Em Extremadura, a Mérida de Roma | Cultura Espanhola
Back

Em Extremadura, a Mérida de Roma

Império Romano deixou um legado de cidades por toda a Europa, e Mérida, na Espanha, é um destes casos.

Por aqui, chegaram os romanos e fundaram a cidade em 25 a.C sob o nome Colonia Iulia Augusta Emerita para abrigar soldados jubilados, aposentados, de legiões veteranas das Guerras Cantábricas pela conquista no norte da Península Ibérica.

Mérida, que atualmente é a capital da Comunidade Autônoma de Extremadura, já tem importância desde que foi capital da Lusitania, província romana que se estendia ao Oceano Atlântico, avançando sobre o território atual de Portugal, e quando, no século III, tornou-se a capital Diocesis Hispaniarum, que abrangia toda a península e parte do território ao norte da África, onde hoje é o Marrocos.

Como capital da Diocesis Hispaniarum, Mérida sofreu grandes transformações de infraestrutura que a tornaram uma das cidades mais importantes do Império, mais importante até que Atenas, à época.

O legado romano na região foi consagrado pelos séculos nas pedras que ergueram templos, obras de infraestrutura grandiosas e características de Roma, além dos teatros e circos. Hoje, estes são pontos turísticos importantes que contam parte da história da Espanha, de Portugal e da própria Europa. E é alguns destes que você conhecerá abaixo.

Teatro Romano

Fica situado na região periférica da cidade, junto à muralha da mesma. Foi construído entre 16 a.C. e 15 a.C., promovido pelo Cônsul Marco Vipsanio Agripa. Logo mais tarde sofreu modificações, entre os séculos I e II, quando tornou-se capital da Diocesis Hispaniarum.

O monumento mais visitado da cidade é desde 1933 palco do Festival de Teatro de Mérida, que recupera sua função original durante os dias do evento. Desde 1993 é Patrimônio da Humanidade declarado pela UNESCO e um dos 12 Tesouros da Espanha desde 2007.

Em Extremadura, a Mérida de Roma

por Xosema para Wikipedia

 

Anfiteatro

Era palco para as sangrentas lutas entre gladiadores, entre feras ou entre homens e feras, as chamadas venationes. Foi construído em 8 a.C., sendo uma construção de enfoque mais popular que o próprio Teatro.

Em Extremadura, a Mérida de Roma

Por VonRalph para Wikipedia

 

Ponte Romana

Considerada a maior ponte da antiguidade, é composta por 62 arcos que se estendem sobre o Rio Guadiana por 755 metros. Entretanto, hoje, ela possui apenas 722 m e 60 arcos.

Em Extremadura, a Mérida de Roma

Por Juanje 2712 para Wikipedia

 

Foro Romano

Consistia em 5 edifícios diferentes, sendo eles o Templo de Diana (imagem abaixo), Templo de Marte, Pórtico do Fórum, uma basílica e termas.

Em Extremadura, a Mérida de Roma

Por Zackds para Wikipedia

 

Aqueduto de los Milagros

Deste aqueduto restam apenas 38 colunas em arco em pé. Por resistir bravamente aos séculos recebeu o seu atual nome “Aqueduto dos Milagres”. Ele trazia água de uma barragem chamada Proserpina.

Em Extremadura, a Mérida de Roma

Por Brian Wee para Wikipedia

 

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues

Isso vai fechar em 7 segundos