Este chileno de Santiago espalhou pelo mundo “suas mãos”, esculturas fantásticas que sugerem ao pensamento humano uma estrutura grandiosa sob o solo. Mario Irarrázabal traz em suas esculturas uma carga de reflexão sobre a nossa existência.
As mãos de Irarrázabal, presentes em Punta del Este no Uruguai (a qual foi reproduzida em Madri na Espanha), em Antofagasta no Chile e em Veneza na Itália, se origina de seus estudos e inspiração em obras misteriosas na história do nosso planeta como Stonehenge na Inglaterra e os Moais da Ilha de Páscoa, os quais foram pontos de partida para as obras que você verá abaixo.
Mano del Desierto – Antofagasta – Chile
Construída em 1992, está situada em pleno deserto do Atacama, a 75km da cidade de Antofagasta à margem da Rodovia Panamericana. Se quiser visitar esse local você poderá visualizar todo o esplendor da “Mão do Deserto”.
Monumento al Ahogado – Punta del Este – Uruguai
A primeira “mão”. Construída em 1982 para o Primer Encuentro Internacional de Escultura Moderna al Aire Libre de Punta del Este. Mario, ao contrário dos outros participantes preferiu a praia ao invés da cidade para cravar sua escultura junto ao chão.
Outras mãos: Madri e Veneza
As outras esculturas de Irarrázabal foram construídas em Madri e em Veneza, em 1987 e 1995, respectivamente. Veja as fotos abaixo: