No calendário católico, uma das celebrações mais importantes além da Semana Santa e o Natal é a solenidade de Corpus Christi. Realizada sempre às quintas-feiras e exatamente a 60 dias depois do Domingo de Páscoa, esta época do ano detém uma longa tradição na Espanha de atividades religiosas e culturais que não se limitam apenas à data oficial na quinta-feira, mas se estendem por praticamente uma semana em diferentes localidades.
Assim, hoje vamos trazer exemplos de cidades espanholas em que as celebrações a Corpus Christi estão listadas como Festa de Interesse Turístico Nacional bem como curiosidades a respeito da forma como seus cidadãos festejam esta data tão querida.
Conteúdo relacionado: Fé e paixão: A Semana Santa na Espanha
Histórico das comemorações
De acordo com a historiografia cristã, a festa de Corpus Christi tem suas origens ainda na Idade Média do século XIII. Conta-se que Santa Juliana, então abadessa de Cornillón em Liège (Bélgica), solicitou ao bispo local que se realizassem celebrações em honra ao Corpo de Cristo depois de ter tido uma visão sobre a importância de reverenciar a Eucaristia. Após a autorização, solenidades se espalharam não somente na Bélgica, mas também em outros pontos da Europa.
Contudo, Corpus Christi ficou realmente conhecido por causa de um extraordinário caso ocorrido anos depois na Itália e que levou a alcunha de “O Milagre de Bolsena”. Nesta localidade, um sacerdote duvidava de que o corpo de Cristo estivesse de fato presente na hóstia consagrada. Porém, para seu espanto, ela se transformou em carne diante dos seus olhos em uma de suas missas.
Tal notícia se espalhou rápido e em setembro de 1264 o papa Urbano IV publicou a bula Transiturus de Hoc Mundo, na qual institucionalizou a festa de Corpus Christi. Ao longo dos anos, tornou-se comum realizarem-se procissões em honra ao Corpo de Cristo tendo como acompanhamento um ostensório (custodia em espanhol) com a hóstia consagrada.
Na Espanha, em especial, quatro cidades se destacam neste período como veremos a seguir.
Ponteareas
Em 2024, a cidade galega de Ponteareas na província de Pontevedra celebra seu Corpus Christi de 24 de maio até 04 de junho com muita cor, beleza e devoção. Este pequeno pueblo com pouco mais de 20 mil residentes é famoso por sua destreza em elaborar suntuosos tapetes de pétalas de temas e mosaicos variados. De fato, os habitantes de Ponteareas são tão habilidosos que foram convocados a desenhar tapetes de pétalas para os papas João Paulo II e Bento XVI durante as respectivas visitas destes pontífices à Galicia.
Para o Corpus Christi deste ano, os eventos dividem-se tanto em momentos oficiais administrativos quanto religiosos e culturais. No final de maio, se dá início às festividades com a leitura do pregón (discurso de abertura), seguido de uma semana de exposições e apresentações de grupos folclóricos diversos.
Na virada do sábado para o domingo acontece a tão aguardada confecção dos tapetes de flores que reúne toda a comunidade e preparam terreno para a procissão do Domingo de Corpus Christi, ponto alto da festa. Nos dias subsequentes ainda estão programadas algumas atividades como uma oferenda floral em memória a tapeceiros falecidos e a entrega do primeiro prêmio para o Concurso de Varandas Floridas.
Veja também: Canto e silêncio: A Semana Santa em Zamora
San Cristóbal de la Laguna
Esta cidade na ilha canária de Tenerife, popularmente chamada apenas de La Laguna, possui registros históricos de suas celebrações em torno a Corpus Christi desde o século XV, além de contar com um interessante relato de um médico irlandês do século XVIII no qual observou, na companhia de outros estrangeiros, a profunda religiosidade de seus habitantes que se ajoelhavam sem hesitação ao som dos sinos e à procissão do Santíssimo Sacramento mesmo tendo o chão da cidade sido decorado com areia e pequenas pedras que, naturalmente, traziam muito incômodo.
Esta passagem se mostra coerente com outros fatos históricos coletados já que La Laguna oficialmente adotou a tradição de realizar seu tapete com flores apenas no século XX. Apesar de ser um costume mais recente, os habitantes da cidade canária aumentam sua produção e prestígio nesta arte, sendo que para 2024 estão previstos 68 tapetes florais que cobrirão todo caminho processional no centro histórico. Estima-se que mais de 30 mil flores serão utilizadas para a procissão de domingo que também contará com a presença de autoridades e confrarias locais.
No vídeo abaixo, você pode conferir uma breve amostra de como La Laguna celebrou esta solenidade no ano anterior:
Sitges
Bem próxima de Barcelona localiza-se o pequeno pueblo de Sitges que mantém viva a tradição de Corpus Christi há mais de seis séculos. Tendo uma vista privilegiada do mar, ele também faz parte do grupo de municípios que se orgulha de seus tapetes florais, cujos registros remontam desde 1814. Atualmente, estas obras populares se espalham em 35 tapetes que juntas percorrem mais de 1km de extensão e podem se dividir desde pequenos exemplares com aproximadamente 15m² para até gigantescos painéis com mais de 600m².
Para além dos tradicionais tapetes que decoram o caminho processional do Domingo de Corpus Christi, Sitges oferece a seus habitantes e turistas uma programação vasta que em 2024 ocorre de 25 de maio até 09 de junho. Suas atrações englobam desde oficinas para adultos e crianças, a Exposição Nacional dos Cravos que está chegando à sua 84ª edição bem como o desfile das Tres Parejas de Gigantes de Sitges (bonecos semelhantes aos confeccionados no Brasil para o Carnaval em Olinda).
Sugestão: Dia dos Mortos: 5 curiosidades da festa
Toledo
Terminando nossa viagem pelo coração da Espanha, a celebração de Corpus Christi em Toledo talvez seja uma datas festivas mais importantes do calendário da cidade e certamente uma das mais antigas, remontando ao primeiro cortejo de 1418.
O Corpus Christi de Toledo se destaca das demais localidades pela magnitude de sua organização bem como pela decoração luxuosa que relembra toda a pompa e glória de seu célebre passado. Para se ter uma ideia, as ruas do centro histórico, por onde passa a procissão, são enfeitadas com nada menos que 4 mil metros de grinaldas, 4 mil cravos, 2 mil rosas entre outras flores que acompanham 2 mil metros de toldo e mais de trezentos estandartes coloridos que cobrem as varandas. Além desse caminho, a Catedral de Toledo também é cuidadosamente embelezada com belas tapeçarias feitas entre os séculos XVI e XVIII.
Contudo, a joia da coroa é, sem dúvidas, o magnífico ostensório (custodia) usado para a procissão. Feita pelo artista alemão Enrique de Arfe (Heinrich von Harff no original) em estilo gótico, a Custodia de Toledo possui mais de 3 metros de altura por 1 metro de largura e é toda adornada com ouro, prata e pedras preciosas. Não menos surpreendente é a informação de que, para realizar tal façanha, Arfe precisou de exatos sete anos de trabalho e dedicação, mas que com certeza foram recompensados por um resultado de beleza e graça como pode ser conferido tanto na imagem quanto no vídeo abaixo.
————–
Esperamos que tenha gostado do post de hoje e se encantado pela forma como os espanhóis celebram Corpus Christi. De todas as cidades apresentadas, qual lhe chamou mais a atenção?
Nos vemos na semana que vem!
¡Un abrazo fuerte!