A Espanha possui traços culturais peculiares pela sua construção história ao longo dos últimos milênios de civilização em pleno desenvolvimento onde hoje é seu território e identidade cultural. Com isto, foi elaborada a lista abaixo, com curiosidades sobre a cultura espanhola e a reproduzimos abaixo:
- Embora esteja sendo aos poucos sendo abandonado, o costume de tirar um cochilo após o almoço (siesta) ainda é comum na Espanha. Nas cidades do interior, os espanhóis costumam parar de duas a três horas para dormir após o almoço. Neste período, grande parte dos estabelecimentos comerciais ficam fechada.
- Na Espanha o jantar ocorre entre as 21h e 22h. É a população, entre os europeus, que faz o jantar mais tarde.
- Peixes e frutos do mar são muito apreciados na culinária espanhola. Os espanhóis tem o costume de sempre comprar peixe fresco.
- Um dos pratos mais tradicionais da culinária espanhola é a paella. Outros pratos típicos da culinária espanhola são: fabada asturiana, sopa castelhana, cozido madrilenho, polvo à galega e o cozido montanhês.
- A palavra Espanha deriva de “Hispânia”, que era como os romanos chamavam toda região conquistada (província) da Península Ibérica. Porém, a palavra “Hispânia” foi adaptada de “i-spn-ya”, termo que os fenícios usavam para designar a região.
- Em várias regiões da Espanha, as pessoas costumam usar o anel de casamento no dedo anular da mão direita.
- O idioma oficial e mais falado na Espanha é o espanhol. Porém, existem outras línguas (idiomas co-oficiais) na Espanha como, por exemplo, o catalão, o basco e o galego.
- Em 1580, Espanha e Portugal se uniram politicamente. A União Ibérica durou 60 anos, terminando em 1640.
- Embora muito tradicional na Espanha, as touradas estão em declínio no país, em função, principalmente, da reação mundial contra o sofrimento causado aos touros.
- Os espanhóis usam o pão como acompanhamento em grande parte dos pratos da culinária.