6 benefícios reais de ser bilíngue

Você sabe o que significa ser bilíngue? Basicamente é a capacidade de uma pessoa de se comunicar em dois idiomas. Essa habilidade obviamente é adquirida através de estudo e experiências de vida.

Ter o conhecimento de um segundo idioma pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida e é justamente sobre isso que iremos falar hoje. Além dos benefícios que todos conhecem como expandir os seus meios de se comunicar, aprender um segundo idioma tem impacto direto no seu desenvolvimento cerebral, exercitando e fortalecendo as suas funções cognitivas.

Vamos conversar um pouco mais sobre esses benefícios da aprendizagem do segundo idioma a seguir e trazer algumas informações surpreendentes sobre o que de fato é ser bilíngue. Confira:

 

Benefícios de ser bilíngue

 

1. Conhecer culturas e pessoas

Um idioma vai muito além de uma combinação de sons com significado. Ele reflete a forma de pensar, ver e interagir com o mundo em uma determinada cultura ou localidade. Dessa forma, aprender um novo idioma, se tornar bilíngue, é uma forma de se colocar no lugar do outro, ir a fundo na sua comunicação e no entendimento de determinada cultura.

Falando em expansão cultural, quem preza por uma boa conversa com certeza se encantaria com a ideia de poder compartilhas histórias e vivencias com a mesma fluidez que se pode conversar com uma pessoa que fala seu idioma nativo. A comunicação é uma forma rica de aprendizado cultural. A parte legal disso tudo é que você nem precisa sair do seu lugar para enriquecer seu entendimento cultural! Graças a internet é possível fazer essas trocas de qualquer lugar do mundo, e, quem sabe, cultivar ótimos amigos espalhados por aí nos mais diversos lugares!

 

2. Literalmente expandir seus horizontes

Sendo bilíngue muitas oportunidades podem surgir na sua vida pessoal e profissional. A possibilidade de viagens se torna mais real e mais fluída, sejam elas as suas próximas férias ou uma reunião importante internacional. Se essa realidade parece um pouco distante ou se você não é do tipo que gosta de viajar, com certeza existe um impacto imediato no seu dia a dia sem que precise sair do lugar.

Por exemplo, você já parou pra pensar na quantidade de conteúdos escritos ou em vídeo que você poderá consumir? Muitas vezes podemos nos surpreender com as coisas interessantes que só estão disponíveis em outros idiomas. Se você for universitário também, poderá ser inclusive dependente de determinados conteúdos que não são traduzidos para o português.

E para quem gosta de desenvolver ou acompanhar pesquisas, o conhecimento de um segundo idioma gera muito mais oportunidades de conhecimento.

 

3. Novas oportunidades de trabalho

Quando se trata de mercado de trabalho não é novidade que quanto mais “recheado” é seu currículo, mais oportunidades você tem de expandir sua carreira. Isso ocorre porque o mercado de trabalho é competitivo e todo diferencial pode ser o fator crucial na hora de disputar uma vaga – ou até mesmo expandir sua empresa!

Muitas empresas querem funcionários versáteis, e alguns nichos de mercado inclusive têm como pré requisito que você fale outro idioma. Além disso, se você trabalha em uma empresa multinacional, ser bilíngue pode ser a sua oportunidade de pedir uma transferência para o exterior ou receber uma promoção para lidar com clientes estrangeiros.

Se você possui o seu próprio negócio, ter um site bilíngue pode ser uma grande oportunidade para conquistar novos clientes! Para isso é fundamental que você saiba desenvolver uma conversa no segundo idioma para poder apresentar sua empresa e seus produtos e fazer negociações ou esclarecer dúvidas quando necessário.

 

4. Um cérebro naturalmente treinado para ser mais ágil

Podemos pensar no nosso cérebro como uma grande ferramenta que nos possibilita pensar, racionar e por em prática o que queremos. Quanto mais fazemos uso dele, maior rapidez e agilidade nós temos na obtenção de resultados – dos mais simples aos mais complexos.

Já ouviu falar que a memória pode ser treinada, por exemplo? Isso acontece porque nossas funções cognitivas podem ser fortalecidas e educadas para se tornarem mais rápidas. Ser bilíngue pode, literalmente, tornar nosso cérebro mais ativo.

Pessoas bilíngues podem alternar entre os idiomas diversas vezes durante o dia, inclusive muitas vezes pensando com o segundo idioma. Essa agilidade do pensar e compreender torna o cérebro mais ágil e aumenta a percepção do ambiente e dos sons, uma vez que você treinou seu cérebro para captar e processar um número maior de informações.

 

5. Planejar e organizar se torna mais fácil

Pessoas bilíngues são naturalmente mais focadas e possuem melhor qualidade de raciocínio. Imagine que você esteja a todo momento pensando, conversando e absorvendo informações em dois idiomas diferentes e cruzando essas informações no seu cérebro. Naturalmente você vai desenvolver uma aptidão especial para lidar com informações conflitantes ao mesmo tempo e “ligar os pontinhos” entre elas.

Esse tipo de habilidade é muito útil na hora de planejar tarefas e se adaptar a mudanças. Seu raciocínio se torna mais rápido! Além disso, você terá mais facilidade para lidar com informações importantes e deixar de lado o que não é útil. Mesmo que não perceba essa mudança, é comprovado que pessoas bilíngues têm essas habilidades mais desenvolvidas em relação a pessoas que conhecem apenas um idioma.

 

6. Ser bilíngue é só o começo

Pesquisas indicam que após aprender um segundo idioma com maestria os próximos idiomas são aprendidos muito mais rápido e fácil. Após passar pelo processo de aprendizado de uma língua, seu cérebro já conhece “o caminho” para aprender um terceiro idioma – grande parte do esforço da primeira experiência é atalhado.

Além disso, quanto mais idiomas você conhece e sabe usar, mais você desenvolve a sua fala e sua percepção de sutilezas de pronúncia de outros idiomas, o que torna tudo muito mais fácil. É como se o processo de aprendizagem fosse complementar: aprender um único idioma exige que você conheça e saiba usar parte do seu aparelho fonológico. Aprender um segundo idioma ensina a usar ele de outras formas, e assim por diante. Quanto mais você fala, mais controle você tem dos sons que consegue emitir e mais percepção de sutilezas de som você é capa de captar.

Author avatar
Vagner Rodrigues