Que a Espanha é um país incrivelmente rico em cultura e história, todos sabemos. Em suas 17 Comunidades Autônomas, a história da Europa foi escrita há milênios por diferentes civilizações, criando lugares de interesse para você conhecer e se deslumbrar ao visitar o país.
Neste post, separamos os principais pontos turísticos da Espanha em cada Comunidade Autônoma. Assim, você pode planejar sua viagem e conseguir conhecer toda sua vasta mescla cultural, religiosidade, bravura e esplendor.
Andaluzia
Aqui católicos, judeus e muçulmanos tiveram seus períodos de ocupação e, entre conquistas e reconquistas, a mais plural das Comunidades Autônomas da Espanha construiu sua identidade.
A Alhambra é um ótimo lugar para conhecer ao visitar a Andaluzia. Se trata de uma fortaleza com arquitetura islâmica e algumas estruturas cristãs também. Foi construído nos séculos XIII e XIV e, posteriormente, sofreu muitas modificações em sua estrutura e jardins.
Fica em Granada, sobre uma colina muito arborizada de La Sabika.
Aragão
Em Aragão recomendamos que você visite a Catedral-Basílica de Nuestra Señola del Pilar de Zaragoza. Uma enorme construção católica que data de 1293 e que, ao longo dos séculos seguintes, foi sendo ampliada e transformada no que conhecemos hoje.
A vista externa por si só já é deslumbrante, pois fica ao lado do Rio Ebro e entre a Puente de Santiago e Puente de Piedra. No seu interior afrescos decoram suas cúpulas e esculturas de imagens criam a aura religiosa poderosíssima na Capilla de la Virgen.
Astúrias
O brasileiro que andar por aqui tem a chance de reconhecer algumas linhas muito famosas da arquitetura do nosso país. Conhece Brasília, não é mesmo? Pois aqui existe o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, projetado pelo arquiteto brasileiro para a cidade de Avilés.
O Centro Niemeyer, como é mais comumente chamado, contrasta com a cidade antiga e industrial com suas linhas curvas e o branco característico. Esta é a única obra de Niemeyer na Espanha, tendo sido ela doada ao Principado de Astúrias – anos após receber o Premio Príncipe de Asturias de las Artes, em 1989.
Baleares
Com o Mediterrâneo fazendo o horizonte por todos os lados, as Ilhas Baleares têm muita história para contar – desde os gregos! Muitos sítios arqueológicos estão espalhados pelas 4 ilhas que compõem o arquipélago e Comunidade Autônoma.
Mas uma das atrações daqui é bem moderna e fica em Ibiza. Certamente você já ouviu falar desse paraíso da música eletrônica e festas épicas. Não é exatamente um local que indicaremos, mas sim um “evento cultural”.
Comunidade Valenciana
Aqui acontece a famosa La Tomatina, na cidade de Bunhol, onde as ruas (e os participantes) ficam banhados em um intenso molho feito a partir da guerra de tomates.
Aqui no blog já falamos sobre esta “guerra vermelha”. Leia aqui.
Canárias
Em meio ao Oceano Atlântico, as Canárias encantam com seu relevo e seus Parques Nacionais de suas ilhas vulcânicas. Uma dica para visita é o Parque Nacional del Teide – Teide é um vulcão em Tenerife, onde existe o Roque Cinchado, que consiste em uma rocha muito peculiar muito famosa na ilha.
Cantábria
Ao Norte da Espanha está a Comunidade Autônoma de Cantábria, riquíssima em história desde a pré-história – contando com cavernas com conjuntos pictóricos na Caverna de Altamira. As pinturas e gravuras são do período Paleolítico, por volta de 14.500 e 12.000 a.C., mas alguns testes apontam até mesmo para 32.000 a.C.! É conhecida como a “Capela Sistina” da arte rupestre.
Além disso, a geografia da região é digna de filmes e séries de época que retratam aqueles vastos campos de morros e pedras. É simplesmente fantástico como parece que se volta no tempo ao ver isto.
Castela e Leão
A quantidade de castelos, igrejas e catedrais em Castela e Leão é enorme! Tem para todos os gostos, períodos e estilos de arquitetura. Mas a nossa dica aqui é para os amantes do esquí: a estação de La Covatilla na Serra de Béjar, na cordilheira Cantábrica.
Castela-Mancha
Famosa pelos Moinhos de Vendo de Miguel de Cervantes e as aventuras de Sancho e Pança, Castela-Mancha também conta com uma paisagem deslumbrante em Cuenca, com casas que ficam “penduradas” nos rochedos, as Casas Colgadas. Além de ficarem para “além do penhasco”, abaixo do cânion fica o Rio Huécar.
Catalunha
A Catalunha é uma das regiões mais ricas culturalmente e, assim como o País Basco, possui um idioma distinto do Castelhano, o Catalão – que é nitidamente uma mescla de espanhol com francês e outras línguas históricas da região.
A parada obrigatória para quem vai à Barcelona é visitar o Templo Expiatório da Sagrada Família. Obra de Gaudí e que está em construção desde 1882!
Estremadura
A povoação dos Romanos na região deixou um legado arquitetônico incrível para você conhecer em Estremadura. O que indicamos para você viver fica em Mérida, fundado em 25 a.C. a mando do Imperador Augusto.
Entre templos aos deuses, como o Templo de Diana, existe também um Teatro Romano de Mérida (além de Aquedutos, Anfiteatros, Circo, etc.).
Galícia
O ponto final de milhares de peregrinos que vêm de diversas rotas da Europa toda para chegar em Santiago de Compostela. Aqui, reza a lenda, Tiago, apóstolo de Cristo, foi sepultado após ter sido decapitado em Jerusalém por ordem de Herodes Agripa I.
Além deste importante local, a Galícia, ao norte da Espanha (logo acima de Portugal), também tem sua história contada desde milênios, com sítios arqueológicos da pré-história e da influência dos Celtas na região na Idade de Ferro e Idade de Bronze no século XI a.C.
La Rioja
A terra dos Sete Rios que desaguam no Rio Ebro. La Rioja dos Sete Vales. Aqui também se encontram sítios arqueológicos Romanos, como em diversos locais da Espanha.
Aqui também temos a Concatedral de Santa María de la Redonda, um Patrimônio Histórico da Espanha, situado em Logroño, capital da Comunidade Autônoma.
Madri
Comunidade Autônoma que abriga a capital da Espanha, Madri. Aqui o que destacamos, até mesmo para gerar algum contraste com todo este peso milenar que estamos apresentando, são as Área de Negócio de Quatro Torres, a CTBA (Cuatro Torres Business Area).
Múrcia
Pre-história, Romanos, Muçulmanos, Católicos. Por aqui a cultura e história são efervescentes – além de sua geografia fenomenal! Fica até difícil indicar um local somente, uma vez que o próprio aeroporto seria um local a indicar. Mas vamos lá…
Quando for visitar Múrcia, vá ao Museo Nacional de Arqueología Subacuática, que conta com um vasto acervo de cerâmica, embarcações, moedas e esculturas fenícias.
Navarra
Esta Comunidade Autônoma abriga a cidade que da nome à rua onde esta situada a matriz da Cultura Española em São Paulo: Pamplona! E nesta cidade acontece uma das maiores festas da Espanha em honra à São Firmino.
Las Fiestas de San Fermín, ou Sanfermines, começam pontualmente 12 horas dia 6 de julho e encerrando às 24h de 14 de julho. Conheça um pouco mais sobre esta festa aqui mesmo no Blog da Cultura Española.
País Basco (Euskal Herria)
Aqui o idioma principal é o Euskara, muito diferente do Catalão e o Castelhanho. Possui uma identidade distinta, até mesmo com uma mitologia própria e pré indo-europeia e matriarcal.
Aqui, um dos museus mais fantásticos está situado, em Bilbao, o Museo Guggenheim Bilbao com sua aura metalizada e formas únicas.