Você viaja para um país sabendo falar perfeitamente a sua língua, conhece o significado de todas as palavras e sua pronúncia é impecável. Mas em determinado momento algumas expressões não fazem sentido e você sente que vão muito além da tradução literal. Assim são as gírias de cada país, passadas de geração em geração ou surgidas recentemente devido a comunicação digital. O que importa é que elas estarão lá, e você pode se preparar para entender e até mesmo se expressar melhor quando viajar para algum país que fala espanhol.
Pensando nisso preparamos uma lista de gírias da Espanha para que você não fique perdido na sua próxima viagem. Confira:
Vale
Esta gíria pode ter vários significados, mas no geral é usada para concordar com alguma coisa. Pode ser usada como “ok”, “sim”, “tudo bem”, “tá bom”, “vamos” e outras afirmações de concordância.
Mono
Mono é macaco, mas também significa fofo. É usada principalmente para crianças, gestos meigos e românticos e demonstrações de amor.
Mal rollo
Esta expressão é usada pelos espanhóis para dizer que alguém está passando por um mal momento, que as coisas não estão indo muito bem.
Chaval
Usado para se referir a meninos, pode ser o equivalente a “moleque”, “piá”, “menino novo”, “cara de criança” em português.
Mala Racha
Quando alguém usa esta expressão, quer comunicar que está passando por um momento ruim.
Mola
Pode-se dizer que “Mola” é usada na Espanha pelos jovens como uma versão equivalente a palavra “curtir”.
Cabreado
Significa “zangado”, “aborrecido”, “chateado”.
Tío – Tía
No Brasil chamamos coloquialmente de tio ou tia pessoas mais velhas. Já na Espanha, esta palavra pode ser usada para se referir a menino ou menina.
Flipar
Usada principalmente entre os jovens, quando aparece significa que está acontecendo algo divertido. Alguém flipando é alguém se divertindo.
Enfadado
Zangado com algo ou alguém.
Curro
É usado como sinônimo de trabalho. Currar = trabalhar. Semelhante a nossa expressão “trampar” em português.
Guay
Esta é bem simples, significa “legal”.
Pesado
Diz-se de uma pessoa que está sendo chata por insistir muito em alguma coisa. Chato insistente = Pesado.
Chorradas
Se alguém te disser que você está falando chorradas, a pessoa está dizendo que você está mentindo, falando besteira, bobagem.
Gilipollas
Pra nós brasileiros pode parecer uma palavra engraçadinha, mas na verdade Gilipollas é uma gíria usada para chamar alguém de tonto, burro, idiota.
Pasada
Usado para falar sobre coisas surpreendentes, intrigantes.
Cojonudo
Você pode usar esta expressão para descrever algo que seja realmente muito legal.
Ligar
Seria o equivalente a “paquerar” em português.
Ni em pedo
Equivale ao bom e velho “nem a pau” em português.
“Que pedo lleva”
Quando você ouvir esta expressão se referindo a alguém, significa que a pessoa está bêbada.
Chulo
Se a pessoa estiver falando sobre um lugar ou objeto, a palavra tem sentido positivo e funciona como um elogio. Porém se “chulo” estiver se referindo a uma pessoa significa que ela é “convencida” ou “se acha”.
Canã, Doble e Tercio
Se você quiser pedir uma cerveja na Espanha, é bom estar familiarizado com estas expressões. Canã é usada para pedir um copo pequeno de cerveja. Doble é usada para pedir um copo médio, e Tercio é usada normalmente para pedir uma garrafa de cerveja.
Borde
Palavra usada para se referir a pessoas chatas.
Pasta
Dinheiro
Rollo
Ao invés de falar “que negócio é esse” os espanhóis falam rollo.
Por Dios
Significa “Pelo amor de Deus”.
El compa
Usado para se referir ao parceiro, amigo, “brother”.
Agora que você já sabe as principais gírias usadas na Espanha, é só por em prática e mostrar o que aprendeu na próxima viagem.