Algumas comunidades autônomas são bem conhecidas por nós, brasileiros, como a Andaluzia, Catalunha ou Galicia. Porém, apesar de ser consideravelmente menor que o Brasil, a Espanha é um país muito diversificado e isso naturalmente se reflete em sua gastronomia.
A região de La Rioja é uma das menores do país à frente apenas dos enclaves de Melilla e Ceuta e das Ilhas Baleares. Contudo, possui um repertório gastronômico vasto, o qual é inclusive aclamado por chefes estrangeiros. Um deles, mundialmente conhecido e inspiração para uma animação muito querida de 2007, adorou especificamente as patatas a la riojana.
Mas, afinal, o que será que tem nesta receita que encheu os olhos até mesmo de um chefe ganhador de estrelas Michelin? Fique conosco para descobrir e aprenda você também a fazer esta delícia de La Rioja!
A cultura vitivinícola de La Rioja
Antes de falarmos sobre o prato em si, vamos apresentar um pouquinho a região onde ele foi inventado.
La Rioja é uma pequena comunidade autônoma a norte da Espanha, sem acesso ao mar e que faz fronteira com País Basco, Navarra, Aragão e Castela e Leão. Sua capital e maior cidade é Logroño com aproximadamente 150 mil habitantes.
Embora seja pouco povoada e esteja escondida das rotas turísticas tradicionais, La Rioja é muito conhecida entre os espanhóis e amantes do vinho por sua forte cultura vitivinícola. Aliás, as bebidas produzidas ali recebem uma Denominação de Origem Qualificada (D.O.C) própria chamada “Rioja” e cujo cultivo compreende não somente ao território de La Rioja como também algumas áreas das comunidades vizinhas.
Os vinhos “Rioja” são muito apreciados por enólogos, chefes de cozinha e consumidores ao redor do mundo graças à sua composição equilibrada e seu sabor fresco e aromático que combina perfeitamente com uma variedade de pratos, entre eles, as patatas a la riojana.
A receita e o chef que inspirou Ratatouille
É justamente pela tradição vitivinícola de La Rioja que um famoso chefe francês conheceu este prato que o deixou totalmente encantado.
Paul Bocuse (1926-2018) foi um dos maiores expoentes da gastronomia francesa, dono de diversos restaurantes com estrelas Michelin e reconhecido por seu trabalho de simplificar a alta gastronomia ao mesmo tempo que mantinha a qualidade de suas criações. Apelidado frequentemente como “o Papa” da gastronomia francesa, Bocuse foi uma das inspirações para o personagem de Auguste Gusteau na aclamada animação Ratatouille (2007) da Disney/Pixar.
Além disso, Bocuse estava entre os apreciadores dos vinhos de La Rioja e conta-se que em 1979 uma adega local o convidou para preparar o menu a ser servido na comemoração do centenário da empresa. O chef aceitou com prazer a tarefa e elaborou um banquete muito elogiado.
Entretanto, o que ninguém imaginava é que horas antes do início do serviço, Bocuse provou um prato de patatas a la riojana preparado por uma funcionária da adega e ficou maravilhado com o sabor da iguaria. Dizem que ele gostou tanto que repetiu até três vezes!
Receita: Patatas a la riojana
O mais interessante no fato de um chefe tão renomado quanto Bocuse ter se enamorado com este prato é saber que a receita é feita a partir de ingredientes muito básicos como batata inglesa, chorizo e temperos.
Isto prova definitivamente que mesmo com produtos mais simples é possível fazer uma comida deliciosa de lamber os beiços!
Por isso, agora é hora de arregaçar as mangas e começarmos a nossa receita. É possível que você encontre algumas variações do prato, mas os elementos principais serão sempre os mesmos.
Ingredientes
- 600 g de batatas inglesas descascadas e cortadas
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
- ½ cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de pimentão doce ou páprica
- 1 colher de chá de carne de pimiento choricero (variedade de pimentão originária do norte da Espanha)
- 75g de chorizo fresco
- Sal a gosto
- 1 folha de louro (opcional)
- 1 pedaço de pimentão vermelho cortado (opcional)
- Uma pitada de pimentão picante (opcional)
Modo de preparo
- Em uma caçarola a fogo médio/alto, coloque as duas colheres de sopa de azeite. Assim que esteja quente, adicione o alho e a cebola
- Após alguns minutos esquentando, adicione o pimentão vermelho. Vá mexendo com uma colher ou espátula para que os temperos fritem aos poucos
- Adicione o chorizo, uma colher de chá de carne de pimiento choricero, uma colher de chá de pimentão doce/páprica e a pitada de pimentão picante
- Mexa tudo para que a mistura fique bem homogênea. Em seguida, adicione as batatas e a folha de louro. Volte a mexer a mistura
- Em seguida, adicione água quente na mistura até que ela fique coberta. Depois que a água estiver fervendo, adicione sal a gosto, tampe a caçarola e vá mexendo-a de vez em quando
- Depois de aproximadamente 90 minutos, verifique se as batatas já estão macias e bem temperadas. Se sim, a receita já está pronta para ser servida
Como é possível perceber, a receita é bem fácil de ser feita, mas caso prefira vê-la, o vídeo abaixo detalha todo o passo a passo para você:
Esperamos que tenha gostado do post de hoje sobre esta região pouco explorada da Espanha e que tenha ficado com vontade de provar este prato tradicional capaz de agradar o paladar até mesmo de grandes chefes. Nos vemos em um próximo texto!