Os hispanofalantes: Argentina | Cultura Espanhola
Back

Os hispanofalantes: Argentina

Como se sabe, o idioma espanhol está entre os mais falados do mundo e é especialmente influente na Europa e América Latina, graças à presença dos países que o tem como seu idioma oficial.

No entanto, mesmo sendo uma língua comum a todos eles, a verdade é que o espanhol adquiriu grande capacidade de adaptação e regionalismo. Por isso, em cada um destes lugares você conseguirá encontrar características únicas e muito interessantes.

Além disso, a relação entre idioma e cultura é incontestável. Assim, não é possível aprender a língua local sem também entrar em contato com os aspectos culturais dos povos. No caso do espanhol, a sua difusão pelo mundo resulta consequentemente em uma grande diversidade cultural, a qual não somente enriquece o idioma como também expande o conhecimento de mundo daqueles que o estudam.

Os hispanofalantes: Argentina

José Ignacio Pompé via Unsplash

Tendo isto em mente, a Cultura Espanhola traz para você uma nova série de posts, desta vez dedicada em apresentar cada um dos países hispanofalantes bem como suas curiosidades culturais e/ou linguísticas. Partindo de uma lógica alfabética, o primeiro representante da nossa lista é um dos nossos vizinhos mais conhecidos: a Argentina.

Apesar de muito se falar sobre ela, temos certeza de que ainda há muito a se conhecer sobre nossos hermanos!

 

Sugestão: Dia do Idioma Espanhol nas Nações Unidas

 

Informações gerais

Para começar, vamos trazer algumas informações gerais que são sempre úteis para alguém interessado em viajar, morar ou até investir no país:

Os hispanofalantes: Argentina

Edgardo Ibarra via Unsplash

 

Nome oficial: República Argentina

Capital: Buenos Aires

Área: 2.780.400 km²

Tipo de governo: república presidencialista

População: 46.621.847 habitantes (estimativa 2023)

Maiores cidades: 1) Buenos Aires; 2) Córdoba; 3) Rosario; 4) Mendonza; 5) San Miguel de Tucumán

PIB total: $ 986,134 bilhões (2021)

PIB per capita: $ 21.500 (2021)

Principais produtos agrícolas: milho, soja, trigo, carne bovina e uvas

Principais indústrias: processamento de alimentos, veículos motorizados, bens de consumo duráveis, têxteis, químicos e petroquímicos

Moeda: peso argentino

Documentos de entrada para brasileiros: turistas brasileiros podem entrar na Argentina apenas na posse de um passaporte ou carteira de identidade (RG) que estejam dentro da validade

 

Breve história do país

Antes da chegada dos espanhóis, o território que hoje corresponde à Argentina já era habitado por diversos grupos indígenas como os Mapuche, Kolla, Guarani, Charruas, entre outros. Após 1516, a região ficou sob domínio da Espanha e permaneceu como colônia até 1816 quando a Argentina se tornou um país independente.

Os hispanofalantes: Argentina

Hector Ramon Perez via Unsplash

No começo do século XX, o país experimentou um grande progresso econômico, motivo pelo qual ficou conhecido pela expressão “rico como um argentino”. Já a partir da segunda metade deste século, a Argentina passou por uma série de tensões internas, sendo uma delas o golpe e subsequente ditadura civil-militar que durou de 1976 até 1983, ano em que ocorreu o início do processo de redemocratização.

Atualmente, a Argentina é governada pelo presidente Alberto Fernández.

 

Curiosidade 1: o sotaque argentino

Um dos traços mais distintivos da Argentina é o seu sotaque do idioma espanhol, conhecido por ter vários elementos únicos. Chamado de español rioplatense ou castellano rioplatense, esta variante da língua espanhola se desenvolveu no entorno do Rio da Prata e compreende tanto a Argentina quanto seu vizinho, o Uruguai.

Além da influência regional dos diversos imigrantes espanhóis que se mudaram para a região (como galegos, bascos, canários, catalãs e andaluzes), o espanhol rioplatense também absorveu traços linguísticos dos imigrantes italianos, outro grupo importante na Argentina.

Os hispanofalantes: Argentina

Nicolas Taylor via Unsplash

Dentre suas principais características destacam-se o voseo, isto é, uma forma alternativa de se referir à segunda pessoa do singular (não como , mas sim vos) e o fenômeno linguístico conhecido como yeísmo rehilado, no qual a pronúncia das letras “y” e “ll” se assemelha ao que no português seria o “x”/”ch”.

 

Veja também: As melhores cidades da América Hispânica para intercambistas

 

Curiosidade 2: o tango argentino

Sem sombra de dúvidas uma das imagens mais representativas da Argentina, o tango é uma dança derivada da fusão de outros ritmos como a polca europeia, a milonga espanhola, o candombe uruguaio e a havaneira cubana.

Desenvolveu-se durante os anos 1800 nas zonas mais periféricas de Buenos Aires e inicialmente não era uma dança bem-vista já que o contato próximo entre homens e mulheres durante o baile era considerado “indecente”.

Os hispanofalantes: Argentina

Preillumination SeTh via Unsplash

Entretanto, com o passar do tempo o tango foi conquistando seu lugar e ganhando grande popularidade e prestígio não somente na Argentina como ao redor do mundo.

Hoje em dia, é praticamente impossível você passear pelas ruas da capital argentina sem se deparar com alguma apresentação desta dança tão icônica. Além disso, todo dia 11 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Tango no país e desde 2009 a UNESCO a reconhece como um Patrimônio Imaterial da Humanidade.

 

Personalidade ilustre: Mercedes Sosa

Aproveitando que estamos falando de música, não poderíamos deixar de falar um pouquinho sobre Mercedes Sosa, ilustre cantora argentina reconhecida como uma das grandes vozes da América Latina.

Também chamada de “La Negra” devido à sua ascendência indígena, Mercedes nasceu em San Miguel de Tucumán em 1935 e se tornou famosa por cantar músicas com forte influência na tradição folclórica indígena. Ativista a favor dos direitos humanos, Mercedes foi uma das referências nacionais contra a ditadura argentina e posteriormente precisou recorrer ao exílio em 1979. Retornou à sua terra natal somente em 1982.

Os hispanofalantes: Argentina

Annemarie Heinrich via Wikimedia Commons

Ao longo da carreira, Sosa ganhou 3 Grammy Latinos por melhor álbum de música folclórica em 2000, 2003 e 2006, além de fazer parcerias musicais com outros artistas incluindo os brasileiros Milton Nascimento, Chico Buarque e Gal Costa. Dentro da sua linha ativista, também foi convidada e se tornou Embaixadora da Boa Vontade pela UNESCO para a América Latina e Caribe. Morreu em 2009 aos 74 anos em Buenos Aires.

 

Dica de livro: Os Argentinos

Por fim, caso queira conhecer mais sobre o povo argentino, sua história bem como sua cultura tão fascinante recomendamos a leitura “Os Argentinos” de Ariel Palacios pela Editora Contexto. Para mais informações, é só clicar no link acima.

 

Talvez seja do seu interesse: Alfajor argentino: aprenda a fazer em casa!

 

Esperamos que tenha gostado desta nova série e que você tenha ficado ainda mais interessado em conhecer sobre os hispanofalantes. Até a próxima!

 

¡Hasta luego!

Esther Fuentes
Esther Fuentes

Isso vai fechar em 7 segundos