¿Hablas Español?

revista-veja-2

A empresa de recrutamento Michael Page fez uma pesquisa pra avaliar o castelhano de profissionais de várias áreas e tiveram uma surpresa, no mal sentido. Com um resultado nada bom, apontando que 57% dos executivos da diretoria não falam nada de espanhol. Entre os coordenadores, somente 34% possuem algo relevante do idioma, entre os níveis intermediário e fluente.

“Muitos brasileiros acham que sabem falar espanhol sem nunca ter se dedicado a aprender o idioma. E, na primeira viagem ao país vizinho ou para a Espanha, sobram pérolas como “Um sorbiete, por favor” e “Quiero pagar com cartón de crédito”. – Veja

Importância Global

Sob o ponto de vista corporativo, o idioma espanhol é estratégico tanto para multinacionais brasileiras como para as que pretendem expandir para ganhar mercado na América Latina. Olhando mais longe, o idioma segue forte tendência de extrapolar as fronteiras do Mercosul. “Com o crescimento da população latina nos Estados Unidos, uma locomotiva mundial, o idioma está a caminho de se tornar um dos mais importantes do mundo”, diz Sérgio Averbach, presidente da consultoria Korn/Ferry, especializada na formação de líderes.
 

Leia mais: O espanhol é o segundo idioma mais falado do mundo

 

Vantagens no bolso

O idioma estrangeiro é considerado um diferencial, pois ainda não é exigido, no seu currículo. “Nos cargos gerenciais, quem fala um segundo idioma ganha em torno de 15% mais do que o colega que não fala outra língua”, diz João Nunes, da Michael Page.
 

Quem deve correr para a sala de aula

Para profissionais de áreas técnicas (manufatura, pesquisa e desenvolvimento), o espanhol é mais que uma vantagem neste mercado concorrido: ele pode ser o impulso para a sua carreira. Líderes de empresas com filiais na América Latina também podem desenvolver a liderança com humildade quando falam com colaboradores de outros países em sua língua nativa.
 
revista-veja

Espanha x América Latina

Cada país possui suas peculiaridades linguísticas, mas isto não é desesperador, pois existe apenas cerca de 2% de diferença entre o castelhano e o espanhol falado nos demais países. A estrutura gramatical é a mesma, e quanto mais formal for a comunicação, menor é a diferença.
 

Terça e Quinta ou Sábado?

Duas aulas por semana de cerca de três horas é o ideal. Porém, para aqueles não tem esta disponibilidade de tempo, apenas uma aula por semana ou mais aulas de menor duração. Contudo as atividades não poderão estar somente atreladas à presença na sala de aula, sendo necessária uma imersão maior de leitura e audição no decorrer da semana.
 

Veja nossos cursos

 
spanish

Dicionário na mala

Um intercâmbio ou curso de menor duração no exterior acelera o processo de aprendizado pela imersão total na cultura e língua local. A dica dada é que se tenha ao menos o nível intermediário para aproveitar bem a experiência. Esta troca cultural é muito mais que somente linguística, mas também pode, com um tempo maior de permanência, dar boas lições sobre os costumes e modo de ver a vida daquele país ou região. Um exemplo que consta na Veja é de um executivo que liderou uma equipe na América Central e, após algum tempo, descobriu que seu espanhol era péssimo e que a ausência de críticas dos seus funcionários não era aprovação, já que eles não o compreendiam com facilidade, mas sim um costume daquele país de nunca criticar um superior. Um grande aprendizado.
 

Conheça nossos cursos no exterior: América Latina e Espanha.

 

Nada de parar pelo meio do caminho

Conforme o Quadro Europeu Comum e Referência para as Línguas, o qual define o grau de fluência em idiomas da Europa,  para alcançar o nível avançado, são necessárias entre 300 e 350 horas de curso. Seria algo em torno de 60 horas semestrais, o que daria cerca de 3 anos para falar sem dificuldades e com desenvoltura. Ainda, para fixar melhor, especialistas recomendam que sejam intercalados  semestres com intensivo e extensivo.


posts Relacionados

Falsos cognatos em espanhol
Falsos cognatos em espanhol

Aqui está a lista com 100 falsos cognatos, também conhecidos como falsos amigos,...

Os gatos de Alhambra
Os gatos de Alhambra

Neste post falaremos um pouco sobre um lugar da Espanha que chama muita...