Tenha o Certificado DELE e prove proficiência no Espanhol
Back

Tenha o Certificado DELE e prove proficiência no Espanhol

Diversas instituições de ensino e empresas solicitam aos candidatos que apresentem um certificado de proficiência na língua espanhola. Ou seja, precisam do seu certificado DELE para que seja aprovada uma bolsa de estudos, intercâmbio ou um cargo em multinacional.

 

O que é o DELE?

O DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira) é emitido em nome do Ministério da Educação e Formação Profissional da Espanha, atestando sua proficiência na língua espanhola, onde garante a quem o solicitou que você tem o mais alto grau no idioma.

São seis tipos de diplomas que acompanham o Quadro Comum Europeu no que diz respeito aos níveis de competência linguística. Por isto os cursos da Cultura Espanhola possuem as divisões do A1 ao C2 – e não o comum “básico, intermediário e avançado”.

Os diplomas possíveis, com base no nível, são:

  • Diploma DELE A1
  • Diploma DELE A2
  • Diploma DELE B1
  • Diploma DELE B2
  • Diploma DELE C1
  • Diploma DELE C2

Em cada um destes níveis são aplicadas 5 provas distintas para atestar seu grau de proficiência:

Compreensão escrita

Aqui você deverá ler o texto proposto e responder questões sobre ele em uma prova dissertativa, ou seja, escrevendo breves parágrafos.

Expressão escrita

Testando seu potencial de escrita em espanhol, onde identificarão possíveis erros e buscando entender sua proficiência.

Compreensão oral

Após escutar um áudio em espanhol, você terá sua capacidade de compreender alguém falando espanhol.

Gramática e vocabulário

Em todas as provas você será avaliado quanto ao uso da língua de forma correta, assim como a extensão do seu vocabulário para se expressar.

Expressão oral

Hora utilizar 100% do que você sabe de espanhol, pois aqui será avaliada a sua pronúncia e o quão fluída está sua fala.

 

Por quê você precisaria do DELE?

O DELE é requisito obrigatório para tentar obter a nacionalidade Espanhola. O mínimo solicitado é o DELE A2 ou superior.

Para estudar em universidades espanholas é necessário ao menos o DELE B2.

Quanto ao trabalho na área médica ou farmacêutica, é obrigatório o DELE C1 ou C2 para conseguir acesso às vagas MIR (Médico Interno Residente ou FIR (Farmacêutico Interno Residente).

 

Qual nível eu deveria tentar a prova do DELE?

Como falamos antes, a divisão nos níveis do A1 ao C2 não são exatamente como o básico ao avançado. Isto, pois, o A1 e A2 (que poderíamos dizer que é o “básico”) vão muito além do básico de outras instituições de ensino de espanhol.

O ideal é você realizar o teste de nível e, se possível, antes de realizar a prova, buscar reforçar seu conhecimento para então prestar provas em uma das 7 convocações do ano. A gestão e outorga dos diplomas no Brasil é feita pelo Instituto Cervantes em nome do Ministério da Educação e Ciência da Espanha em cooperação com a Universidade de Salamanca.

Atente-se! As chamadas para as provas tem níveis distintos e para diferentes idades. Ou seja, se você tem um tempo certo para obter o diploma do DELE, é necessário ser muito preciso ao conquistar seu diploma, pois pode ser a única ou última oportunidade antes do seu prazo limite.

 

Aqui na Cultura Española realizamos o teste de nível e o Curso Preparatório para o DELE e SIELE.

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues

Isso vai fechar em 7 segundos