O Festival das Almas de Soria | Cultura Espanhola
Back

O Festival das Almas de Soria

O Halloween está quase aí! E você, está preparado para a festa? Podemos te garantir que na Espanha a organização de eventos em torno desta celebração estão a todo vapor!

Hoje em dia, a história do Halloween já é bem difundida. Derivado do termo em inglês All Hallows’ Eve, a data também pode ser referida como “Dia das Bruxas” no Brasil e sua origem remonta às tradições celtas do festival Samhaim, momento este em que se celebra o final da temporada das colheitas e abre-se espaço para o início do inverno no hemisfério norte.

Apesar do Halloween estar muito vinculado ao mundo anglófono, haja vista a grande influência céltica em lugares como Inglaterra, Escócia e Irlanda, a verdade é que a virada do dia 31 de outubro também detém grande importância para a Espanha, já que partes do país também compartilham destas mesmas raízes ancestrais.

Sendo assim, para aproveitar a proximidade do Halloween o post desta semana irá apresentar para você uma festa muito especial que faz uso deste período sobrenatural não somente por causa do Samhaim, mas também para prestar honras a um querido escritor espanhol.

 

Conteúdo relacionado: Naufrágio e fantasmas: O Príncipe de Astúrias

 

As almas de Soria

A pequena cidade de Soria, localizada na comunidade de Castela e Leão, não deixa o mês de outubro passar em branco no seu calendário. Combinando tradição, cultura e um bocado de mistério, a localidade celebra desde 1986 o seu Festival das Almas, considerada Festa de Interesse Turístico Regional.

De acordo com a própria organização, a semente do que vemos hoje nasceu da mente extraordinária do professor Ernesto López Gavira, docente de uma escola para educação de adultos em Soria.

O Festival das Almas de Soria

Lan Gao via Unsplash

Buscando homenagear um dos escritores mais renomados do país, Gustavo Adolfo Bécquer, o professor López Gavira idealizou este evento como uma atividade literária extracurricular que já em sua primeira edição reuniu tanto alunos quanto curiosos. Desde o seu início, a essência do projeto compreendia em um encontro ao redor de uma fogueira onde era lido a famosa obra de Bécquer intitulada “O Monte das Almas” e considerada por muitos como nada mais nada menos que o melhor conto de terror em língua castelhana (no link anterior, você também tem acesso a este conto assustador!)

 

A festa caiu no gosto do povo

De lá para cá, não somente a popularidade do evento superou todas as expectativas como também ampliou seu leque de atrações.

Atualmente, o festival começa a partir da segunda quinzena de outubro e se estende até 1 de novembro. Além da clássica contação da história de Bécquer, desde 2014 também são realizadas apresentações de outros relatos de terror desenvolvidos por personalidades notáveis do gênero como Mary Shelley (Frankenstein), Edgar Allan Poe (O Corvo e O Gato Preto) e H. P. Lovecraft (O Medo à Espreita). Ah, e você sabe onde estas histórias são contadas? Exatamente nas ruínas da antiga Igreja de San Nicolás! Tem como não entrar no clima?

O Festival das Almas de Soria

Clint Patterson via Unsplash

Para além das atrações literárias, os visitantes contam com outras atividades como jogos de RPG ambientados em uma Soria sinistra do final do século XIX, passeios guiados por pontos turísticos da cidade que inspiraram tanto o trabalho de Gustavo quanto de seu irmão, Valeriano Bécquer, e uma competição de corrida que se passa em plena noite soriana. O festival ainda oferece espetáculos musicais, sessões de cinema e até mesmo uma versão local do badalado jogo interativo Escape Room que virou febre no Brasil há alguns anos atrás.

Como se pode perceber, as atividades do festival são capazes de atender um público bem diversificado seja aqueles que buscam uma experiência mais intimista ou os que desejam se aventurar e ficar com suas emoções à flor da pele. Independentemente da escolha, fato é que todos se sentirão inseridos nesta festa.

 

Sugestão: De volta à Idade Média: Fiesta de los Excoxuraos

 

 

As almas que caminham

Porém, sem sombra de dúvidas, a cereja do bolo que também se figura como o ato mais aguardado acontece na virada do dia 31 de outubro para 01 de novembro quando ocorre o “Desfile das Almas” e a “Noite das Almas”.

É nesta data que a lenda de Bécquer ganha vida e os participantes do desfile, representando as almas, saem pelas ruas do centro histórico de Soria em longas capas e com os rostos pintados como caveiras. A procissão caminha ao som de tambores e é acompanhada por tochas, templários saídos dos seus túmulos bem como bonecos de esqueletos gigantes que seguem por um longo trajeto até chegarem às margens do rio Duero.

Lá, uma grande fogueira é acesa para que o célebre “Monde das Almas” de Bécquer seja lido aos pés do monte referenciado no título. Tal momento é conhecido como “Noche de las Ánimas” e para todos os anos se escolhe um dublador de renome nacional para narrar a história enquanto ocorre uma apresentação de teatro sobre a obra que se desenrola ao som de músicas medievais típicas.

Chegando ao término do festival, uma prova final e inusitada é proposta aos participantes mais corajosos. Quando as últimas labaredas da fogueira já se extinguirem, as brasas são colocadas em uma sequência ordenada formando um caminho que é atravessado pelos desafiantes. Contudo, há um pequeno detalhe. É que esta travessia deve ser feita com os pés descalços! Você teria coragem?

Se ficou curioso em saber como este festival acontece na prática, abaixo postamos um vídeo da edição de 2022 para que você possa dar uma olhadinha nos principais momentos desta celebração que a cada ano que passa vem ganhando o coração não somente dos sorianos, mas dos espanhóis ao redor do país bem como estrangeiros encantados pelo mundo oculto.

 

 

——————

 

E você, também ficou com vontade de participar deste festival tão espantoso e ao mesmo tempo tão encantador? Se você curte esta aura de terror que só as boas histórias são capazes de proporcionar, então temos certeza de que você vai amar o Festival das Almas de Soria! Quem sabe em sua próxima visita à Espanha você não possa conferir esta festa com seus próprios olhos?

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e nos vemos na próxima semana com mais um texto especial de Halloween!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos