Os 12 tesouros da Espanha | Cultura Espanhola
Back

Os 12 tesouros da Espanha

Há alguns anos foi aberta uma votação na Espanha para definir os seus lugares mais emblemáticos e valiosos para a cultura e história espanhola. Entre vinte  locais finalistas, de uma lista de mais de cem, foram escolhidos doze, que são hoje conhecidos como os 12 tesouros da Espanha.

Veja abaixo quem são estes 12 locais na Espanha, estes 12 tesouros.

 

Mezquita-Catedral de Córdoba

A bela Mesquita-Catedral no coração histórico de Córdoba, um Patrimônio Cultural da Humanidade, foi construído ainda no século VIII e transformado em uma Catedral cristã no século XIII com a reconquista.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Zarateman em Wikipedia

Aqui no Blog Cultura Española já falamos sobre este local no artigo 5 lugares para visitar em Córdoba, Espanha.

Cueva de Altamira

Como já foi chamada, está é a Capela Cistina da Arte Rupestre. Nesta caverna, em Santillana del Mar na Cantabria, habitaram outros membros da linha evolutiva da humanidade no período Paleolítico.

O local foi preservado graças a uma pedra que rolou e vedou a entrada da caverna, conservando seu interior e a riqueza de suas representações de, principalmente bisões e cervos. No Museu Arqueológico da Espanha, em Madri, existe uma reprodução do que é encontrado na caverna.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Yvon Fruneau em Wikipedia

Catedral de Santa María de la Sede de Sevilla

A maior catedral cristã com estilo gótico do mundo, situada na cidade de Sevilla. A data de sua construção é tema de debate enquanto há suposições de que tenha iniciado em 1401 ou em 1433.

Nela se encontra a cripta de Cristóvão Colombo e Fernando III de Castela, rei da Espanha no século XIII.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Diego Delso em Wikipedia

Alhambra

A Alhambra é um antigo complexo palaciano e fortaleza da Andaluzia, na cidade de Granada, construído durante a ocupação muçulmana do sul espanhol.

Seus atrativos são os elementos da arte islâmica que ornamentam suas principais construções, a sua arquitetura caracteristicamente islâmica e sua localização em harmonia com o relevo local, bem acima de uma colina.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Berthold Werner em Wikipedia

Catedral-Basílica de Nuestra Señora del Pilar de Zaragoza

A Catedral em homenagem a Nossa Senhora do Pilar, padroeira de Zaragoza, é os mais importante templo barroco da Espanha e tido como o primeiro templo dedicado à Maria da cristandade.

Temos um texto que fala mais sobre esta catedral e os festejos que ocorrem em outubro em devoção à Nossa Senhora do Pilar. Leia em A grande festa para Virgem do Pilar.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Escarlati em Wikipedia

Parque Nacional do Teide

Ocupa a zona mais alta da ilha de Tenerife, nas Canárias. É o maior e o mais antigo parque nacional das Ilhas Canárias e o terceiro da Espanha.  Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2007.

Aqui se encontra o vulcão Teide, à 3718 metros de altura, o pico das Canárias e também de todo o Oceano Atlântico.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Thomas Wolf em Wikipedia

Teatro romano de Mérida

Construído entre 16 a.C. e 15 a.C. na cidade de Emerita Augusta, atual Mérida, durante a ocupação romana na Península Ibérica, este é um dos mais bem conservados e que ainda, em festival anual, retoma o seu antigo propósito.

Juntamente com outros monumentos, fazem de Mérida, em Extremadura, uma cidade ícone da passagem da civilização romana pela Espanha. Leia mais sobre isto em Em Extremadura, a Mérida de Roma.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Håkan Svensson em Wikipedia

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Jose Mario Pires em wikipedia

Dedicada ao apóstolo Tiago, é o destino de milhares de peregrinos que fazem algum dos Caminhos de Santiago desde a Idade Média. Fica situada na cidade de Santiago de Compostela, na comunidade autônoma da Galícia.

Temos um artigo falando sobre os caminhos e sobre a catedral, leia em Os Caminhos de Santiago de Compostela.

Ciudad de las Artes y las Ciencias

Este moderno complexo dedicado às artes e ciências situado na cidade de Valência. O que mais chama atenção, a primeira vista, é a arrojada arquitetura presente em todos os seus 7 prédios.

A proposta inicial era transformar Valência em um ponto turístico da Espanha, e conseguiram. Visitar o país sem conhecer estes prédios é quase um pecado. Leia mais em Cidade das Artes e das Ciências de Valência.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Mike Lowe em Wikipedia

Templo Expiatorio de la Sagrada Familia

Projetado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, a Sagrada Familia é uma grande basílica católica de Barcelona, iniciada em 1882 e ainda em construção (Setembro de 2022). A construção teve por base um estilo gótico e, assumindo Gaudí, a obra tomou outro rumo, tornando-a única e característica do grande arquiteto modernista que era.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Heimo66 em Wikipedia

Playa de La Concha (San Sebastián)

A Playa de La Concha (Praia da Concha) é uma das mais famosas praias urbanas da Espanha. Está situada na Baía de La Concha, na cidade de San Sebastián, no País Basco (Espanha). São cerca de 40 metros de faixa de areia que se estendem por mais de 1,3 Km de praia de pouca profundidade que quase forma um semicírculo na baía.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Leland em Wikipedia

Museo Guggenheim Bilbao

Este museu é um dos cinco museus da Fundação Solomon R. Guggenheim e está localizado em Bilbao, no País Basco. Foi inaugurado em 1997 pelo Rei Juan Carlos I da Espanha. O projeto é do famoso arquiteto Frank Gehry.

Os 12 tesouros da Espanha

Foto por Naotake Murayama em Wikipedia

 

Vagner Rodrigues
Vagner Rodrigues