Na Espanha se encontra o “fim da terra”, segundo os romanos, onde, para eles, seria o local onde as terras acabam da até então conhecido velho mundo. Aqui vamos contar para você um pouco mais sobre a Finisterra, cidade da Galícia.
Suas origens são obscuras, uma vez que não consegue se traçar uma história clara das primeiras ocupações humanas na região. Nem observando os historiadores grecoromanos se consegue “reescrever” o que havia por lá.
Uma das citações a finis terrae pelo historiador romano Lucio Anneo Floro, fala da região quando conta a história de Decimus Gross, general romano, depois de percorrer toda a costa do Oceano como vencedor, não retornou até contemplar, com espanto e encanto, o Sol que entrava no mar e um labareda saída das águas. Esta cena só poderia ser vista no Ara Solis, monumento construído sobre o Monte Finisterra.
Locais para visitar
Iglesia de Nosa Señora das Areas
Esta é uma construção do século XII, finalizada apenas no século XV, em estilo românico e gótico.
Faro de Finisterre
A torre de base octogonal com 17 metros de altura, já o farol, estende-se por 143 metros acima do nível do mar, podendo ser vista por 23 milhas náuticas.
Lonja de Finisterre
O edifício projetado pelo arquiteto Covadonga Carrasco López, é a primeira feira do peixe que é também atração turística em seus 2658 metros quadrados.