Os hispanofalantes: Chile | Cultura Espanhola
Back

Os hispanofalantes: Chile

Um país de beleza singular e paisagens icônicas

Há alguns meses atrás, começamos uma série de textos aqui no blog da Cultura Espanhola sobre os países hispanofalantes, apresentando um pouco sobre sua história bem como cultura e algumas curiosidades.

Seguindo com a ordem alfabética, vamos ainda passear pela América do Sul e conhecer um dos poucos países do continente que não tem uma fronteira em comum com o Brasil, mas ainda assim está na mente e coração de muitos brasileiros como um desejado destino para turismo ou intercâmbio: Chile!

Conhecido como o principal lar da majestosa Cordilheira dos Andes, pela cosmopolita capital, Santiago, ou pelo curioso formato do seu território, o Chile é tudo isso e muito mais! Dotado de uma rica história e combinado com paisagens misteriosas e surreais, não é surpresa que este país está entre os mais queridos da América hispânica. Vamos conhecer mais sobre ele então?

 

Veja também: Os hispanofalantes: Bolívia

 

Informações gerais

Nome oficial: República do Chile

Capital: Santiago

Área: 756.102 km²

Tipo de governo: república presidencialista

População: 18.549.457 habitantes (estimativa 2023)

Maiores cidades: 1) Santiago; 2) Valparaíso; 3) Concepción

PIB total: $ 496,085 bilhões (2021)

PIB per capita: $ 25.400 (2021)

Principais produtos agrícolas: uvas, maçãs, trigo, beterraba sacarina, leite, batatas, etc.

Principais indústrias: cobre, lítio, outros minérios, setor alimentício, processamento de pescado, ferro e aço, etc.

Moeda: peso chileno

 

Documentos de entrada para brasileiros: turistas brasileiros podem ingressar no Chile tanto usando um passaporte quanto um documento de identidade válidos. Além disso, toda pessoa maior de 18 anos deve apresentar uma declaração jurada, isto é, um formulário com algumas informações relevantes para as autoridades sobre sua viagem ao país. Os detalhes referentes aos menores de idade devem ser preenchidos dentro da ficha do responsável legal que esteja cuidando do menor. É um trâmite consideravelmente simples que pode ser feito tanto online (com a opção em língua portuguesa) quanto ao desembarcar no aeroporto.

 

Breve história do país

Os hispanofalantes: Chile

Thomas Griggs via Unsplash

Antes da chegada dos espanhóis, o Chile já era habitado por várias nações indígenas, principalmente na sua parte central e sul. Já a região norte ficou sob controle do Império Inca que a governou por aproximadamente um século. A partir do assentamento dos colonos espanhóis, foi criada a Capitania Geral do Chile em 1541, permanecendo sob domínio hispânico até 1810 quando o Chile declarou sua independência.

Anos mais tarde, Chile, Peru e Bolívia se enfrentaram na Guerra do Pacífico, famoso embate sul-americano que durou de 1879 até 1883, e sagrou os chilenos como os grandes vitoriosos do conflito, garantindo ao país mais uma porção de terras ao norte, mas, por outro lado, decretando o fim do acesso boliviano ao mar.

Em relação à política interna chilena, o acontecimento de maior destaque foi, sem dúvidas, o golpe de Estado que retirou do poder o governo eleito de Salvador Allende e o substituiu pela ditadura de Augusto Pinochet, uma das mais cruéis da América Latina, que perdurou até 1990 quando um governo democraticamente eleito retornou ao cenário político do país.

Desde então, o Chile é considerado um país politicamente estável e democrático. Atualmente, seu presidente é Gabriel Boric, o qual iniciou seu mandato em março de 2022.

 

 

Curiosidade 1: geografia singular

Os hispanofalantes: Chile

Franz Nawrath via Unsplash

Uma das primeiras características que saltam aos olhos quando analisamos para o mapa do Chile são as proporções inusitadas do seu território. Cobrindo uma fina faixa que se alonga pela costa mais ocidental do continente, o Chile exibe merecidamente o título de país mais estreito do mundo com quase 4 mil km de terra no sentido norte-sul e menos de 200 km na direção leste-oeste.

Apesar da pouca extensão em largura, o seu comprimento avantajado lhe fornece uma gama de climas e vegetações que proporcionam os ambientes mais diversificados possíveis desde os bosques temperados da Patagônia chilena e a imponente Cordilheira dos Andes, visível desde a sua capital, até o lugar mais seco do planeta: o deserto do Atacama.

Para além da sua porção continental, também faz parte do território a misteriosa Ilha de Páscoa. Localizada no Oceano Pacífico, esta pequena ilha abriga as intrigantes estátuas moai, chamadas localmente de Rapa Nui em homenagem ao povo polinésio que primeiro chegou à região e construiu estes monumentos. Muitas teorias circundam o significado por trás da criação dos moais, mas seu verdadeiro motivo ainda segue desconhecido.

 

Sugestão: Os hispanofalantes: Argentina

 

Curiosidade 2: janela para o espaço

Os hispanofalantes: Chile

Giant Magellan Telescope – GMTO Corporation via Wikimedia Commons

Voltando ao Deserto do Atacama, para além de ser um dos cartões-postais chilenos mais visados pelos turistas, ele também será palco de grandes avanços para a comunidade científica internacional.

Acontece que, por ser o local mais seco do mundo, suas condições climáticas o tornam perfeito para a prática de observação astronômica profissional. Por causa disso, atualmente está sendo construído na região o Telescópio Gigante de Magalhães (TGM) que reunirá em um aparelho os maiores espelhos ópticos já desenvolvidos com o objetivo de formar o maior telescópio do planeta.

A ideia desta empreitada é aprimorar a observação do espaço, de modo que os astrônomos possam estudar melhor e trazer informações mais detalhadas sobre as estrelas e galáxias. O TGM ainda está em obras, mas espera-se que seu lançamento oficial ocorra em 2029.

 

Personalidade ilustre: Pedro Pascal

Uma das personalidades mais queridas de Hollywood na atualidade, José Pedro Balmaceda Pascal, ou simplesmente Pedro Pascal, é um ator chileno-americano nascido em Santiago no dia 2 de abril de 1975.

Por causa da ditadura chilena que assolava o país, Pascal teve que fugir do Chile quando tinha apenas meses de vida já que seus pais estavam ligados ao movimento oposicionista contra Pinochet e, portanto, eram perseguidos pelo regime. A família primeiramente conseguiu asilo na Dinamarca e posteriormente se mudaram para os EUA, onde Pedro estudou e se formou em Artes Cênicas pela Universidade de Nova York.

Iniciou sua carreira em peças de teatro e papéis menores em programas de televisão, mas seu talento não passou despercebido. Seu primeiro trabalho que lhe rendeu fama e prestígio internacional foi Oberyn Martell na badalada série Game of Thrones. Logo em seguida, interpretou o agente Peña na série Narcos, cuja atuação foi igualmente elogiada. No momento, Pascal é protagonista em duas séries muito aclamadas no mundo pop: The Mandalorian e The Last of Us.

 

Conteúdo relacionado: Espanha dá vida a House of the Dragon

 

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Pascal, abaixo você pode conferir um vídeo que elencou os 10 principais papéis de sua carreira até agora:

Sabemos que o Chile é um destino muito procurado pelos brasileiros, mas você conhecia todas estas curiosidades fascinantes a respeito do nosso vizinho? Acreditamos que depois deste texto sua vontade de passear por este belo país andino só aumentou, não é mesmo?

 

Esperamos que tenha gostado do post de hoje e nos vemos no próximo!

Esther Fuentes
Esther Fuentes