Esperamos que a sua Nochevieja tenha sido maravilhosa e que 2024 seja um ano repleto de realizações!
Por aqui, já retornamos com o blog da Cultura Espanhola e queríamos aproveitar que ainda estamos no período de férias para perguntar… Quando você finalmente chega às suas queridas vacaciones, qual é o seu destino favorito? Na Europa, devido à maior incidência de frio em comparação ao Brasil, os europeus costumam ser fãs das cidades litorâneas localizadas em zonas mais quentes.
E por isso, dentre as várias possibilidades no continente, a Espanha continua no topo da lista de desejos quando falamos em turismo de verão e a explicação é muito simples. Contando com quase 8 mil quilômetros de litoral, o país se beneficia de sua geografia em forma de península para oferecer aos seus moradores e visitantes paisagens costeiras únicas e espetaculares.
Assim, venha conosco e conheça algumas das costas espanholas mais populares entre os turistas e planeje sua próxima viagem para o verão espanhol!
Conteúdo relacionado: As 10 praias mais lindas da Espanha
O mapa costeiro da Espanha
Para ajudar você a se situar melhor, a seguir apresentamos um mapa da costa espanhola com seus 7.905 quilômetros de extensão divididos entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, sendo este último o campeão disparado entre os turistas.
Vale mencionar que o litoral da Espanha como um todo é muito bem avaliado, possuindo mais de 700 praias classificadas como “Bandeira Azul”, o que coloca o país em primeiro lugar no ranking mundial. Este título é concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE na sigla em inglês) e se baseia em uma série de critérios como segurança, infraestrutura e qualidade ambiental das praias e marinas.
Seja como for, a maioria dos turistas acaba realmente se concentrando em três áreas específicas:
- Costa del Sol;
- Costa Brava; e
- Costa Blanca;
Costa del Sol
Talvez um dos destinos de verão mais famosos da Espanha, a Costa del Sol abrange aproximadamente 160km do litoral andaluz e seu nome não é de maneira nenhuma um exagero. Afinal, a Costa del Sol tem o astro-rei como sua fiel companhia praticamente o ano inteiro com incríveis 320 dias de sol ao longo de 12 meses!
Ademais das condições naturais favoráveis, a região possui uma excelente infraestrutura turística com vida noturna agitada, gastronomia renomada e diversas opções de lazer, entre elas, a prática de golfe. Aliás, para quem é aficionado pelo esporte vai com certeza se sentir em casa com a infinidade de campos disponíveis na região. De fato, existe até mesmo uma brincadeira de que a Costa del Sol poderia também receber a alcunha de Costa del Golf!
Pertencente à província de Málaga, esta cidade também se figura como seu centro, embora a Costa del Sol seja igualmente conhecida por outras localidades como Torremolinos, o pueblo de Nerja e, é claro, a badalada Marbella.
Por outro lado, se o seu intuito for explorar mais da natureza local para além das maravilhosas praias, então uma excursão aos Acantilados de Maro se torna um passeio indispensável. Este belo cartão-postal é formado por falésias circundadas por enseadas em tons de azul-turquesa e uma cachoeira cuja água desemboca no oceano. Neste paraíso natural, os visitantes podem se aventurar em atividades como caiaque, snorkel e até mergulho!
Veja também: As 10 praias mais deslumbrantes da América Latina
Costa Brava
Outro destino frequentemente buscado no Mediterrâneo, embora localizado mais ao norte e próximo à fronteira com a França, é Costa Brava.
Abarcando a província catalã de Girona e possuindo aproximadamente 214km de extensão, esta região poderia muito bem ser definida como o refúgio dos artistas. Isto porque ao longo do século XX diversas personalidades do mundo das artes elegeram a Costa Brava como seu cantinho preferido de veraneio desde os pintores nacionais Pablo Picasso, Joan Miró e Salvador Dalí até o roteirista e escritor americano Truman Capote bem como o pintor franco-bielorrusso Marc Chagall.
Quando vemos as fotos deste litoral, não é difícil entender o porquê eles se apaixonaram por essa região. Apesar da ferocidade com que as águas batem em suas rochas (daí o motivo do seu nome), a Costa Brava surpreende com suas falésias que dividem a paisagem com as águas verde-esmeralda do mar, sua rica história preservada em castelos medievais e museus ou até mesmo com seus pueblos tradicionais de pescadores onde você pode experenciar um verdadeiro contato com a cultura local.
A principal atração turística da região é a cidade de Lloret de Mar. Porém, Tossa de Mar, Cadaqués e Figueres também gozam de grande popularidade e definitivamente valem uma visita.
Costa Blanca
Estendendo-se por mais de 240 km, a Costa Blanca que banha o litoral de Alicante e se localiza no caminho entre a Costa del Sol e a Costa Brava também se figura como um dos destinos mais apreciados pelos turistas.
Uma das explicações para seu nome diz que ele se deriva da tonalidade clara da areia bem como da construção branca de seus pueblos tradicionais que contrastam perfeitamente com o azul de suas águas e o verde de suas palmeiras, resultando em uma verdadeira obra-prima a céu aberto.
Outra curiosa teoria defende que a denominação na realidade nasceu em 1957 a partir de um slogan da companhia aérea British Airways que queria impulsionar a rota turística entre Londres e Valência, capital da comunidade autônoma onde se encontra a Costa Blanca.
Seja por seus dotes naturais ou graças a uma inteligente estratégia de marketing, fato é que esta região está entre as queridinhas de espanhóis e estrangeiros, pois conta com uma temperatura média anual agradável e mais de 300 dias de sol, além, é claro, de uma excelente infraestrutura turística.
Dentre as principais localidades Benidorm se destaca como sendo a mais famosa, mas Torrevieja, Altea, Orihuela e Santa Pola também são grandes representantes e não ficam para trás.
Sugestão: Quais documentos são necessários para entrar na Espanha?
——————
Esperamos que tenha curtido o post de hoje e também se encantado pelo litoral espanhol. Se por acaso você for mais da linha do turismo de inverno, então não perca o próximo texto quando falaremos justamente sobre as principais atrações para esta estação!
¡Un abrazo cálido y hasta luego!