As bandeiras dos países sempre carregam consigo muita simbologia. E para a bandeira espanhola não é diferente: tudo ali, da cor aos elementos gráficos, tem um porquê de existir e estar onde está. Aqui, explicamos a “rojigualda” – nome popular para o símbolo máximo da nação.
As cores marcantes são referência fácil e clara da Espanha. Suas 3 faixas, duas vermelhas e uma amarela (com o dobro da altura das vermelhas), montam o plano de fundo que abriga o Escudo Nacional da Espanha, disposto levemente à esquerda do eixo vertical central do retângulo.
Explicando suas cores
As mais marcantes, como falamos é o vermelho e o amarelo, por isso o nome carinhoso entre os espanhóis que a chamam de La Rojigualda (rojo = vermelho + gualda = amarelo).
Vermelho
Simbolizando a valentia, a alegria e a conquista que, visivelmente, são características fundamentais da história e cultura da Espanha.
Amarelo
Representando as riquezas da Espanha, o ouro – muito por conta do período colonial da América Latina onde levavam toneladas de ouro das Américas para a Espanha.
O escudo que une os reinos
A Espanha é a união de diferentes reinos que, por muito tempo, rivalizaram culturalmente e territorialmente. Ainda hoje se percebe essas diferenças, escancaradamente, através de idiomas distintos (como o castelhano, o catalão e o galego, por exemplo.
Explicando agora cada elemento do Brasão de Armas da Espanha:
Coroa de ouro e pedras preciosas (topo)
Remete à Coroa Real, simbolizando a autoridade e soberania do monarca, Rei da Espanha, sobre todos os reinos abaixo.
Flor de Lis (ao centro)
Bem ao meio da Bandeira estão três Flor de Lis, símbolo dos Bourbons, de origem francesa, representando a Casa Real reinante atualmente na Espanha.
Torres (escudo – esquerda superior)
Simbolizando o Reino de Castilla com a torre de três torreões dourados e contorno em preto.
Listrado Amarelo-Vermelho (escudo – esquerda inferior)
Para representar o Reino de Aragón.
O Leão (escudo – direita superior)
O leão magenta do escudo, com sua coroa dourada, representa o Reino de León.
Correntes de ouro (escudo – direita inferior)
Retratam o Reino de Navarra sobre o fundo vermelho com uma esmeralda ao centro ligando os oito braços.
Fruto e folhas (escudo – centro inferior)
Representando o Reino de Granada está o romã com duas folhas (romã, que em espanhol, se fala granada).
Colunas (direita e esquerda)
São os Pilares de Hércules representando Gibraltar e Ceuta. Elas recebem a faixa que levam as palavras “Plus Ultra”, lema oficial da Espanha utilizado pela primeira vez em 1516 por Carlos I que significa “Mais Além”.