Tipos de Jamón, o presunto espanhol

jamon-fatia

O presunto espanhol é famoso no mundo inteiro pelo seu sabor singular. Além de ser apreciado pelo mundo e reconhecido como iguaria espanhola, o jamón é definitivamente um dos produtos prediletos da gastronomia ibérica para os espanhóis. Os presuntos encontrados na Espanha são distinguem-se em dois tipos: o jamón ibérico e o jamón serrano.
Estes dois tipos de presunto espanhol derivam do porco ao qual são feitos. Enquanto o jamón ibérico é feito a partir do porco pata negra, o jamón serrano é feito do porco branco. No que se distinguem em sabor em relação aos outros tipos de presunto do mundo, a iguaria espanhola se dá pelo modo como são criados os animais e o sabor então é influenciado pelo tipo de pastagem onde podem mover-se livremente, alimentação e o tempo em que é curado.

porco-pata-negra
O porco pata negra

Existe ainda classificação para os presuntos espanhóis e isto é determinado pela quantidade de bolota que comem. Para explicar, a bolota é um fruto d e árvores da família do carvalho, que existem em abundância em Portugal e na parte oeste da Espanha. Ao comer bolotas, a carne do porco vai ganhando sabor diferenciado e com isto, classificações diferentes.

jamon-iberico

Jamón Ibérico – Pata negra

jamon-serrano

Jamón Serrano – Porco branco


posts Relacionados

A típica Pescadilla en Sobrehúsa de Cádiz

Na Cádiz do século XIX, o pescado frito era um prato muito comum...

Curiosidades sobre a Espanha

A Espanha possui traços culturais peculiares pela sua construção história ao longo dos...