Tipos de Jamón, o presunto espanhol | Cultura Espanhola
Back

Tipos de Jamón, o presunto espanhol

O presunto espanhol é famoso no mundo inteiro pelo seu sabor singular. Além de ser apreciado pelo mundo e reconhecido como iguaria espanhola, o jamón é definitivamente um dos produtos prediletos da gastronomia ibérica para os espanhóis. Os presuntos encontrados na Espanha são distinguem-se em dois tipos: o jamón ibérico e o jamón serrano.

Estes dois tipos de presunto espanhol derivam do porco ao qual são feitos. Enquanto o jamón ibérico é feito a partir do porco pata negra, o jamón serrano é feito do porco branco. No que se distinguem em sabor em relação aos outros tipos de presunto do mundo, a iguaria espanhola se dá pelo modo como são criados os animais e o sabor então é influenciado pelo tipo de pastagem onde podem mover-se livremente, alimentação e o tempo em que é curado.

Tipos de Jamón, o presunto espanhol

Jamón Ibérico – Foto por Evan em Wikipedia

Existe ainda classificação para os presuntos espanhóis e isto é determinado pela quantidade de bolota que comem. Para explicar, a bolota é um fruto d e árvores da família do carvalho, que existem em abundância em Portugal e na parte oeste da Espanha. Ao comer bolotas, a carne do porco vai ganhando sabor diferenciado e com isto, classificações diferentes.

Tipos de Jamón, o presunto espanhol

Jamón Ibérico – Foto por Xemenendura em Wikipedia

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues

Isso vai fechar em 7 segundos