Quando a virada de ano se aproxima no Brasil, já é de praxe ouvirmos inúmeros conselhos sobre as melhores ações a serem tomadas para garantir um ano novo auspicioso.
No entanto, você sabia que as simpatias da virada não são exclusividade daqui? A bem da verdade, os povos ao redor do mundo se valem de diferentes práticas para saudar o novo ano que chega.
No caso da Espanha e América Latina, alguns desses costumes são similares aos nossos e outros, bem distintos e curiosos. Isto posto, que tal conhecer um pouco mais sobre eles? Assim, a seguir trazemos para você 10 simpatias incríveis de ano novo para você se inspirar!
Argentina
Não é só no Brasil que o costume de usar roupas de cores específicas toma as vitrines das lojas e a lista de desejos. De fato, é possível notar esta prática tanto na Espanha quanto na América Latina com algumas semelhanças e variações.
No caso dos nossos hermanos, uma simpatia muito popular entre as mulheres é a de usar uma calcinha especificamente da cor rosa. Segundo a tradição, esta peça deve ser dada de presente durante o Natal para que possa ser estreada na virada do ano e atrair prosperidade bem como boa sorte.
Bolívia
Quer viajar mais no ano que vem? Então essa simpatia adotada na Bolívia e em outros países latino-americanos é a sua cara!
De acordo com os ensinamentos locais, quando o relógio bater meia-noite você tem que estar com uma mala de viagem a postos e algumas roupas em seu interior. Conforme acreditam muitos bolivianos, este é o momento ideal para conseguir trazer para si a viagem tão almejada, seja ela de negócios ou turismo.
Não há uma regra única do passo a passo, além, é claro, de ter uma mala em mãos. Sendo assim, enquanto alguns deixam o objeto na porta da frente, outros preferem dar uma volta com ele no seu quarteirão.
Chile
Este país andino é igualmente rico em tradições para esta época do ano. Caso seu intento seja se livrar das energias negativas e passar por um processo de purificação, então siga essa dica dos chilenos.
O procedimento é muito simples. Quando o relógio anunciar meia-noite, pegue um copo com água e jogue o líquido para fora da sua casa em direção à rua. Deste modo, todas as dores, infelicidades e negatividade também irão embora do seu lar.
Só tome cuidado para não molhar ninguém por acidente!
Sugestão: O claro céu chileno e o colorido da Via Láctea
El Salvador
Já que está com a água e o copo na mão, vamos até El Salvador conhecer uma outra simpatia muito interessante.
Neste pequeno país da América Central é comum que as pessoas quebrem um ovo dentro de um copo com água na última noite do ano. Depois, ele deve ser colocado na janela e deixado ao ar livre.
Na manhã seguinte, observa-se as formas que a clara e a gema tomaram em contato com a água. A interpretação destas figuras representará o que você vai atrair para o novo ano que começa.
Espanha
Uma das tradições espanholas mais populares envolve o consumo de uvas na despedida de um ano para o outro. Seguida por outros países hispânicos, este costume se faz presente desde o final do século XIX ou começo do século XX, a depender das versões sobre sua origem.
Uma das hipóteses é que esta prática se iniciou com a burguesia espanhola por volta de 1880 e em pouco tempo foi reproduzida pela população em geral. A segunda é um tanto inusitada e diz que em 1909 houve um excedente na safra das uvas de Alicante. Como uma forma de lidar com este excesso, os produtores desenvolveram uma primorosa campanha de marketing que associou o consumo da uva com a aquisição de boa fortuna.
Seja qual for a realidade, fato é que a tradição se tornou um marco para a passagem de ano na Espanha. Porém, não pense que seja tão fácil. Para que a prosperidade do próximo ano chegue à sua porta, é preciso consumir exatamente 12 uvas, uma para cada badalada da meia-noite.
Veja também: Coma 12 uvas no Reveillon como se faz na Espanha
Guatemala
Voltando para a América Central, a Guatemala tem uma tradição de ano novo que pode ser vista como um teste de paciência para muitos. Contudo, os guatemaltecos certamente lhe dirão que vale a pena.
Diferentemente dos demais, este ritual acontece somente na tarde do primeiro dia do ano. Nesta data, a simpatia aconselha que as pessoas saiam às ruas ao meio-dia e contem o número de nuvens que se vê no céu.
Pensou em desistir? Pois antes que tome essa decisão saiba que de acordo com os locais a quantidade total que for capaz de contar representa o tanto de dinheiro que irá ganhar nos próximos meses. Agora ficou bem mais atrativo, não?
Honduras
Passando para seu vizinho, Honduras faz questão de manter viva esta tradição que também é seguida por outros países latino-americanos.
Trata-se da confecção e posterior queima de bonecos na madrugada de 1 de janeiro. Os chamados monigotes são feitos com a utilização de roupas velhas e papéis de jornal, enquanto seu interior é preenchido com pólvora para auxiliar na combustão.
Os tipos dos bonecos são variados, sendo muito frequente a representação de políticos ou celebridades. Segundo os hondurenhos, o ritual é importante, pois junto com os bonecos são também queimadas todas as energias negativas do ano anterior. Desta forma, o próximo que chega estará limpo destas influências.
México
O México é um país de história e cultura centenárias. Por causa disso, suas celebrações são sempre repletas de simbolismos e significados profundos.
Dentre as diversas práticas observadas no país, cabe mencionar a aquisição dos borregos/borreguitos que são pequenos cordeiros de pelúcia. Frequentemente dados de presentes, estes graciosos cordeirinhos devem ser pendurados nas portas das casas para trazer sorte e abundância ao lar.
Interessante notar que no México a lã é um objeto historicamente relacionado ao dinheiro, chamado informalmente de la lana. Assim sendo, é recomendado que o borreguito seja feito com o material natural e não sintético.
Peru
Outro país de tradições centenárias, o Peru traz para o período de passagem de ano uma antiga simpatia que envolve o ekeko, figura reverenciada do altiplano andino.
Muito popular também na Bolívia, é dito que o ekeko foi um filho de príncipes da região e que tinha o hábito de presentear os mais necessitados. Por isso, faz sentido que suas esculturas retratem um pequeno homem vestido com roupas andinas e que leva junto ao seu traje pequenas oferendas simbolizando alegria e fortuna.
Acredita-se que este personagem seja capaz de proporcionar prosperidade e abundância àqueles que o procuram. Portanto, é comum encontrar suas estátuas nas comemorações de final de ano. Em troca, a pessoa que faz o pedido deve recompensá-lo colocando um cigarro em sua boca.
República Dominicana
Por fim, nossa lista termina com um ritual quase etéreo vindo diretamente da República Dominicana.
O principal objetivo desta simpatia é dissipar qualquer energia negativa que esteja na casa e atrair bons fluidos para o próximo ano. Assim, muitos dominicanos queimam incenso e mirra e então espalham sua fumaça pelos cômodos de modo a manter seus lares protegidos.
Para resultar no efeito desejado, este processo deve ser feito pouco antes da meia-noite do dia 31 de dezembro.
———————-
Esperamos que tenha gostado do texto de hoje. Tem alguma simpatia que se identificou e gostaria de aderir? Depois conte para nós!
Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para desejar uma boa virada de ano e que 2023 seja cheio de alegrias, saúde e prosperidade a você e seus entes queridos. Nos vemos em um próximo post!
¡Feliz Año Nuevo!