Oscar: conheça os filmes hispânicos premiados | Cultura Espanhola
Back

Oscar: conheça os filmes hispânicos premiados

Desde a sua invenção no século XIX, o cinema goza de uma legião de seguidores ao redor do mundo que abarca tanto profissionais (atores, diretores, músicos, etc.) quanto espectadores leigos, porém igualmente entusiasmados pela magia da sétima arte.

Dentre as premiações que reconhecem as melhores produções cinematográficas de cada ano, nenhuma é mais famosa e cobiçada do que o Oscar, oficialmente chamado de Academy Award e fornecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos.

Embora sua primeira cerimônia tenha ocorrido em 1929, o Oscar para Melhor Filme Estrangeiro (cunhado anteriormente como Melhor Filme de Língua Não-Inglesa) só passou a existir a partir do ano de 1956.

De lá para cá, as produções hispânicas rotineiramente desfrutam de boa aceitação e reconhecimento por parte da Academia seja por sua participação constante entre os filmes nomeados ou por já terem sido galardoadas com o tão sonhado prêmio.

Assim, para entrarmos no clima da cerimônia do Oscar 2024 vamos trazer para você uma lista com os 8 filmes hispânicos que já ganharam a estatueta dourada.

 

Sugestão: Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 1

 

Volver a empezar (1982) – Espanha

O primeiro filme em espanhol a ganhar o Oscar veio justamente da própria Espanha. Trata-se de “Volver a empezar”, um drama lançado em 1982 e dirigido por José Luis Garci.

O enredo centra-se em torno da figura de Antonio Miguel Albajara (Antonio Ferrandis), professor de literatura na Universidade de Berkeley (EUA) e renomado escritor que recentemente foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. Tendo em conta que a Espanha está vivendo os seus primeiros anos de redemocratização após a morte de Franco, Antonio decide retornar às suas raízes e vai até Gijón, sua terra natal.

Lá, ele se reencontra com Elena (Encarna Paso), seu antigo amor da juventude, e juntos percorrem diferentes pontos do território asturiano como Cudillero e o Santuário de Covadonga enquanto relembram sua história, a Guerra Civil que os separou bem como o exílio de Antonio. Assim, o filme faz uma ponte que liga o presente e suas infinitas possibilidades com as marcas do passado que ainda podem ser sentidas.

Abaixo, você pode conferir um trecho deste filme tão emblemático para a história cinematográfica espanhola:

 

 

La historia oficial (1985) – Argentina

O cinema argentino tem uma longa tradição de excelentes produções e isto se comprova com este que foi o segundo filme em espanhol e o primeiro da América Latina a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Dirigida por Luis Puenzo e lançada em 1985, “La historia oficial” se passa em 1983 durante os respiros finais da última ditatura cívico-militar argentina.  Nesta narrativa, a personagem principal se chama Alicia (Norma Aleandro), uma professora de história que vive uma vida tranquila junto ao marido Roberto (Héctor Alterio) e sua filha adotiva Gaby (Analía Castro).

Totalmente alheia às repressões e aos desmandos do regime, Alicia confronta-se com esta realidade ao reencontrar com Ana (Chunchuna Villafañe), sua amiga de longa data e uma das várias pessoas perseguidas pelo regime. Após Ana contar sobre a tortura que sofreu nas mãos dos militares, Alicia começa a se fazer uma série de perguntas e parte para uma investigação minuciosa que põe em xeque não somente o que acreditava sobre o governo, mas inclusive a respeito de sua própria vida familiar. Veja mais detalhes desta filme impactante com o trailer abaixo:

 

 

 

 

Belle Époque (1992) – Espanha

Ainda dentro da linha histórica, mas adotando um tom de comédia romântica, o ganhador seguinte é um filme espanhol de 1992 dirigido por Fernando Trueba e que conta com Penélope Cruz em seu elenco. Apesar do seu sugestivo nome, “Belle Époque” não se passa no período tradicionalmente conhecido por este termo (fins do século XIX até 1914), mas sim em 1931.

Pouco tempo antes de começar a II República Espanhola (1931-1939), um levante contra a então monarquia do rei Afonso XIII, a Sublevación de Jaca, é fortemente reprimida, fazendo com que o jovem soldado Fernando (Jorge Sanz) opte pela deserção.

Vagando sem rumo, ele encontra a fazenda de Manolo (Fernando Fernán Gómez) que acolhe o rapaz em sua casa. Porém, quando as quatro filhas do artista vem visitá-lo, Fernando se coloca em um redemoinho de emoções com as jovens. Abaixo, você pode conferir o trailer:

 

 

Todo sobre mi madre (1999) – Espanha

Pedro Almodóvar é um dos diretores mais renomados ao redor do mundo sendo que a qualidade do seu trabalho foi reconhecida no Oscar 2000 ao ganhar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro por “Todo sobre mi madre” (“Tudo sobre minha mãe” na tradução em português), produção lançada no ano anterior.

A trama conta a história de Manuela (Cecilia Roth), mãe solteira residente de Madri e que vive com seu filho Esteban (Eloy Azorín). O jovem sempre insistiu muito para que sua mãe lhe contasse a verdade sobre seu pai, algo que Manuela repetidamente desconversava.

No entanto, em seu aniversário de 17 anos, Esteban morre ao ser tragicamente atropelado enquanto tentava buscar o autógrafo de uma famosa atriz. Após a fatalidade, Manuela vai até Barcelona em busca do pai do rapaz para lhe dar a triste notícia.

Para além da sua veia central, a história ainda toca em assuntos relevantes como AIDS, identidade de gênero e maternidade. O trailer deste filme pode ser conferido abaixo:

 

 

Veja também: Costa a Costa: conheça os litorais mais populares da Espanha

 

Mar adentro (2004) – Espanha

A última produção espanhola vencedora do Oscar até o momento é um filme baseado em uma história real e que tem ninguém menos que Javier Bardem como protagonista.

Dirigida por Alejandro Amenábar e lançada em 2004, “Mar adentro” conta a vida de Ramón Sampedro (Bardem), um escritor e ex-marinheiro espanhol que ficou tetraplégico após saltar ao mar da costa galega sem se atentar para sua profundidade. Ao se chocar com o fundo, perdeu os movimentos do pescoço para baixo, prendendo-o permanentemente à cama do seu quarto.

A partir deste momento, Ramón se empenhou por quase 30 anos em uma campanha incansável por sua eutanásia, o que se tornou uma grande polêmica na Espanha, já que naquela época (década de 1990) o procedimento era ilegal sob qualquer circunstância. Para ver mais sobre este filme, confira o trailer abaixo:

 

 

El secreto de sus ojos (2009) – Argentina

De todos os filmes desta lista, este talvez seja o mais conhecido do público brasileiro já que é frequentemente referenciado pelos críticos ao citar a qualidade do cinema argentino.

Com Juan José Campanella na direção, “El secreto de sus ojos” ou “O segredo de seus olhos” traz a história de Benjamin Espósito (Ricardo Darín), um oficial de justiça aposentado que relembra um caso de assassinato ocorrido em 1974 e que teve participação ativa nas investigações. Ao repassar por estas memórias, que se intermeiam com o turbulento período político que a Argentina vivia, Benjamin traz à tona seus traumas do passado, suas decisões equivocadas bem como o romance com sua antiga chefe.

Abaixo você pode conferir o trailer deste filme tão reverenciado e ganhador do Oscar 2010 de Melhor Filme Estrangeiro:

 

 

Una mujer fantástica (2017) – Chile

Alguns anos depois, a América Latina foi novamente brindada com a estatueta dourada quando o Chile ganhou pela primeira vez o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro graças à “Una mujer fantástica” (“Uma mulher fantástica”).

Este filme de 2017, dirigido e escrito por Sebastián Lelio, conta a história de Marina (Daniela Vega), uma mulher transgênero que trabalha como garçonete, mas sonha em ser uma cantora de sucesso. Ela tem um relacionamento feliz com seu companheiro Orlando, até que é subitamente interrompido por sua morte.

Além de ser um dos principais alvos das investigações, Marina também tem que lidar com a própria família de Orlando, já que alguns de seus membros não aprovavam o relacionamento dele com a jovem.

O filme foi muito bem recebido pela crítica especializada e se tornou a primeira produção protagonizada por uma atriz trans a ganhar um Oscar. Para mais detalhes, confira o trailer abaixo:

 

 

Roma (2018) – México

Por fim, o último filme hispânico até agora premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro foi “Roma” de 2018. Primeira produção mexicana a ganhar a estatueta dourada, ela foi dirigida, coproduzida, roteirizada e fotografada por Alfonso Cuarón, badalado diretor mexicano que já havia ganhado o Oscar 2014 de Melhor Direção pelo filme Gravidade (2013), repetindo o mesmo feito com Roma em 2019.

Ambientado na colônia Roma (equivalente a um bairro) na Cidade do México dos anos 1970, o filme acompanha a história de uma família de classe média que lá vive. Antonio (Fernando Grediaga) e Sofía (Marina de Tavira) são pais de quatro filhos e têm em um casamento tenso que desaba totalmente quando Antonio vai embora com sua amante. Por outro lado, Cleo (Yalitza Aparicio) é a babá e empregada da casa que descobre estar grávida do namorado, o qual a abandona assim que sabe da notícia.

Ao longo de um ano, o filme retrata como estes personagens vão lidando com acontecimentos inesperados que ocorrem em suas vidas. Sendo gravado em preto e branco, Roma tem um caráter fortemente intimista já que está relacionado com as vivências pessoais do próprio diretor.

Se você também ficou interessado em saber mais, confira o trailer a seguir:

 

 

Bônus: La Sociedad de la Nieve (2023) – Espanha

Para este ano, a Espanha está novamente entre os indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “La Sociedad de la Nieve” dirigido por J.A. Bayona e produzido pela Netflix.

Oscar: conheça os filmes hispânicos premiados

Pietro Luca Cassarino via Wikimedia Commons

 

O filme conta a história dos passageiros do voo 571 da Força Aérea Uruguaia que se chocou contra a Cordilheira dos Andes em 1972 e a inacreditável sobrevivência de alguns de seus membros que fez este episódio ser conhecido como “O Milagre dos Andes”. Desde seu lançamento, o filme não somente é um sucesso de público e crítica como também já ganhou vários prêmios internacionais. Será que o Oscar entra nessa lista também?

Aliás, aqui no blog da Cultura Espanhola nós fizemos um post especial sobre este relato tão emocionante. Se você ainda não leu, convidamos a dar uma olhadinha clicando no link abaixo.

 

Conteúdo relacionado: O Milagre dos Andes: A história da Sociedade da Neve

——————

 

E você, já sabia que tantos filmes hispânicos tinham sido vencedores do famoso Oscar? Ficou com vontade ver algum? Depois conte para nós!

 

Nos vemos em um próximo post!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos