Os 12 tesouros da Espanha

Há alguns anos foi aberta uma votação na Espanha para definir os seus lugares mais emblemáticos e valiosos para a cultura e história espanhola. Entre vinte  locais finalistas, de uma lista de mais de cem, foram escolhidos doze, que são hoje conhecidos como os 12 tesouros da Espanha.
Veja abaixo quem são estes 12 locais na Espanha, estes 12 tesouros.
 

Mezquita-Catedral de Córdoba

Colunas da Mesquita de Córdoba

A bela Mesquita-Catedral no coração histórico de Córdoba, um Patrimônio Cultural da Humanidade, foi construído ainda no século VIII e transformado em uma Catedral cristã no século XIII com a reconquista.

Aqui no Blog Cultura Española já falamos sobre este local no artigo 5 lugares para visitar em Córdoba, Espanha.

Mesquita-Catedral de Córdoba

 

Cueva de Altamira

Os reis na Caverna de Altamira

Como já foi chamada, está é a Capela Cistina da Arte Rupestre. Nesta caverna, em Santillana del Mar na Cantabria, habitaram outros membros da linha evolutiva da humanidade no período Paleolítico.

O local foi preservado graças a uma pedra que rolou e vedou a entrada da caverna, conservando seu interior e a riqueza de suas representações de, principalmente bisões e cervos. No Museu Arqueológico da Espanha, em Madri, existe uma reprodução do que é encontrado na caverna.

Bisão na Caverna de Altamira

Catedral de Santa María de la Sede de Sevilla

Tumba de Cristóvão Colombo

A maior catedral cristã com estilo gótico do mundo, situada na cidade de Sevilla. A data de sua construção é tema de debate enquanto há suposições de que tenha iniciado em 1401 ou em 1433.

Nela se encontra a cripta de Cristóvão Colombo e Fernando III de Castela, rei da Espanha no século XIII.

interior-da-catedral

la-giralda

Alhambra

Alhambra

A Alhambra é um antigo complexo palaciano e fortaleza da Andaluzia, na cidade de Granada, construído durante a ocupação muçulmana do sul espanhol.

Seus atrativos são os elementos da arte islâmica que ornamentam suas principais construções, a sua arquitetura caracteristicamente islâmica e sua localização em harmonia com o relevo local, bem acima de uma colina.

patio-dos-arraynes-alhambra

alhambra-interior

Catedral-Basílica de Nuestra Señora del Pilar de Zaragoza

catedral-nossa-senhora-do-pilar

A Catedral em homenagem a Nossa Senhora do Pilar, padroeira de Zaragoza, é os mais importante templo barroco da Espanha e tido como o primeiro templo dedicado à Maria da cristandade.

Temos um texto que fala mais sobre esta catedral e os festejos que ocorrem em outubro em devoção à Nossa Senhora do Pilar. Leia em A grande festa para Virgem do Pilar.

Capilla_del_Pilar

Parque Nacional do Teide

Teide - Tenerife

Ocupa a zona mais alta da ilha de Tenerife, nas Canárias. É o maior e o mais antigo parque nacional das Ilhas Canárias e o terceiro da Espanha.  Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 2007.

Aqui se encontra o vulcão Teide, à 3718 metros de altura, o pico das Canárias e também de todo o Oceano Atlântico.

teide

Teatro romano de Mérida

teatro-romano-de-merida-1

Construído entre 16 a.C. e 15 a.C. na cidade de Emerita Augusta, atual Mérida, durante a ocupação romana na Península Ibérica, este é um dos mais bem conservados e que ainda, em festival anual, retoma o seu antigo propósito.

Juntamente com outros monumentos, fazem de Mérida, em Extremadura, uma cidade ícone da passagem da civilização romana pela Espanha. Leia mais sobre isto em Em Extremadura, a Mérida de Roma.

teatro-romano-de-merida-2

Catedral de Santiago de Compostela

catedral-de-santiago-de-compostela

Dedicada ao apóstolo Tiago, é o destino de milhares de peregrinos que fazem algum dos Caminhos de Santiago desde a Idade Média. Fica situada na cidade de Santiago de Compostela, na comunidade autônoma da Galícia.

Temos um artigo falando sobre os caminhos e sobre a catedral, leia em Os Caminhos de Santiago de Compostela.

interior-catedral-de-santiago-de-compostela

Ciudad de las Artes y las Ciencias

lhemisfeirc

Este moderno complexo dedicado às artes e ciências situado na cidade de Valência. O que mais chama atenção, a primeira vista, é a arrojada arquitetura presente em todos os seus 7 prédios.

A proposta inicial era transformar Valência em um ponto turístico da Espanha, e conseguiram. Visitar o país sem conhecer estes prédios é quase um pecado.

Leia mais em Cidade das Artes e das Ciências de Valência.

agora-valencia

Templo Expiatorio de la Sagrada Familia

interior-sagrada-familia

Projetado pelo arquiteto catalão Antoni Gaudí, a Sagrada Familia é uma grande basílica católica de Barcelona, iniciada em 1882 e ainda em construção (janeiro de 2013).

A construção teve por base um estilo gótico e, assumindo Gaudí, a obra tomou outro rumo, tornando-a única e característica do grande arquiteto modernista que era.

sagrada-familia

Playa de La Concha (San Sebastián)

San_Sebastian_La_Concha

A Playa de La Concha (Praia da Concha) é uma das mais famosas praias urbanas da Espanha. Está situada na Baía de La Concha, na cidade de San Sebastián, no País Basco (Espanha).

São cerca de 40 metros de faixa de areia que se estendem por mais de 1,3 Km de praia de pouca profundidade que quase forma um semicírculo na baía.

la-concha

Museo Guggenheim Bilbao

Museo-Guggenheim-Bilbao

Este museu é um dos cinco museus da Fundação Solomon R. Guggenheim e está localizado em Bilbao, no País Basco. Foi inaugurado em 1997 pelo Rei Juan Carlos I da Espanha. O projeto é do famoso arquiteto Frank Gehry.

 Museo-Guggenheim-Bilbao-exterior

Museo-Guggenheim-Bilbao-interior

 


posts Relacionados

Pamplona e sua história

Pamplona – No mês da tradicional festa de San Fermín preparamos um especial...

Carnaval em Santa Cruz de Tenerife e megafantasias

Até dia 8 de março a folia tem vez na Espanha, precisamente em...