Estamos em plena Olimpíada de Verão Paris 2024 e até esse momento já fomos presenteados com eventos épicos e competições emocionantes. Mundialmente, o Brasil ainda é chamado de “o país do futebol”, mas também é verdade que temos mostrado nosso talento em uma variedade de outros esportes como ginástica, skate, vôlei e judô. Você que estuda na Cultura Espanhola e está acompanhando os Jogos Olímpicos talvez esteja curioso também para saber mais sobre a performance da Espanha.
Pensando nisso, reunimos nesta lista quatro dos esportes mais populares na Espanha, seu histórico em Olimpíadas bem como um quadro geral da atuação do país até agora.
Sugestão: Relembrando as Olimpíadas de Barcelona
Futebol
Muito provavelmente esta opção estava na ponta da língua da maioria e este palpite não vem à toa. Afinal, já há alguns anos a Espanha tem se consolidado como uma potência no futebol tanto masculino quanto feminino e conta com resultados recentes muito animadores como a vitória da seleção masculina na Eurocopa de 2024 ou a conquista das mulheres que levantaram a taça da Copa do Mundo de 2023 pela primeira vez.
Além disso, o campeonato nacional espanhol “La Liga” é um dos mais assistidos em todo mundo e certamente bastante cobiçado por jogadores de diferentes nacionalidades que sonham em fazer carreira nos badalados times espanhóis como Real Madrid e Barcelona.
Nas Olimpíadas, o destaque até então vem do time masculino que conseguiu quatro medalhas, sendo três de prata (Antuérpia 1920, Sydney 2000 e Tóquio 2020) enquanto o ouro foi alcançado em casa nas Olimpíadas de Barcelona (1992). Em Paris 2024, ambas as equipes se qualificaram para participar do torneio e estão avançando a passos largos. Em 5 de agosto, os espanhóis venceram os marroquinos por 2 a 1 e estarão na grande final justamente com os anfitriões do evento. Já as mulheres irão disputar as semifinais no dia 6 com ninguém mais ninguém menos que a seleção brasileira! E aí, quais são as suas apostas para os próximos jogos?
Tênis
Outro esporte muito popular, o tênis é associado à Espanha na atualidade principalmente por causa de Rafael Nadal. No entanto, a trajetória do país com este esporte é bem mais longa e conta com uma série de tenistas talentosos.
Entre os homens, destacam-se nomes como Manuel Alonso de Areyzaga e Manuel Santana que foram os precursores do tênis no país, abrindo as portas para outras gerações que dominaram a cena do esporte na década de 1990 como Alex Corretja, Carlos Moyá, Juan Carlos Ferrero e Sergi Brugera, apelidados de “A Armada Espanhola”. Já entre as mulheres se sobressaem Arantxa Sánchez-Vicario, maior medalhista espanhola no tênis (2 pratas e 2 bronzes em Olimpíadas), e Conchita Martínez que fez dupla com Arantxa durante as duas edições do evento que participaram.
A partir do século XXI, a principal referência do tênis espanhol é definitivamente Rafael Nadal. Além de ser considerado um dos maiores tenistas da história mundial, até hoje ele é o único espanhol a ganhar dois ouros olímpicos no tênis (individual em Pequim 2008 e em dupla com Marc López no Rio 2016). Seguindo a tradição que já é esperada, a Espanha não ficou fora do pódio em Paris 2024, alcançando a prata com Carlos Alcaraz no individual masculino e bronze com a dupla feminina Cristina Bucsa e Sara Sorribes. Ao fazer isso, a Espanha chegou no marco atual de 15 medalhas olímpicas no tênis sendo 2 ouros, 8 pratas e 5 bronzes.
Veja também: Copa do Mundo FIFA: Curiosidades da Seleção Espanhola
Basquete
Dentre os esportes de equipe, o basquete chama a atenção e atrai o gosto dos espanhóis tanto quanto o futebol. De fato, não só o país produziu grandes expoentes deste esporte como os irmãos Pau e Marc Gasol e Fernando Martín, primeiro a ser chamado para integrar a NBA, como também tem se destacado internacionalmente como uma das melhores equipes do mundo por vários anos. Para se ter uma ideia, o time de basquete masculino ganhou em duas ocasiões a Copa do Mundo de Basquete (Japão 2006 e China 2019) bem como conquistou quatro campeonatos EuroBasket (2009, 2011, 2015 e 2022).
Nas Olimpíadas, a Espanha conta com 4 medalhas, sendo 3 de prata (Los Angeles 1984, Pequim 2008 e Londres 2012) e 1 de bronze (Rio 2016). Infelizmente, em Paris 2024 a equipe espanhola caiu para o Canadá e, portanto, está fora da disputa por medalhas.
Ciclismo
Este talvez não seja uma opção tão óbvia, mas o ciclismo na Espanha também é muito praticado seja a nível profissional ou amador. Além disso, o país é sede da Vuelta de España (Volta da Espanha), uma das principais competições internacionais de ciclismo que leva três semanas para ser completada e cujos competidores percorrem diferentes pontos do país até chegar à capital Madri.
Nas Olimpíadas, a Espanha também se faz presente nessa modalidade, já tendo trazido grandes alegrias ao país e conquistado 16 medalhas no total (5 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze). Por outro lado, em Paris 2024 acabou ficando fora do pódio.
Aproveite também para conferir: Seleção Feminina de Futebol da Espanha: História e curiosidades
Espanha no Quadro de Medalhas Paris 2024
E como anda a delegação espanhola nesses Jogos Olímpicos de 2024?
Bem, até nossa última observação no dia 5 de agosto, a Espanha se encontrava na 26ª posição do quadro geral de medalhas com 1 ouro (vela), 3 pratas (atletismo, tênis e basquete 3×3) e 5 bronzes (atletismo, tênis, boxe, canoagem e judô). Como falamos antes, ainda há alguns competidores espanhóis na disputa, mais notadamente as equipes masculina e feminina de futebol.
Será que antes de terminarem as competições a Espanha consegue mais medalhas? O que vocês acham?
Abaixo você pode conferir a entrevista com Diego Botín e Florian Tritter, medalhistas de ouro na vela 49er masculino:
——————
E você, sabia que estes são os esportes mais populares na Espanha? Tem acompanhado os Jogos Olímpicos de Paris? O que está achando deles?
Nos vemos em um próximo post!
¡Abrazos!