Tipos de Jamón, o presunto espanhol

jamon-fatia

O presunto espanhol é famoso no mundo inteiro pelo seu sabor singular. Além de ser apreciado pelo mundo e reconhecido como iguaria espanhola, o jamón é definitivamente um dos produtos prediletos da gastronomia ibérica para os espanhóis. Os presuntos encontrados na Espanha são distinguem-se em dois tipos: o jamón ibérico e o jamón serrano.
Estes dois tipos de presunto espanhol derivam do porco ao qual são feitos. Enquanto o jamón ibérico é feito a partir do porco pata negra, o jamón serrano é feito do porco branco. No que se distinguem em sabor em relação aos outros tipos de presunto do mundo, a iguaria espanhola se dá pelo modo como são criados os animais e o sabor então é influenciado pelo tipo de pastagem onde podem mover-se livremente, alimentação e o tempo em que é curado.

porco-pata-negra
O porco pata negra

Existe ainda classificação para os presuntos espanhóis e isto é determinado pela quantidade de bolota que comem. Para explicar, a bolota é um fruto d e árvores da família do carvalho, que existem em abundância em Portugal e na parte oeste da Espanha. Ao comer bolotas, a carne do porco vai ganhando sabor diferenciado e com isto, classificações diferentes.

jamon-iberico

Jamón Ibérico – Pata negra

jamon-serrano

Jamón Serrano – Porco branco


posts Relacionados

Receita de Gaspacho Espanhol

Uma sopa antiguíssima de origem espanhola, mais precisamente uma receita andaluza, que era...

Como fazer Burritos

Um dos pratos mais famosos da culinária latina originário do México, muito famoso...