Noite dos tacos: aprenda a fazer em casa! | Cultura Espanhola
Back

Noite dos tacos: aprenda a fazer em casa!

No post passado, nós seguimos com a série dos hispanofalantes e exploramos um pouco mais sobre a riqueza e diversidade cultural do México. Hoje, continuaremos falando sobre nosso parceiro latino-americano, mas vamos nos focar em algo que talvez seja o que os brasileiros mais adoram sobre a cultura mexicana: sua espetacular gastronomia.

Repleta de cores e sabores, os restaurantes mexicanos explodiram em popularidade no Brasil há alguns anos atrás, pipocando nos quatro cantos do país e principalmente nas grandes cidades. Mesmo que hoje em dia essa febre tenha diminuído um pouco, a gastronomia mexicana ainda figura-se como uma das preferidas no catálogo das comidas estrangeiras. Porém, você não precisa se deslocar até um restaurante para apreciá-la, já que muitos pratos são perfeitamente viáveis de serem feitos em casa.

Uma destas opções são os tacos que, além de deliciosos, podem ser facilmente adaptáveis para atender ao gosto de cada um. Sendo assim, o que acha de reunir seus amigos para fazerem uma noite dos tacos? Não somente será um evento diferente e muito divertido, mas também será muito fácil de prepará-los como vamos mostrar na receita a seguir.

 

Veja também:  Baleadas: um prato com nome pra lá de inusitado

 

História e curiosidades

Antes de mostrarmos a receita, o que acha de conhecer um pouco da história e algumas curiosidades do prato para contar aos seus amigos durante a reunião?

Para começar, a origem dos tacos é muito antiga, remontando à época pré-colombiana do imperador Montezuma. De acordo com alguns estudiosos, os tacos atuais derivam de um tipo de panqueca de milho utilizada pelos nativos mexicanos que esquentavam-nas em pedras até que assumissem as formas similares que conhecemos. Depois de prontas, estas panquecas eram usadas como um “prato” para apoiar os outros alimentos como feijões e pimenta chili. Outra explicação é que os tacos tinham inicialmente a função de servir como uma espécie de “embalagem natural” em que as mulheres da civilização mexica utilizavam para enrolar a comida dos homens que iriam trabalhar no campo. Com a chegada dos espanhóis, os tacos foram aos poucos se adaptando e incorporando novos alimentos como a carne de boi ou porco.

Noite dos tacos: aprenda a fazer em casa!

Amie Watson via Unsplash

Aliás, este é um fator muito marcante dos tacos. Apesar de as tortillas de milho serem sua característica mais tradicional, os recheios são infinitos e podem ser mudados a depender do gosto de cada um. Por outro lado, é fato que algumas variações de tacos alçaram postos de grande popularidade como é o caso dos tacos al pastor, cuja preparação da carne se assemelha ao kebab e surgiu pela influência da imigração libanesa, bem como os tacos canasta, os quais têm como ingredientes primordiais os feijões e o chicharrón (torresmo).

Com o passar do tempo, o prestígio dos tacos rompeu barreiras e, embora seja um prato tipicamente mexicano, atualmente ele já faz parte do rol de comidas populares em todo mundo. Justamente por causa da sua notável importância, todo dia 31 de março é celebrado no México o Dia Nacional do Taco, comemoração esta que também acontece nos EUA no dia 4 de outubro.

 

Conteúdo relacionado: Como fazer Burritos

 

Receita de tacos al pastor

Noite dos tacos: aprenda a fazer em casa!

Jarritos Mexican Soda via Unsplash

Depois de conhecer esta interessante história, é hora de pôr a mão na massa e começar a fazer os tacos. Neste post, vamos trazer a receita de tacos al pastor de um jeito adaptado para que você possa fazer em casa.

De qualquer modo, reforçamos que é sempre possível mudar os ingredientes de acordo com o gosto pessoal bem como sua disponibilidade de tempo (por exemplo, usando carne moída já que seu preparo é mais rápido).

 

Ingredientes

 

– 12 tortillas de milho (é possível encontrar pacotes com tortillas já prontas principalmente nas grandes redes de supermercados)

– 1kg de carne de porco ou frango

– 3 pimentas chili

– 1 pimenta poblano ancho

– 2 pimentas chipotle

– 15g de pasta de achiote (molho feito de sementes de urucum moídas, parecido com o nosso colorau, juntamente a especiarias e tomates)

– 1 copo de suco de laranja

– ¼ copo de vinagre branco ou de maçã

– 4 cravos-da-índia

– Uma pitada de orégano

– 5 pimentas negras

– ¼ de cebola (para a marinada)

– ½ cebola (para finalização do refogado)

– 2 dentes de alho

– 1 pitada de cominho

– Meio pau de canela

– Sal a gosto

 

Para as guarnições:

– Tiras de abacaxi

– Limões taiti

– Cebola

– Coentro

 

Sugestão: Receita do Caldo Tlalpeño mexicano

 

Modo de preparo

 

– Primeiramente, deve-se preparar o molho que irá marinar a carne. Pegue as pimentas chili, poblano e chipotle, retire suas sementes e corte-as em alguns pedaços. Reserve-os à parte

– Em uma frigideira funda e já quente, coloque o suco de laranja para em seguida colocar a pasta de achiote (ou uma variação deste molho já preparado em casa). Quando a mistura estiver homogênea, adicione o vinagre, ¼ de cebola branca, 2 dentes de alho e as pimentas já cortadas. Adicione sal e deixe que a misture cozinhe por alguns minutos

– Pegue um liquidificador e coloque os cravos, cominho, orégano, as pimentas negras e a canela. Bata tudo até ficar em um aspecto de pó para logo em seguida incluir a mistura da frigideira juntamente a ¼ de copo de água. Misture tudo muito bem

– Uma vez terminado este processo, coloque o molho em um pirex retangular. Enquanto isso, pegue a carne escolhida, tempere-a com sal e coloque-a na molho, cuidado para que tudo fique bem marinado. Para que o sabor seja mais evidente, sugere-se que este procedimento seja feito um dia antes de modo que a carne possa descansar uma noite na geladeira

– Passado este tempo, pegue uma frigideira, ponha azeite e coloque no fogo alto. Em seguida, vá pondo as carnes aos poucos na frigideira para que refogue. Terminado o processo, retire as carnes e corte-as em tiras

– Depois, pegue ½ cebola picada e coloque-a em uma frigideira para refogar. Retorne as carnes em tiras apenas para dar um último toque de sabor e então está finalmente pronto

– Por fim, pique em cubinhos cebola e coentro bem como algumas tiras de abacaxi. Pegue as tortillas e coloque dentro delas a carne bem como as guarnições recém-preparadas e finalize com algumas gotas de limão. Pronto! Você já pode se deliciar com seus tacos al pastor!

 

No vídeo abaixo, você pode conferir o passo a passo desta receita que acabamos de passar:

 

 

——————

Esperamos que tenha gostado da receita de hoje e se animado para fazer uma noite dos tacos! Se sim, depois conte para gente como ficou!

 

Nos vemos em um próximo post!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes