez seja do seu interesse: Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

 

ONU e a diversidade linguística

Os motivos que embasam a criação do “Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas” remontam ao próprio início da organização. Tendo sido fundada após a 2ª Guerra Mundial e buscando evitar novos confrontos daquela mesma magnitude, a organização já advogava pelo diálogo entre os diferentes povos como um princípio basilar para garantir a paz e segurança à nível mundial.

Ao seguir esta linha de raciocínio, naturalmente se entendeu que a ONU não poderia se limitar a somente um idioma de comunicação. Desta forma, e tendo em mente que seria inviável abarcar todos os grupos linguísticos, optou-se por eleger um grupo de cinco línguas como sendo as oficiais da organização: inglês, francês, espanhol, mandarim e russo (o árabe só foi incluído em 1973).

Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas

Jon Tyson via Unsplash

Evidentemente, a escolha também se respaldou em um componente político já que os idiomas dos Estados vencedores do último conflito mundial foram alguns dos selecionados. Entretanto, não se pode negar a importância do fator populacional tal qual no caso de idiomas como mandarim e espanhol que juntos ocupam respectivamente a primeira e segunda posição dos idiomas mais falados no mundo (considerando apenas os falantes nativos).

 

Criação da data

Tendo em vista o interesse crescente em promover o multilinguismo dentro da própria organização, a ONU lançou em 2010 uma nova iniciativa chamada “Dia dos Idiomas” com o intuito central de celebrar a diversidade cultural bem como a história e simbolismo dos seus idiomas oficiais. Aos poucos, o sistema ONU também tem reconhecido datas de comemoração para outros idiomas como é o caso do português e swahili (o primeiro adotado pelo UNESCO em 2019, enquanto o segundo foi confirmado em 2022).

Especificamente no caso do espanhol, a primeira celebração em torno desta data ocorreu em 2010, porém não em abril e sim no dia 12 de outubro. Na época, a decisão se justificava porque este dia coincidia com as festividades em torno do “Dia da Hispanidade”.

Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas

Presidencia de la República Mexicana via Wikimedia Commons

Contudo, em 2019 a homenagem foi reposicionada para 23 de abril, mesmo dia em que se celebra o “Dia do Idioma Inglês nas Nações Unidas”. A mudança aconteceu para lembrar a memória de dois ilustres escritores, o espanhol Miguel de Cervantes e o inglês William Shakespeare, os quais morreram em datas bem próximas (22 e 23 de abril respectivamente).

Ao longo das celebrações do dia, uma série de eventos para exaltar os idiomas são realizados como palestras, leitura pública de obras famosas, exposições de arte e exibições de filmes. No caso do espanhol, as cerimônias são rotineiramente organizadas pelo Grupo de Amigos del Español, reunião dos 20 Estados-membro da ONU que tem o espanhol como seu idioma oficial e buscam tanto promover quanto difundir este idioma dentro da organização.

 

Sugestão: Frida Kahlo: vida e obra do ícone mexicano

 

As manifestações culturais da língua espanhola

As celebrações em honra ao dia do espanhol na ONU são vastas e isto prova como este idioma é muito mais do que simplesmente “a língua falada na Espanha e na maioria da América Latina”.

O espanhol é um idioma com uma história fascinante, mas ao mesmo tempo vivo e em constante evolução. Pensando nisso, separamos para você alguns exemplos das diferentes manifestações artísticas em torno do espanhol, responsáveis por trazer a cada dia mais riqueza para o idioma.

Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas

Manifestações culturais da língua espanhola – Literatura – Real Academia Española via Wikimedia Commons

 

Literatura

Impossível pensar no impacto do idioma espanhol no mundo sem lembrar do já mencionado Miguel de Cervantes e seu magnum opus: Dom Quixote, um dos livros mais lidos do mundo e já adaptado para livro infantil, peça de teatro, musical, espetáculo de ballet, etc.

A narrativa envolve principalmente uma sátira para com os romances de cavalaria, porém também guarda dentro de si uma filosofia de vida muito profunda como exemplificado no trecho abaixo:

 

“La libertad, Sancho, es uno de los más preciosos dones que a los hombres dieron los cielos; con ella no pueden igualarse los tesoros que encierra la tierra ni el mar encubre; por la libertad, así como por la honra, se puede y debe aventurar la vida, y, por el contrario, el cautiverio es el mayor mal que puede venir a los hombres”

(Miguel de Cervantes, Don Quijote, capítulo LVIII)

 

Música

O terreno da música é outro largamente influenciado pelo idioma espanhol. Desde ritmos mais tradicionais como flamenco e tango até o moderno reggaeton, a música hispânica coleciona admiradores em todos os continentes que se apaixonam pela beleza de suas obras.

Aqui, resolvemos trazer como exemplo “La tortura”, pop latino da cantora colombiana Shakira em colaboração com o espanhol Alejandro Sanz que nesse ano completou 18 anos.

 

Cinema

Por fim, o cinema hispânico também é um meio excelente para você aprender o idioma ao mesmo tempo que aproveita uma variedade de produções de alta qualidade que com certeza irão atender a todos os gostos.

Tanto os filmes espanhóis quanto os latino-americanos vêm ganhando espaço nas premiações internacionais e por isso vale a pena conferir o que os artistas hispânicos têm desenvolvido no universo da sétima arte.

Nossa dica para você hoje é o filme argentino “Relatos Selvagens” (2014). Além de uma história interessante e muito aclamada, você poderá conferir em mais detalhes um dos grandes encantos da língua espanhola: sua diversidade regional, já que o característico sotaque argentino traz diferenças substanciais do modo que se fala, por exemplo, na Espanha.

Assim, essa é uma forma perfeita de combinar entretenimento e conhecimento!

 

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e que ele tenha despertado em você uma vontade ainda maior por aprender este idioma belo, dinâmico e tão importante para as relações internacionais como é o espanhol. Até uma próxima!

 

¡Abrazos!

 

Veja também: Picasso: curiosidades por trás do gênio

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos