Ilhas da Galícia – O paraíso natural espanhol | Cultura Espanhola
Back

Ilhas da Galícia – O paraíso natural espanhol

O Parque Nacional Marítimo Terrestre das Ilhas Atlânticas da Galícia, ou simplesmente Ilhas da Galícia, é conhecido por seus paredões rochosos e a abundante beleza natural que possui.  As ilhas foram oficializadas como parque em 13 de junho de 2002, contando com uma extensão de 1.200 hectares terrestres e 7.200 marítimos.

O parque é formado por quatro arquipélagos: Cortegada e Sálvora na ria de Arousa, Ons em frente a ria da Pontevedra e Cíes a fechar a ria de Vigo. Cada uma delas possui uma diversidade natural singular, rica de uma beleza exuberante que é vista em aves marinhas, penhascos, dunas,  animais terrestres e uma flora espetacular.

Vamos falar um pouco mais sobre as Ilhas que compõem o arquipélago a seguir.

 

Ilhas da Galícia – O paraíso natural espanholCíes

Antigo refúgio de piratas em forma de meia-lua, com águas cristalinas e tranquilas de areia fina e dourada, além de uma charmosa floresta de pinheiros. Desabitada e aberta aos turistas somente durante o verão, onde é possível desfrutar do paraíso natural sem pressa, sem trânsito, sem barulho. Você vai ouvir a água do mar, o vento e os animais somente. Indo até o farol é possível apreciar um espetáculo sem igual, a guinchada de milhares de gaivotas voando a seus pés.

São ao todo 3 Ilhas também conhecidas como dunas, onde duas delas são ligadas por uma passagem de areia fina e contemplam a água fria do mar azul turquesa.

Você pode fazer trilhas, observar de perto a fauna e a flora da região e andar de caiaque pelos lagos. Também é possível acampar na região, fazendo uma reserva antecipada.

Para visitar a ilha você precisa de uma autorização oficial, que consegue obter aqui: https://autorizacionillasatlanticas.xunta.gal/illasr/inicio

 

Ilhas da Galícia – O paraíso natural espanholOns

A ilha Ons tem uma irmã chamada Onza ou Onceta. Junto do Ilhéu das Freitosas, fecham a ria de Pontevedra. Atualmente, Ons é a única ilha do Parque Nacional que é povoada. O habitantes se dedicam a pesca, com destaque especial para a captura de polvos.

Um dos mais belos atrativos desta ilha são as grutas marinhas, já que a terra é propícia para que sejam formadas. Você pode visitar suas cinco praias que se chamam Melide, As Donas, Area de Cans, Canexol e Pereiró, além de fazer uma trilha até o farol, desfrutar de uma comida local deliciosa e praticar rapel no Buraco do Inferno – Um buraco em forma de poço onde se ouve o barulho do mar.

Como a ilha é habitada o ano todo, você pode se hospedar sem que seja necessário montar acampamento. Para visita-la, assim como o Cíes, você precisa solicitar uma licença oficial no site: https://autorizacionillasatlanticas.xunta.gal/illasr/inicio

 

Ilhas da Galícia – O paraíso natural espanholSálvora

Uma ilha carregada de história, com direito a conto de marinheiros e naufrágios de navios onde a passagem do homem deixou a tempo atrás belas construções preservadas de cunho religioso. É o destino ideal para quem gosta de praticar mergulhos emocionantes.

Apesar de sua beleza, é uma das ilhas mais desconhecidas da Espanha, e o motivo disso são as condições limitadas de turismo. Só é possível visitar a ilha através de uma visita guiada partindo de Vigo, em que você será levado para conhecer o farol, a fortaleza e capela.

 

Ilhas da Galícia – O paraíso natural espanholCortegada

Impossível falar de Cortegada sem falar de biodiversidade. Nela você encontra a maior floresta de loureiros da Península Ibérica, contendo exemplares que podem chegar a 12 metros de altura. Arvores centenárias, várias espécies de cogumelos e uma antiga aldeia abandonada e totalmente entregue a natureza.

Para visitá-la você pode contratar um guia na cidade de Vigo e explorar tudo que Cortegada tem para oferecer em um único dia, o que se torna ideal, uma vez que não é possível passar a noite na ilha.

 

 

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues