O que são Tapas?

Tapas, na Espanha, são aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma bebida, que pode ser alcoólica ou não. Entretanto as tapas são muito mais que simples aperitivos ou petiscos, sendo elas um costume secular e rodeado de teorias e lendas de sua real origem.

Quando você for à Espanha não deixe de ir de tapas ao seu fim de tarde ou nos fins de semana ou a qualquer momento mesmo.  Os espanhóis por vezes preferem tapear do que fazer suas refeições do modo “comum”.

Veja abaixo algumas das teorias possíveis sobre a origem das tapas, e algumas fotos destes aperitivos. E ao fim do texto, uma receita fácil e saborosa.

 

As teorias sobre a origem das tapas

É complicado pontuar na história a origem deste tipo de aperitivo típico, ou até mesmo um costume que permite compreender a própria gastronomia espanhola atual.
Contaremos abaixo algumas das diversas possíveis origens das tapas. Todas são curiosas, carregadas de história e genialidade.

Tortilla Española
Tortilla Española

Umas das mais antigas teorias de sua origem remonta o reino de Alfonso X, El Sabio, que durante um período de enfermidade em que lhe foi receitado algumas taças de vinho, ele comia pequenos pedaços de comida entre um gole e outro para amenizar os efeitos do álcool. Das acomodações reais para as tabernas da época, o costume se formou e já não se podia mais servir somente a bebida, ela sempre vinha companhada de um aperitivo para “tapear” a bebedeira.

Calamares a la Romana
Calamares a la Romana

Ainda neste mesmo período, outra teoria conta que durante o reinado dos Reis Católicos, devido ao grande número de acidentes causados pelos condutores de carroças embriagados ao sair das taberna, os taberneiros se viram obrigados a servirem alguns aperitivos juntamente com o vinho ou a cerveja. Só que tinha um porém: os aperitivos vinham em um pratinho que era posto sobre o copo e só se deveria beber depois de comer. Logo, estes aperitivos serviam de tampa, uma tapa.

Gambas al Ajillo
Gambas al Ajillo

Também há a versão de que Fernando II de Aragón solicitou que fosse coberta a sua taça de vinho já que existiam muitas moscas no local. Atendendo ao pedido, o taberneiro trouxe um pedaço de salame ou presunto dizendo Aquí tiene su tapa, majestad.

Croquetas de Jamón
Croquetas de Jamón

Também se conta que as tapas nasceram no século XX, na Andaluzia, precisamente em Almería, onde se colocavam fatias de lombo de porco sobre a taça de vinho para que este não perdesse seu sabor e aroma.

Banderillas
Banderillas

 

Tapas

 

Uma receita saborosa de Tapas Espanholas

Confira uma deliciosa receita que separamos para você:

 

Tapas com Ricota e Peperone

  • 20 porções
  • 20 fatias de pão tipo baguete tostadas
  • 20 fatias de peperone
  • 10 tomates-cereja cortados ao meio

 

Para a ricota temperada

  • 200g de ricota fresca
  • 2 colheres (sopa) de azeitona verde picada
  • 1 colher (café) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

 

Você vai precisar de

  • 1 tigela
  • Espetinhos

 

Modo de preparo

  1. Amasse a ricota com as mãos;
  2. Em uma tigela, junte a ricota com os outros ingredientes;
  3. Para a montagem, coloque 1 colher (sopa) de ricota sobre cada fatia de pão;
  4. Coloque em um espetinho o peperoni e o tomate. Sirva sobre o pão.
foto Mateus Bruxel
foto por Mateus Bruxel

 

*Receita de Destemperados Food Experiences.

 


posts Relacionados

Os 12 tesouros da Espanha

Há alguns anos foi aberta uma votação na Espanha para definir os seus lugares...

A Plaza España – Uma aula de arte, de história e de geografia.

Com 50.000m² localizado em Sevilha, na Espanha, a obra de Aníbal González teve...