Conheça a Bolsa de Valores de Madri | Cultura Espanhola
Back

Conheça a Bolsa de Valores de Madri

Uma opção interessante para investir

Quanto mais a economia se expande e se internacionaliza, maior é a importância de estabelecer um local onde se concentra as operações entre empresas e seus compradores.

Assim, o mercado de capitais se revela como uma estratégia vantajosa para os negócios que buscam novas formas de financiamento. Ao mesmo tempo, ele oferece a oportunidade para pessoas físicas aumentarem seu próprio patrimônio através de uma diversificação de seus investimentos.

Dentro desse ambiente, talvez o mais conhecido seja a bolsa de valores. Lá, uma das principais transações realizadas são a compra e venda de ações, pequenas “fatias” das empresas listadas que são adquiridas por compradores, os quais se tornam seus sócios minoritários. Por causa disto, eles também têm direito a receber uma parcela dos rendimentos futuros das companhias.

No Brasil, esse papel é desempenhado pela B3, bolsa de valores localizada na cidade de São Paulo. Já na Espanha, a principal instituição do país neste ramo é a Bolsa de Valores de Madri.

Assim sendo, no post de hoje será apresentada a história e funcionamento desta entidade bem como seu principal índice e possibilidades de investimento. Sabia que mesmo estando no Brasil é possível manter uma carteira que inclua as ações da bolsa espanhola? Então, siga conosco!

 

História

A Bolsa de Valores de Madri data do ano de 1831, o que faz como que ela seja uma das instituições financeiras mais antigas do país. Com aproximadamente 200 anos de existência, a bolsa espanhola só suspendeu suas atividades durante o período da guerra civil que assolou a nação, reabrindo as portas em março de 1940.

Ao longo da sua história, a instituição passou por altos e baixos, mas conseguiu melhorar significativamente a partir da década de 1980. De lá para cá, não somente vem ampliando seu escopo de atuação como também modernizando seus processos internos, o que lhe confere mais transparência, agilidade e liquidez com as operações.

Conheça a Bolsa de Valores de Madri

Graças a estas mudanças, nos últimos 30 anos ela se converteu em uma das principais bolsas do continente europeu. Portanto, mesmo que a princípio não tenha nada investido nela, ainda vale a pena checar seu andamento vez ou outra como uma forma de: 1) acompanhar a performance do sistema financeiro mundial e 2) analisar suas repercussões no Brasil.

 

Sugestão: A Cultura Española agora é membro do FEDELE

 

Funcionamento

Apesar de manter uma sede física na Plaza de La Lealtad, chamada também de Palácio da Bolsa de Madri, as suas operações são totalmente digitais desde 1993 e operam pela plataforma SIBE (Sistema de Interconexión Bursátil Español). Dentre os produtos oferecidos destacam-se as ações, warrants, ETFs (Exchange Traded Fund), entre outros.

No que se refere à parte regulatória, a Bolsa de Valores de Madri é gerenciada pela Bolsas y Mercados Españoles (BME) que segue as diretrizes da Ley 24/1988 (28 de julho) e do Real Decreto (RD) 4/2015 (23 de outubro).

Por fim, embora a Bolsa de Madri seja a principal instituição espanhola neste quesito, o país ainda conta com mais três bolsas de valores localizadas em Valencia, Bilbao e Barcelona. Todas elas estão conectadas por meio do sistema SIBE, o que permite que funcionem como um mercado contínuo.

Conheça a Bolsa de Valores de Madri

 

IBEX 35

Todas as bolsas de valores são compostas por índices que caracterizam-se como indicadores de um determinado grupo de ações.

Enquanto no Brasil o foco está no Ibovespa, no caso da Bolsa de Madri é o IBEX 35 que ocupa o posto de índice mais importante da instituição. Nele, estão listadas as 35 maiores companhias de capital aberto da Espanha, que geram maior interesse de compra dos investidores, têm maior liquidez e que, consequentemente, também apresentam um desempenho mais relevante.

Vale ressaltar que, apesar de estar associado a Madri, este índice igualmente se conecta às outras três bolsas de valores do país, formando um único mercado integrado como já mencionado anteriormente.

Assim, observar o comportamento deste importante índice serve como um sinal para avaliar a saúde não somente das empresas listadas como do próprio sistema financeiro espanhol. Consequentemente, isto auxilia os acionistas em seus próximos passos.

 

Lista das empresas no IBEX 35

O índice IBEX 35 foi criado no ano de 1992 e realiza duas atualizações anuais para trazer a relação mais precisa dos seus membros. Entre as empresas participantes mais conhecidas pelos brasileiros estão o Banco Santander, Meliá Hotels International, MAPFRE e Telefónica. Caso queira ter conhecimento das demais, acesse por aqui.

 

Talvez lhe interesse: Vocabulário de Internet e informática em espanhol

 

Possibilidades de investimento

Esta é uma informação que muitas vezes não é tão intuitiva. Contudo, existe a possibilidade de que pessoas residentes no Brasil realizem investimentos fora das fronteiras nacionais como, por exemplo, na Espanha.

Caso você tenha se interessado por esta bolsa em particular ou está buscando opções de lugares para diversificar sua carteira, saiba que é possível seguir por diferentes caminhos.

Uma alternativa é realizar o procedimento in loco, isto é, abrindo uma conta em uma instituição financeira da Espanha. Entretanto, é importante pontuar que este processo está mais sujeito a burocracias e custos de transação. Outra opção possível é investir de maneira indireta, ou seja, utilizando a própria B3 como base para suas operações.

Seja como for, antes de mais nada é recomendável que você avalie o seu perfil de investidor para ter mais clareza sobre quais tipos de investimentos combinam com você. Além disso, é fundamental fazer previamente um planejamento minucioso a qualquer tomada de decisão.

Por fim, gostaríamos de ressaltar que este texto tem caráter puramente educativo. Sendo assim, ele não substitui de maneira nenhuma uma consulta mais aprofundada a um órgão ou profissional financeiro de sua confiança.

Conheça a Bolsa de Valores de Madri

Uma última dica que gostaríamos de passar é que o próprio site oficial da Bolsa de Madri disponibiliza uma área para investidores que conta inclusive com livros e guias para auxiliá-lo nesta tarefa. Aqui no Brasil, há também a Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil que auxilia suas empresas associadas com informações relevantes tanto do mercado brasileiro quanto espanhol.

 

———————-

Esperamos que tenham gostado do post de hoje e que ele tenha sido útil para seus planejamentos futuros. Nos vemos em uma próxima!

¡Saludos!

 

Já que está aqui: 8 grandes obras literárias da língua espanhola

Esther Fuentes
Esther Fuentes