Conheça 5 parques nacionais incríveis da Espanha | Cultura Espanhola
Back

Conheça 5 parques nacionais incríveis da Espanha

A sustentabilidade e preservação ambiental tem sido temas recorrentes nas últimas décadas ao redor do mundo. Pensando nisso, uma organização criada na década de 1970 na Suíça teve a ideia de definir um dia específico no final de maio para homenagear os parques europeus e consequentemente promover a conscientização da população sobre o cuidado para com o meio ambiente.

Sendo assim, no texto de hoje vamos conhecer um pouco mais acerca da história e objetivos do Dia Europeu dos Parques bem como vamos trazer 5 representantes espanhóis, cuja beleza natural é de cair o queixo.

 

Sugestão: Fugindo do calor? Conheça 5 destinos para curtir o frio na Espanha

 

Dia Europeu dos Parques

A Federação da Natureza e Parques Nacionais da Europa (Federação EUROPARC) é uma organização não-governamental fundada na cidade suíça da Basiléia em 1973, mas que hoje em dia tem sua sede em Regensburg (Alemanha). Reconhecida como a maior rede profissional focada na preservação das áreas verdes protegidas da Europa, a Federação EUROPARC promove a cooperação internacional entre os membros por meio de fóruns que buscam compartilhar experiências profissionais bem como avanços científicos.

Conheça 5 parques nacionais incríveis da Espanha

Pedro Sanz via Unsplash

Considerando este objetivo central, a organização elegeu 24 de maio como o “Dia Europeu dos Parques”. Celebrado anualmente desde 1999, a ideia é homenagear a criação dos parques nacionais no continente europeu, sendo a Suécia o país pioneiro desta iniciativa em 1909. Para a edição de 2024, a EUROPARC trouxe como lema “Vote pela Natureza”, uma referência ao fato de que a Europa terá uma série de eleições importantes este ano, inclusive para o Parlamento Europeu da União Europeia. Assim, o apelo visa conscientizar os cidadãos europeus a utilizar seu voto para eleger candidatos comprometidos com a causa ambiental.

Atualmente, a Espanha conta com 16 parques nacionais espalhados ao redor do seu território. De acordo com a legislação nacional, para ser considerado como tal, a área precisa:

  • Representar o sistema natural ao qual pertence
  • Ter uma superfície considerável que garanta a evolução natural daquele ambiente
  • Esteja em bom estado de conservação e com escassa ou nenhuma intervenção humana
  • Continuidade territorial, isto é, não estar dividido em fragmentos
  • Não possuir núcleos urbanos, salvo em algumas situações excepcionais
  • Estar rodeado por um território suscetível a ser declarado como zona periférica de proteção

 

Após esta explicação, conheça a seguir 5 parques nacionais incríveis da Espanha bem como algumas de suas curiosidades. Temos certeza de que eles vão te encantar e fazer você querer visitá-los em sua próxima viagem!

 

Picos de Europa

O Parque Nacional de los Picos de Europa foi o primeiro na Espanha a receber esse título em 1918 e se localiza no norte do país, abrigando uma área de mais de 67 mil hectares que se espalham pelas comunidades de Asturias, León e Cantabria.

Conheça 5 parques nacionais incríveis da Espanha

Quick PS via Unsplash

A região é o principal exemplo do ecossistema espanhol de floresta atlântica, além de possuir a maior reserva de formação calcária da Europa Atlântica. É muito popular entre os turistas por combinar seus bosques com paisagens de abismos, lagos (principalmente os Lagos de Covadonga) e pequenos pueblos que guardam muita história e tradições que perduram há séculos. No que se refere à fauna local, o urso-pardo e o lobo ibérico se destacam como seus animais-símbolo.

 

Leia também: De volta à Idade Média: Fiesta de los Excoxuraos

 

Sierra Nevada

O Parque Nacional de Sierra Nevada é provavelmente o mais conhecido desta lista para os viajantes brasileiros, já que ele está muito próximo da cidade de Granada, o que facilita muito dar uma passadinha por lá. Além de estar somente uns 36km de distância de um grande centro urbano, Sierra Nevada é famoso por ter as montanhas mais altas da Espanha continental.

Conheça 5 parques nacionais incríveis da Espanha

Ashim D’Silva via Unsplash

Estendendo-se entre Granada e Almería por uma área de aproximadamente 86 mil hectares, o parque representa os sistemas naturais ligados à média e alta montanha mediterrânea. Sua flora conta com mais de 2.000 espécies, muitas delas endêmicas à região como é o caso da Violeta de Sierra Nevada. Já entre os animais residentes, o principal representante é, sem sombra de dúvidas, a cabra montés.

 

Ordesa y Monte Perdido

O Parque Nacional de Ordesa y Monte Perdido retrata com perfeição as imagens das florestas encantadas mencionadas nos livros de contos de fadas. Lá, altas montanhas acinzentadas contrastam com vales repletos de bosques e prados verdes junto com cachoeiras cujas águas entrecortam a paisagem. Não à toa, o local foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Conheça 5 parques nacionais incríveis da Espanha

Dominik Jirovský via Unsplash

Oficializado como parque nacional também no ano de 1918, ele é o segundo mais antigo da Espanha, atrás apenas dos Picos de Europa, e se localiza na região dos Pirineus pertencente à comunidade de Aragón. Graças à sua beleza natural, turistas nacionais e estrangeiros visitam anualmente o parque que recebe mais de meio milhão de visitantes todos os anos.

Vale a pena se aventurar pelos vales de Ordesa, Pineta, Añisclo e Escuaín bem como conhecer alguns pueblos do entorno que ainda mantêm muito do seu modo de vida tradicional.

 

Sugestão: Os pueblos mais bonitos da Espanha – Parte 1

 

Garajonay

Saindo da Espanha continental, vamos até as Ilhas Canárias que abrigam nada menos que 4 parques naturais! Nesta lista, decidimos trazer dois exemplares ilustres, sendo o primeiro deles o Parque Nacional de Garajonay na ilha de La Gomera.

Conheça 5 parques nacionais incríveis da Espanha

Jerzy Strzelecki via Wikimedia Commons

Tendo sido reconhecido como parque nacional em 1981 e contando com quase 4 mil hectares, Garajonay é a região mais conservada do ecossistema conhecido como laurissilva canária, um tipo de floresta úmida do período geológico Terciário que já desapareceu das áreas continentais devido à transição para o período Quartenário. O resultado desta preservação é um ambiente único de florestas subtropicais envoltas em brumas que trazem um ar mágico ao local.

 

Teide

Ainda nas ilhas Canárias, mas partindo para Tenerife, o Parque Nacional do Teide traz um cenário completamente diferente que o anterior e deve suas características singulares às formações vulcânicas da ilha. De todos os parques canários, ele não somente é o mais antigo (tendo recebido tal título em 1954), como também o maior deles com quase 19 mil hectares protegidos.

Este parque está entre os mais procurados tanto pelo fato de ser lar do Teide, vulcão com 3.719 metros e considerado o “teto” da Espanha, quanto por sua riqueza biológica que prova como até mesmo nos terrenos mais inóspitos é possível encontrar vida.

Conheça 5 parques nacionais incríveis da Espanha

Yevhenii Aihubov via Unsplash

Se você curte passeios pela natureza e se interessou por conhecer mais sobre os parques nacionais espanhóis, abaixo nós deixamos um vídeo produzido pelo Organismo Autónomo Parques Nacionales e que apresenta mais detalhes destes tesouros naturais bem como imagens fascinantes.

Vale avisar que, na época, o número total de parques era apenas 15, já que foi somente em 2021 que o Parque Nacional de la Sierra de las Nieves em Málaga foi incorporado à lista.

 

———–

 

E você, já tinha ouvido falar sobre o Dia Europeu dos Parques ou já teve a chance de visitar um destes lugares incríveis? Se não, qual deles te chamou mais a atenção?

 

Esperamos que tenha gostado do post! Nos vemos no próximo!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes