Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha | Cultura Espanhola
Back

Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

Estamos na Semana Santa, um dos períodos mais importantes para os cristãos, já que este é o momento dedicado a celebrar a paixão e ressureição de Jesus Cristo. A Espanha, em particular, se transforma nessa época do ano, brindando sua população bem como turistas estrangeiros com uma experiência transcendental ao som de sinos, aroma de incensos e adornos deslumbrantes.

Por causa disso, no post de hoje resolvemos falar um pouco mais sobre como o país recepciona a Semana Santa e o que faz esta celebração ser tão única por lá.

 

Veja também:  Dia de Reis na Espanha

 

Origens

As raízes das solenidades que vemos hoje datam das comemorações realizadas na Idade Média pelas primeiras confrarias (cofradías) e irmandades (hermandades), agremiações de auxílio mútuo entre seus membros que passaram a ter o desejo de fazer parte das atividades do período, inclusive elegendo um santo patrono/ uma santa patrona.

Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

Edmundo Sáez via Wikimedia Commons

Inicialmente, eram performadas encenações das passagens bíblicas dentro ou nas entradas das igrejas, servindo até mesmo com um fundo educativo, já que as missas medievais eram em latim e difíceis de serem compreendidas pela população. Por outro lado, havia a crença de que o castigo físico, tal qual sofrido por Jesus, poderia “pagar pelos pecados cometidos”. Assim, cenas de autoflagelação também eram comuns entre os intérpretes.

Com o tempo, os atores foram sendo paulatinamente substituídos por estátuas sacras (notadamente em estilo barroco) e as procissões tomaram conta das festividades, permitindo que os fiéis pudessem expressar sua crença mais ativamente. Ademais, esta mudança está muito associada com o contexto de contrarreforma da Igreja Católica às transformações pregadas por Martinho Lutero e como uma maneira de enaltecer a fé católica na sociedade. Já a prática da automutilação só foi proibida pelo rei Carlos III no século XVIII.

 

A cada dia, uma celebração

Você sabia que cada dia da Semana Santa na Espanha leva um nome especial? E para cada dia, celebrações são organizadas referente a determinado acontecimento bíblico.

Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

Javier Marco y Ricardo Marí via Wikimedia Commons

Devido à quantidade de eventos, não à toa este é um período de férias no país, sendo que na maioria das comunidades autônomas a semana inteira é deixada livre. Os nomes de cada um dos dias bem como seu significado são:

 

  • Domingo de Ramos: entrada de Jesus em Jerusalém que é recebido pelos seus habitantes com ramos de oliveira
  • Lunes Santo: Jesus expulsa os mercadores do templo. Unção de Maria, irmã de Lázaro
  • Martes Santo: Jesus antecipa a traição de Judas Iscariotes e a negação de Pedro
  • Miércoles Santo: Judas Iscariotes trai Jesus por 30 moedas de prata
  • Jueves Santo: Início do tríduo pascual com o Lava-pés, a Santa Ceia e a oração de Jesus no Getsêmani
  • Viernes Santo: um dos dias mais importantes, pois retrata a Paixão de Jesus Cristo com sua prisão, flagelo, morte na cruz e sepultamento
  • Sábado Santo / Sábado de Gloria: a solidão de Maria e a vigília pascal
  • Domingo de Pascua / Domingo de Resurrección: o apogeu da Semana Santa com a ressureição de Jesus Cristo

 

Tradições

 

Confrarias, tronos e procissões

Sendo uma das festas mais tradicionais da Espanha, a Semana Santa é recheada de significados e legados que gozam de séculos de existência.

Uma das principais tradições são as já mencionadas cofradías e hermandades responsáveis pelas procissões em todas as cidades e pueblos da Espanha. Apesar das mudanças em suas estruturas ao longo da história, as confrarias e irmandades continuam sendo muito respeitadas pela comunidade e se engajam ao longo do ano em diversos projetos sociais.

Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

El Pantera via Wikimedia Commons

Durante a Semana Santa, é responsabilidade das confrarias/irmandades organizarem as procissões, saindo de suas respectivas sedes e caminhando pelas ruas das cidades até chegarem a pelo menos uma igreja, movimento esse que é conhecido como estación de penitencia. As procissões variam tanto em duração (algumas mais curtas e outras levando várias horas) quanto em período do dia, podendo acontecer de manhã, tarde, noite ou até mesmo na madrugada.

Atualmente, as imagens sacras são levadas em imponentes andores (tronos ou pasos) feitos de madeira ou metal, ricamente adornados por trabalhos de ourivesaria e marcenaria bem como com flores e/ou velas. É costume que cada confraria/irmandade tenha dois tronos: um representando uma passagem da Paixão de Cristo e outro a Virgem Maria.

 

Sugestão: Picasso: curiosidades por trás do gênio

 

Costaleros e Nazarenos

Para serem carregados, os tronos/pasos são apoiados em vigas de madeira as quais, por sua vez, são sustentadas pelos ombros dos costaleros (também chamados de cargador, portador ou hombre de trono). Vale mencionar que alguns andores são tão altos que os costaleros chegam a sair da sede de suas confrarias de joelhos!

Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

Michal Osmenda via Wikimedia Commons

Além deles, o cortejo também conta com os Nazarenos que talvez sejam uma das figuras mais identificáveis da Semana Santa. Eles são confrades que vêm à frente dos tronos usando túnicas, capas e o capirote (gorro em formato de cone que cobre todo o rosto). Ao contrário do que possa parecer a primeiro momento, os capirotes não têm nenhuma relação com a vestimenta usada por grupos supremacistas brancos nos EUA que, infelizmente, usurparam e distorceram o significado desta roupa para suas atividades criminosas.

No caso da Semana Santa espanhola, o capirote inicialmente foi usado durante a Inquisição do século XV, mas desde que foi adotado pelas confrarias no século XVII está muito mais ligado à ideia de penitência. Além disso, as cores das roupas dos Nazarenos variam a depender de sua confraria, podendo ser preto, branco, azul, roxo, vermelho e até dourado. A escolha das cores também não é mera aleatoriedade, pois está de acordo com as cores próprias dos ritos litúrgicos católicos.

 

Bandas e saetas

Outra tradição que não pode faltar são as bandas que entraram nas procissões a partir do século XIX e entoam suas marchas atrás dos tronos com especial destaque para os trompetes e tambores.

Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

Ángel Cachón via Wikimedia Commons

Na Andaluzia, especificamente, a presença das saetas é muito comum. A saeta é um típico canto religioso espanhol semelhante ao flamenco e que é entoado à capela pelos saeteros (normalmente sendo eles os próprios cantores de flamenco). É um cântico que carrega grande lamento e é direcionado às imagens de Cristo e/ou da Virgem Maria em reverência ao seu sofrimento.

Aliás, falando em Andaluzia, sabia que esta comunidade autônoma possui a Semana Santa mais famosa do país, sendo renomada inclusive internacionalmente? Várias das suas cidades estão classificadas como “Festa de Interesse Turístico Internacional”. Assim, vamos dar uma olhadinha em eventos imperdíveis em três destes locais:

 

 

A madrugada de Sevilha

A virada da Quinta para a Sexta-feira Santa marca o ponto alto da semana em Sevilha quando ocorrem algumas das procissões mais esperadas: la Macarena, la Esperanza de Triana, Cristo de los Gitanos e Jesús del Gran Poder.

Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

Sevilla Congress & Convention Bureau via Wikimedia Commons

Estas celebrações começam na noite de quinta e se estendem madrugada adentro motivo pelo qual recebe o nome de “Madrugá de Sevilla”. Nesta ocasião, as ruas ficam abarrotadas de fiéis que permanecem acordados a noite toda à espera dos cortejos.

 

Anistia e procissão do Exército em Málaga

Em Málaga, dois eventos são interessantes para estarem no radar. O primeiro é o ato de libertação de um preso feito pela confraria de Jesús El Rico, honraria concedia ao grupo pelo rei Carlos III no século XVIII e realizada todo Miércoles Santo.

Outra celebração carregada de emoção é a do Cristo de Mena preparada pelos Tercios de la Legión Don Juan de Austria da Legião Espanhola (força de elite do Exército espanhol) e que sempre atrai vários espectadores.

 

Música e silêncio em Granada

Na cidade de Granada, as comemorações da Semana Santa são igualmente preciosas e dividem-se entre músicas contagiantes e o silêncio absoluto. É que ao longo da noite do Miércoles Santo se realiza a procissão do Cristo de los Gitanos que inunda as ruas da cidade com cantos e palmas típicas do flamenco bem como com fogueiras em Sacromonte, algo que torna o espetáculo ainda mais cinematográfico.

Já no dia seguinte, Jueves Santo, ocorre justamente o oposto com a procissão do Cristo del Silencio. Nesta ocasião, as ruas ficam escuras sendo iluminadas somente pela luz das velas e os fiéis acompanham o cortejo em completo silêncio, o qual é quebrado somente pelo toque dos tambores.

Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha

Michal Osmenda via Wikimedia Commons

 

Bônus: Curiosidades da Semana Santa

Se você se interessou por esta festa tão especial, aqui vão outras curiosidades da Semana Santa da Espanha para atiçar ainda mais seu interesse:

 

  • A Real Cofradía de la Santa Caridad localizada em Toledo é a confraria mais antiga do país e existe desde 1085!
  •  O trono da Virgen de la Esperanza em Málaga é atualmente o maior exemplar da Semana Santa espanhola. Possui quase 6 metros de altura, tem varas de sustentação de aproximadamente 14 metros, além do manto da virgem que se estende por cerca de 7 metros de comprimento. Mais de 250 pessoas são necessárias para carregar este andor que pesa mais de 5 toneladas
  • Antonio Banderas também marca presença na celebração de Málaga. É possível ver o ator nas procissões dedicadas à María Santísima de Lágrimas y Favores
  • Antigamente, cofradías e hermandades significavam organizações diferentes. Enquanto os primeiros eram uma agremiação de representantes de um mesmo ofício, os segundos eram a união de pessoas vindas de diferentes origens e classes sociais. Hoje em dia, para além do nome não há diferenças práticas entre os dois
  • Em 2022, a Espanha recebeu no mês de abril aproximadamente 6 milhões de turistas estrangeiros. Embora não seja possível determinar o número exato, a Ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Reyes Maroto, afirmou que grande parte desta quantidade se deve às comemorações da Semana Santa

 

Bateu a vontade de ir também?
Então dá uma olhada no vídeo promocional que mostra um pouco da Semana Santa da Andaluzia:

 

 

———————-

Talvez te interesse: As melhores cidades da Espanha para intercambistas

 

Como se pode perceber, a Semana Santa da Espanha é cheia de tradições, simbologia e sentimento. Por isso, o que acha de viajar para lá nesta época do ano e explorar mais de seus tesouros?

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e nos vemos em um próximo!

 

¡Saludos!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos