Típico da Galícia o prato é muito popular na gastronomia galega desde o século VII, época em que os godos ocupavam o território atual da Galícia. Era conhecida como um prato ideal para viajantes, pois ele é “tapado”, logo, protege o recheio da poeira da estrada.
Tamanha é a importância do prato para a cultura e história local que as empanadas foram esculpidas no Pórtico da Glória, em Santiago de Compostela.
A base do produto é a farinha de trigo e o recheio tem diversas variedades, como carne, peixes, crustáceos, polvo e legumes. Confira a receita maravilhosa de Empanada Gallega que separamos para você:
Empanada de polvo à galega
INGREDIENTES
PARA A MASSA:
- 300 g farinha
- 1 c. chá sal
- 1 c. sopa tomilho seco
- 50 g azeite
- 3 c. sopa vinagre
- 1 dl água
PARA O RECHEIO:
- 1 cebola
- 100 g alho-francês
- 1 c. sopa azeite
- 1 cenoura
- 1 pimento vermelho
- 30 g tomate seco em conserva
- 300 g polvo cozido
- 1 c. sobremesa pimentão-doce
- 30 g farinha
- 1 dl caldo de cozedura do polvo
- 1 gema de ovo S
- 100 g rúcula
PREPARAÇÃO
-
Misture a farinha com o sal e o tomilho seco num robot de cozinha. Junte o azeite (pode usar o azeite da conserva do tomate seco), o vinagre e a água e misture até formar uma massa.
-
Mude para uma tigela, molde em bola, cubra com um pano e deixe descansar enquanto prepara o recheio.
-
Descasque a cebola e pique-a finamente. Reserve. Lave o alho, pique-o e introduza-o, juntamente com a cebola, numa frigideira com o azeite e leve ao lume.
-
Rale a cenoura em fios e corte o pimento, já limpo de sementes, em tiras finas e coloque-as na frigideira. Tape e deixe cozinhar cerca de 10 minutos ou até os legumes estarem macios.
-
Pique o tomate seco e o polvo cozido em pedaços pequenos e adicione-os aos legumes. Polvilhe com o pimentão-doce e a farinha, mexa e regue com o caldo da cozedura do polvo.
-
Deixe engrossar, mexendo frequentemente. Retire do lume e deixe arrefecer.
-
Pré-aqueça o forno a 180° C.
-
Divida a massa em duas porções, uma ligeiramente maior do que a outra. Estenda a maior em círculo e forre com uma forma de fundo móvel (28 cm de diâmetro).
-
Por cima, espalhe o recheio já frio e cubra com a restante massa, estendida em círculo e com o diâmetro da forma.
-
Una bem os bordos da massa, abra um orifício ao centro, pincele a superfície com a gema desfeita e leve ao forno pré-aquecido a 180° C cerca de 45 minutos. Acompanhe com a rúcula.
Cultura Espanhola
25 anos de ensino no Brasil
Super Intensivo e Semi Intensivo com Matrículas Abertas
Aulas na Pamplona, Berrini ou no seu local preferido.
Pingo Doce